problemas em restaurantes

Para se aventurar como um empreendedor do ramo gastronômico, espere por muitos riscos e competitividade, problemas são comuns, não é um mercado nada fácil. E, para superar isto, você e seu negócio precisarão se adaptar ao máximo.

Neste artigo, vamos listas alguns problemas extremamente comuns que restaurantes se deparam, e como lidar com eles de maneira eficiente.

O cardápio

Um bom cardápio é balanceado, ele oferece opções diversificadas e suficientes para diversos gostos diferentes, claro, a um preço condizente ao seu tipo de negócio. Filtre os itens do cardápio de acordo com a temática do restaurante e ao que melhor vende e atende seus clientes. Muitos pratos significam muitos ingredientes, muitos pré-preparos, muito tempo e muitos recursos que precisam estar disponíveis.

Para ajudar com o cardápio, aqui estão algumas dicas:

  • Incorpore fotos de alguns pratos no cardápio
  • Certifique que os cardápios estão limpos e em boas condições
  • Atualize os itens e preços pelo menus uma vez ao ano
  • Certifique que seus colaboradores sabem e estão bem orientados dos detalhes e mudanças do cardápio

Serviços ao cliente

“Um cliente feliz é um cliente contínuo”. Seu restaurante pode ter uma boa comida, porém, a experiência do cliente vai muito além disso, claro, ter uma boa comida já é um ótimo começo. Trabalhe também em padrões de atendimento com seus funcionários, educação e cordialidade são essenciais, e sempre trate seu cliente com muito respeito, um simples “bem-vindo” ou um “volte sempre” podem fazer toda a diferença para ele voltar.

Vantagem competitiva

A vantagem competitiva é o porquê um cliente deveria escolher o seu restaurante ao invés do restaurante concorrente. Para construir uma vantagem competitiva, você precisa superar as expectativas. Uma vantagem competitiva de restaurante comum é algum prato em específico, que só o seu restaurante faz, porém, ele pode ir além, pode ser a ambientação, o sentimento que trás, ou a experiência como um todo.

Análise de negócio

Lidar com as operações do dia-a-dia, não deve fazer com que você deixe de lado as informações mais importantes do negócio. Administrá-lo. Mantenha o controle do número de clientes diário, quantidade de itens pedidos, margem de contribuição, etc.
Fazendo as análises, todo o negócio fica mais claro para você, é possível encontrar maneiras de economizar mais, de distribuir melhor os recursos e pessoas no negócio.

Uma ótima ferramenta para te auxiliar nas suas análises gerenciais é o Menu Control, nela, você consegue criar e alterar as fichas técnicas do seu negócio com poucos cliques, clique aqui e comece agora mesmo seu teste gratuito.

Recrutamento e treinamento

Contratar e treinar os colaboradores certos fazem o trabalho de gerenciar um restaurante mais fácil. Contratar as pessoas erradas pode trazer um alto turnover, o que afeta sua reputação como restaurante. Contratando as pessoas certas, certifique-se de manter bons treinamentos para elas. Quanto mais elas se sentirem motivadas e orientadas ao objetivo, melhor. E quanto melhor forem os incentivos (morais e financeiros), melhor será a performance dos colaboradores.

Marketing

Gerenciar seu negócio e o marketing dele andam lado a lado. A maioria dos restaurantes, ou focam mais que o necessário, ou não dão a atenção necessária. Comece com o básico que todo negócio precisa, identidade visual. Tenha um site e dedique um tempo para ter certeza que ele funciona bem em todos os aparelhos (celulares, tablets e computadores). Considere contratar um especialista em marketing digital para promover seu negócio na internet e nas mídias sociais.

Capital

Esse problema é um dos mais comuns e mais complicados de lidar. Não ter capital o suficiente ameaça negócios de gastronomia de fechar já no seu primeiro ano de abertura. A regra de ouro é nunca começar um negócio sem ter capital para mantê-lo por pelo menos um ano para que você possa se estabelecer sem se preocupar com o dinheiro.
É importante também, que, mesmo depois de passado esse tempo, você mantenha um caixa emergencial para imprevistos.

https://taker.io/blog/7-common-problems-to-overcome-with-effective-restaurant-management

equipe restaurante

A maneira como seus colaboradores são gerenciados é crítica para um negócio de sucesso.
Deixaremos aqui algumas dicas para você explorar e criar um ambiente satisfatório e produtivo entre seus colaboradores.

Estabeleça uma visão compartilhada

Quando um time de pessoas está alinhado em um objetivo, ele é mais propenso a trabalhar em conjunto para alcança-lo. Comunicaque claramente a história, o propósito e as principais vantagens competitivas do seu negócio, isso já pode ser feito nas entrevistas com futuros funcionários.

Na sequência, coloque objetivos e metas ambiciosas, mas alcançáveis, para inspirar e motivar seus colaboradores com o desafio, tanto em grupo quanto individualmente. O objetivo pode ser conquistar uma determinada nota em algum portal de avaliações, ganhar um prêmio de restaurante do ano, ou até coisas mais simples como, diminuir o desperdício de comida pelos clientes, porém, é importante ter uma maneira de medir e apresentar isso a equipe.

Seja transparente com a equipe

Ser transparente sobre seu negócio é uma maneira de encorajar seus colaboradores a estarem mais engajados no sucesso dele. Uma maneira de fazer isso é utilizar a gestão com livro aberto, é um método onde continuamente as posições financeiras da empresa são compartilhadas com os funcionários para aumentar o engajamento. Mas existem outras formas onde menos informações são compartilhadas que também podem ajudar e muito, apenas compartilhar as métricas do restaurante já é uma ótima forma de ajudar.

Deixe cargos e responsabilidades muito claros

As pessoas tendem a performar melhor suas atividades melhor e trabalhar mais em um time, em situações onde elas tem uma ideia clara do objetivo final, mas principalmente de qual é o papel dela para alcançar esse objetivo. Durante os onboardings, apresente toda a empresa e a equipe, qual a responsabilidade de todos eles e, onde é que o novo colaborador se encaixa. É bom que a equipe também tenha acesso a essa informação com certa facilidade para caso queiram ou precisem consultar.

Deixe os trabalhos mais simples com sistemas e tecnologia

Ter bons sistemas ajuda seus colaboradores a trabalhar com maior eficiência, o que é incrivelmente importante em um restaurante movimentado. O Menu Control é um ótimo exemplo, com ele você consegue montar fichar técnicas profissionais com poucos cliques, isso garante uma padronização e facilidade muito grande para os funcionários da cozinha, além dos benefícios gerenciais, clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Peça feedback a sua equipe

Muito importante também é entender como estão os seus funcionários em relação ao trabalho, receber o feedback permite entender pontos de melhorias e possíveis necessidades, não só dos funcionários, mas também talvez algo que alguém da equipe presenciou ou ouviu de um cliente.

Existem diversas formas de receber esses feedbacks, sejam em reuniões com a equipe, sessões de brainstorm, ou até com o estilo de gestão com reuniões 1:1, onde você conversa individualmente com cada um da equipe e troca informações, expectativas e etc.

Mostre a sua equipe que eles são valorizados

Mostrar que você valoriza as contribuições dos funcionários para a empresa é crítico para motiva-los e, melhorar sua retenção. Reconheça ideias, comportamentos, vendas, atendimentos, tudo que beneficia o negócio, isso motiva seu funcionário que se sente melhor, e também o motiva a repetir a ação mais vezes.
Esse reconhecimento pode vir de diversas formas, seja apenas por um comentário para ações de menor impacto, até a presentear funcionários com vale compras, bonificações, quem sabe até uma promoção?

Artigo traduzido e adaptado de: https://squareup.com/au/en/townsquare/team-management-tips-restaurant

moeda e pizza representando custos

Restaurantes são negócios com grandes custos de operação e grande potencial de disperdício.
As duas maiores categorias deles são com matérias primas para produção dos pratos, porém, podemos dividir os custos em algumas categorias para que você visualize seu negócio um pouco melhor.

Salários e custos com pessoas

Pessoas também é um dos seus maiores custos num negócio gastronômico. Exemplos de custos com pessoas são, salários, comissões, benefícios, multas ou impostos. Podemos listar também nesta lista as despesas que os funcionários geram, como por exemplo uniformes, caso você busque um padrão de vestimentas. Para a maior parte dos negócios, esses custos não são muito padronizados, alguns negócios operam durante a noite e madrugada, o que gera valores mais altos em pagamentos de horas noturnas, outros trabalham somente meio período, então podem ter jornadas de trabalho menores e menos custosas. É bastante difícil padronizar, mas os gestores devem ter um olhar muito atencioso e crítico a esses custos.

CMV ou Custos de mercadoria vendida

O CMV representa outro grande custo de um negócio gastronômico, aqui entram os custos de matéria-prima que comentamos anteriormente. O custo de mercadoria vendida é envolve a soma dos custos para produzir um determinado produto de forma a transformá-lo em faturamento para o negócio. O objetivo não só dos negócios de alimentação, mas de todo negócio, é fazer com que esse custo seja o menor possível, quanto menos você precisar gastar para lucrar, mais rápido vem e maior é o seu lucro. O CMV recomendado para negócio de alimentação é entre 25% e 35%.

Para controlar esse tipo de custo, uma ferramenta onde você consegue acompanhar detalhadamente e minuciosamente os custos de seus pratos e produtos. Comece a utilizar o Menu Control gratuitamente agora mesmo e crie fichas técnicas de forma simples, intuitiva e rápida.

Marketing e anúncios

O custo de marketing e anúncios de um negócio de um restaurante inclui tudo que é necessário para fazer com que mais clientes venham e consumam em seu negócio. Uma das ferramentas muito pouco considerada nesta categoria, é o cardápio, ele vai levar seus produtos aos clientes no momento de decisão. Outros exemplos de custo com marketing estão em músicos que estão no ambiente, cupons de desconto, anúncios e custos com sites e redes sociais.

Ocupação

Despesas com ocupação estão em uma categoria que se divide em basicamente 2 custos, os custos com a ocupação do local onde você utiliza para operar seu negócio, aluguel, IPTU, taxa condominial, caso seu restaurante opere nesse tipo de local. E também, despesas com estacionamentos para clientes, alugueis de estoques, por exemplo, entre outros.

Reparos e manutenção

A categoria de reparos e manutenção pode ser definida por todas aquelas despesas que o restaurante tem para operar, e elas são dividas nas necessidades de manutenção do negócio em si, salão, cozinha, banheiros, caixa, limpeza de equipamentos no geral.

Administrativos diários

Os custos administrativos de um restaurante são bem similares aos dos demais negócios no geral. Eles incluem material de escritório, colaboradores que atuam em compras, controle e contabilidade, por exemplo. Toda a parte gerencial e administrativa do seu negócio estará focada nesse departamento, e, tudo que você tiver com gastos, faz parte dessa mesma categoria.

Potencializando vendas em negócios gastronômicos

É fácil perder o sono por causa do seu negócio. Afinal, não é sempre que tudo está correndo bem, manter tudo funcionando pode ser muito difícil.

Deixaremos aqui algumas dicas para ajudar a potencializar suas vendas, afinal são elas que movem o seu negócio, independente de quais resolva adotar, todas podem sem encaixar em diversos tipos de negócios de alimentação diferentes.

Otimize seu cardápio

Já escrevemos um artigo por aqui para ajudar em como montar um bom cardápio, clique aqui e leia agora mesmo. Mas, seu cardápio não pode ser apenas um amontoado de tudo que seu restaurante oferece, ele precisa ser muito bem organizado e montado. Produtos com maior margem de contribuição devem ser destacados, o carro chefe da casa deve ser bem apresentado e claro, o cardápio precisa instigar seu cliente a consumir o máximo possível.

Se você está com o mesmo cardápio por anos, considere refazer alguns itens, retirar os que tem baixa saída, pensar em novos pratos. Um cardápio totalmente novo também pode não ser uma má ideia, traga seus principais pratos mas reformule todo o restante.

Promova eventos temáticos

Eventos temáticos devem ser muito bem pensados e planejados para que não sejam um total desastre, eles podem ser muito custosos e estressantes para seus colaboradores. Por isso, é muito importante fazer boas pesquisas do que faria sucesso e como esse evento será executado, assim você não sai no prejuízo mas, o mais importante é que seu restaurante fica conhecido, consequentemente, você atrai mais clientes.

Uma sugestão de pesquisa para os eventos é com seus próprios clientes, incentive seus funcionários a questionar os clientes sobre que tipo de evento eles gostariam de ver, quando tiver certeza do que será feito, divulgue bastante datas e horários com antecedência para que as pessoas se programem, e o mais importante, execute o evento com a máxima perfeição possível.

Garanta sua presença nas redes sociais

Também já fizemos um artigo por aqui contando como você pode melhorar sua presença digital, clique aqui e leia agora mesmo.

Com certeza seus clientes são ativos nas redes sociais, talvez não todos mas a maioria. Isso significa que seu negócio precisa de uma presença forte também nas mídias sociais, é crucial estar onde seus clientes estão, então, se eles passam horas por dia lá, você deve estar também.

Tenha suas páginas nas maiores e mais populares redes sociais muito bem montada, Facebook e Instagram continuam sendo as de maior impacto, mas não pare por aí, esteja em todas se puder. Poste fotos de seus pratos, anuncie eventos, promoções e pratos de tempo limitado, lá é seu meio de comunicação com seus clientes, informe tudo que achar pertinente.

Venda produtos com a sua marca

Seu negócio é muito conhecido por algum produto em específico? Se sim, porque não vendê-lo também como uma marca? Se sua cafeteria tem um café popular, venda pacotes para que os clientes façam também em casa, essas vendas não geram somente uma nova fonte de renda mas, também promovem ainda mais a sua marca. É um ótimo potencializador de vendas para seus produtos.

Melhore seus tempos de atendimento e serviço

Se seu restaurante tem maior agilidade nos atendimento, você atende mais clientes por hora, seus clientes ficam mais satisfeitos com o serviço, e você faz mais dinheiro, não existe ponto ruim, só é necessário que você invista em tecnologia e treinamento em sua infraestrutura e colaboradores.

Invista em bons equipamentos na cozinha, tenha bons sistemas e comunicação entre a cozinha e as mesas. Faça o possível para atender os cliente o mais rápido possível, mas claro, sempre com qualidade e excelência, não adianta um serviço rápido de baixa qualidade.

Esteja presente também nas plataformas de delivery

A pandemia já nos mostrou quanto é importante estar nas plataformas de delivery, e mesmo com ela se amenizando, é uma tendência que está aqui para ficar.

Estar presente nas plataformas como Ifood e Rappi por exemplo, é imprescindível, aumenta suas vendas e também divulga seu restaurante, pois, pessoas que talvez não viriam até seu negócio podem pedir online e ter uma experiência parecida.

Estar nessas plataformas é um pouco custoso, por isso é importante entender muito bem seus custos e entradas, temos também um artigo que fala sobre isso, clique aqui e leia agora mesmo.

Considere novas estratégias de marketing

Claro, o e-mail marketing ainda é uma estratégia muito válida para chegar aos seus clientes. Mas, porque não tentar enviar mensagens aos seus clientes? Aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram estão em extrema evidência, talvez uma divulgação nessas plataformas seja interessante para seu negócio.

Inove na hora de fazer sua divulgação, pense onde seus clientes estão e, vá até eles! Divulgue promoções, novos pratos, seus horários e dias de atendimento, seja criativo!

Crie um feed de atualizações do seu negócio

O potencial de retorno que um feed pode trazer ao seu negócio é gigante, é uma das melhores maneiras de trazer clientes para seu restaurante. Lá você pode divulgar absolutamente tudo, e é lá onde seus clientes mais fiéis vão se informar.

Claro, as redes sociais ainda estariam com uma maior importância fossemos fazer um ranking, mas este não é o caso, você pode manter os dois e ter ainda mais presença. E uma ótima opção é juntar as duas coisas, manter seu feed de atualizações em suas redes sociais, novos pratos ou bebidas entrando no cardápio, até mesmo os que estão saindo podem ser divulgados, talvez seus cliente não sabiam que ele estava lá?

Participe de eventos promovidos por terceiros

A prefeitura da cidade está com um evento gastronômico? Inscreva-se, participe se puder, esse é o momento de mostrar seu negócio para toda a cidade, é uma maneira muito eficiente de te apresentar a novos clientes.

Apresente seus principais pratos e produtos, desenvolveu sua linha de produtos? Venda-os por lá! Isso pode (e muito) alavancar seu negócio. Inclua detalhes do seu negócio, ofereça preços especiais a clientes que apresentarem um folheto do evento em seu restaurante no futuro, pense em maneiras de levar o máximo de pessoas para visitar e conhecer seu restaurante para potencializar as vendas de seu negócio.

Tenha um bom controle de seus custos

O principal ponto para que todas as dicas acima funcionem bem é ter pratos lucrativos, para isso, você precisa de fichas técnicas muito bem preparadas e precisas de todos os seus produtos, assim mantem o padrão e porções de seus pratos e produtos.

É muito importante sempre ter seus custos atualizados para saber quando você deve ou não fazer alguma alteração nos preços de seus produtos, a ferramenta de gestão do Menu Control pode te oferecer todas estas funcionalidades e muitas outras! Clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Artigo traduzido e adaptado de: https://tripleseat.com/blog/16-ways-to-increase-restaurant-sales/

O impacto na indústria de delivery de comida foi uma das maiores mudanças durante a pandemia.

As mudanças causadas pela pandemia impactaram como os consumidores comem e compram comida. A Revista Speciality Food examinou oito grandes mudanças nos hábitos alimentares dos consumidores.

Empreendimentos de alta gastronomia pelo mundo foram forçados a se adaptar drasticamente ao ambiente da indústria – mas apesar de muito tempo de incertezas, produtores, revendedores e donos de negócio veem um brilho de esperança com estabilidade no mercado. “Agora que os novos padrões de consumo começam a se assentar e se enraizar, começa-se a ter mais clareza sobre o futuro da indústria alimentícia” explica Oliver Wright, líder global da Accenture’s consumer goods and services grupo comercial .

Após trabalhar intensamente por um ano e meio, é chegada a hora de refletir sobre as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19. “É bom se lembrar que tempos de grande escassez podem se tornar tempos de inovação, com os empreendedores forçados a radicalmente repensar suas operações”, Oliver continua. “essa é a forma que a indústria alimentícia se encontra atualmente. Existem imensas oportunidades para companhias com agilidade organizacional para surfar na nova onda alimentícia e responder a par das necessidades do mercado consumidor”. Com isso em mente, foram selecionadas algumas formas em que a pandemia alterou o perfil de consumidor dentro da indústria de alimentos. 

Confira aqui também 50 ideias de diferenciação em negócios de alimentação.

1. Sustentabilidade:

Preocupações quanto à saúde do meio ambiente já são uma pauta antiga dos empreendimentos de alta gastronomia, mas a pandemia e as mudanças causadas por ela, conseguiu amplificar esse assunto na mente do consumidor. Uma pesquisa realizada pela Ecotone UK descobriu que a sustentabilidade é o critério que mais cresce no momento de optar onde o cliente irá se alimentar. O número de pessoas comprando produtos baseados nos parâmetros de sustentabilidade aumentou 25% apenas nos últimos dois anos.

“A pandemia tem capacidade de criar uma era de ambiente mais saudável para os próximos 10 anos, fazendo com que os consumidores pensem mais em como eles gastam seu tempo e dinheiro” afirma Oliver. A pesquisa da Accenture mostra que os clientes estão mais conscientes sobre sustentabilidade hoje em dia, com mais da metade afirmando que ficaram mais atentos ao assunto após a pandemia.

“Nós temos percebido consumidores buscando por empresas no ramo alimentício para ajudá-los a fazer as escolhas certas.Mais de dois terços buscam uma marcas que os permitam consumir de forma mais consciente” . Os comerciantes que se utilizarem dessa tendência verão a percepção do seu negócio aumentar aos olhos dos consumidores.

2. Saúde e bem-estar :

Dentre as mudanças causadas pela pandemia foi o crescimento do hábito mais saudável. Mas os consumidores não se preocupam apenas com a balança, eles também consideram como comer e beber impacta tanto na sua estrutura mental quanto física. “Os consumidores estão percebendo de forma mais holística a ponte entre mente e corpo e como o seu consumo propicia isso, com a maioria (70%) afirmando que eles buscam uma mudança fundamental na sua visão de saúde” Oliver acrescenta. Saúde espiritual, trazendo bem estar físico,mental e social .

3. E-commerce

As vendas online dispararam durante a pandemia – primeiro por necessidade e então foi se tornando um hábito conforme os compradores foram se acostumando aos pedidos online. Agora, apesar de estarmos –  esperançosamente – chegando ao fim da pandemia , essa tendência já foi enraizada. Uma pesquisa realizada pela VoucherCodes.co.uk e o “Centre of Retail Research” (Centro de pesquisa e varejo) revelou que as vendas online podem ocupar cerca do terço de todas as vendas de varejo.

“Nós percebemos um aceleramento massivo com engajamento digital, com as vendas online explodindo Oliver continua “ Por exemplo, de acordo com a Accenture Research, entre consumidores com pouca ou nenhuma experiência com e-commerce, o hábito de comprar comida para cozinhar em casa cresceu cerca de 333% durante a pandemia.

Clique aqui e veja também “Os custos por de trás das plataformas de delivery”.

4. “Food boxes”

É também notável que as mudanças de comportamento do consumidor com o crescimento do e-commerce podem ser notadas com o crescimento de modelos de negócio inovadores e estratégias de engajamento do consumidor, como as “food boxes”, caixas com kits de insumos para cozinhar ou montar um jantar. “Accenture tem monitorado essas tendências desde 2016, e o engajamento digital é a chave nas decisões de compra de público – especialmente no último ano (2020). por exemplo, modelos de assinatura de ingredientes são consideradas por pelo menos um quarto dos consumidores (o dobro de 2016).

Mais e mais empreendimentos e marcas do ramo estão a analisar essa parte do mercado de caixas de refeição e insumos. Esses modelos de faça você mesmo, como esses kits de refeição, são uma tendência em crescimento, com cerca de 60% do público considerando consumir esse tipo de produto pelo menos ocasionalmente. A Nestlé, por exemplo, está investindo na Mindful Chef, uma empresa de assinatura que envia regularmente insumos já porcionados com base em uma receita criada por um chef de cozinha, evitando assim o desperdício de alimentos.”

5. Consumir de produtores locais 

Consumir de produtores locais foi uma tendência forte durante a pandemia do Covid-19, com o público consumidor preferindo enviar seu dinheiro suado na economia local – e explorar essa tendência pode se tornar uma chave para crescer, de acordo com Katherine Prowse, gerente senior de insight na Lumina Intelligence. Um artigo recente da Lumina indica que um a cada cinco consumidores afirma “Eu prefiro apoiar marcas locais, já que elas mantêm negócios e produtores locais”. A Lumina afirma que é uma tendência que irá se manter. 

6. Do it yourself

De assar pães durante os primeiros meses de pandemia à vontade de experimentar cozinhas étnicas diferentes, a tendência de cozinhar e experimentar em casa tem feito gestores do setor gastronômico se manterem atentos nos últimos um ano e meio. Pelo motivo que seja – necessidade ou adquirir um novo hobby- essa tendência fez com que pequenos comerciantes sentissem no bolso. Porém, com o lockdown se tornando um acontecimento passado, comerciantes terão que se reinventar para quebrar esse costume e trazer o publico de volta aos salões. Katherine acrescenta: “Com os consumidores acostumados com a rotina da pandemia, empreendedores terão que trabalhar duro para encorajar as pessoas para sair de casa. Mesmo com o crescente comércio por delivery, manter as vendas no salão ainda serão importantes de se estabelecer. O segredo é investir em apresentação e inovação nos pratos para alavancar as vendas.” 

7. Busca por prazer

Apesar da preocupação com a saúde, as pessoas mantêm também a necessidade de “fugir da dieta” depois de um dia difícil, como comer frituras e salgados como lanche da tarde ou sair para jantar em um lugar legal. Pequenas recompensas foram a forma que muitas pessoas usaram para escapar da realidade durante a pandemia. “ A maioria das pessoas ainda buscam pequenos prazeres e luxos na comida que compram, para superar os difíceis últimos 18 meses” Oliver afirma. Comerciantes podem explorar esses desejos ao oferecer diferentes variedades de produtos, de estilos e preços em seu cardápio. Seja uma tábua fina de frios artesanais e uma taça de vinho ou uma caixa de chocolates vegano. Produtos então que tenham todas essas características e ainda preservam a saúde e bem estar serão um sucesso de vendas.

8. Conveniência

O lockdown afastou as pessoas do fast food e aproximou as da slow cuisine, mas com a quebra do lockdown e a volta aos escritórios traz de volta problemas antigos como falta de tempo, tornando necessário a volta de produtos práticos de fácil e rápido consumo .

Confira também “Tendências para restaurantes em 2021”

Compor o cardápio é a parte divertida de abrir um novo negócio gastronômico. Mas como saber como precifica-lo e ter a certeza de ter lucro? Custo de mercadoria e controle das porções são duas coisas que vão ajudar (e muito), a precificação dos seus produtos. Mas também é importante ter cuidado e manter seus preços próximos aos praticados pelo mercado. É desafiador criar um cardápio balanceado que compete bem com os concorrentes e te mantém no mercado.

A margem bruta impacta muito no custo

O foco de um empreendedor do ramo gastronômico deve ser sempre na margem percentual dos seus produtos. É o que sobra depois de todas as despesas e custos relacionados a venda do seu produto são cobertos, (principalmente o custo de mercadoria e custo com funcionários).

A maneira mais simples de calcular esse percentual é dividindo suas despesas em duas categorias: Custos de mercadoria, e custo com pessoal. Num cenário ideal, você terá entre 25 e 30% do seu faturamento como custo de mercadoria, geralmente nada acima de 35%. Os custos com funcionários devem ficar entre os 30%.

Mantendo-se próximo a esse número, você terá uma margem bruta que fica em torno de 35-40%, o que é um bom valor para negócios gastronômicos. Mas tenha em mente que, outras despesas como, aluguel, marketing, etc., ainda serão descontadas desse percentual para ter sua margem de lucro líquida.

Comece com o custo de mercadoria

O custo de mercadoria é um fator de extrema importância. Basicamente o quanto você paga pelos ingredientes determina o preço a ser cobrado por determinado prato.

As fichas técnicas são uma ótima maneira de conhecer este custo, com o Menu Control, você consegue montar, atualizar e alterar suas fichas com poucos cliques. Clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Como mencionamos antes, o percentual com custo de mercadoria deve estar entre 25 e 30%, nada acima dos 35%. Em outras palavras, se um prato te custa R$ 1 para ser produzido, o mínimo a ser dobrado por este prato é R$ 2,85.

Em algumas ocasiões, pode parecer que você está cobrando mais que o necessário, mas sempre tenha em mente de que você não está pagando somente pelos ingredientes. Você paga alguém para preparar, servir, limpar. E no fim das contas, seu lucro bruto ainda precisa pagar pela estrutura, e claro, existem outros custos a serem cobertos.

Preços mudam conforme mudanças nos pratos

Se você decide adicionar 2 tiras de bacon em um prato, isso já muda o custo dele. Essa mudança pode afetar o preço final em somente alguns centavos, mas é sempre importante fazer estes pequenos ajustes para que nada fique desatualizado. Tudo que é adicionado ao prato, deve também ter uma adição no preço.

Digamos que você faz vários pequenos ajustes em seus pratos, com custos adicionais baixos, porém, mantém os mesmos preços praticados. Ou seja, seu custo aumentou, porém, seu faturamento continua o mesmo. Não vai demorar nada para que você perceba que seu lucro está menor.

Controle de custo com porções

Uma das razões para restaurantes de franquias fazerem tanto sucesso, é que eles são muito rígidos no controle de porções. Os cozinheiros e funcionários desses restaurantes sabem a quantidade exata de cada ingrediente para o preparo de cada prato. Por exemplo, um prato de camarão que é padronizado, sairá sempre com 10 camarões da cozinha, nem 11, nem 9, sempre 10.

Tudo deve ser medido na cozinha. Carnes, peixes e aves devem ser pesados, queijos e frios também. Um purê, por exemplo, deve ter um uma medida definida, e todo prato que sair da cozinha, deve conter a exata mesma quantidade.

Outra maneira de controlar as porções é comprando itens pré porcionados. Esses produtos normalmente tem um custo mais elevado, mas você economiza com funcionários, que não precisam preparar esses ingredientes, e consequentemente, o desperdício também diminui.

Seja competitivo

Os preços de seu cardápio são tão importantes para você quanto são para seus clientes. Muitos deles já chegam em seu restaurante sabendo quanto eles podem e vão gastar. E está na natureza humana ficar feliz ao gastar menos que o planejado. O preço correto dos seus produtos é sempre aquele que alinha a sua lucratividade com a expectativa do cliente.

O que também trás um outro questionamento, quanto seus concorrentes estão cobrando?

Frequente também seus concorrentes de vez em quanto, o que o restaurante ao outro lado da rua coloca em seus pratos? Qual o preço estão cobrando por estes pratos? Você nunca vai querer ter um prato muito similar com um preço 20% maior, assim, seus clientes vão começar a frequentar mais o restaurante concorrente, então, mantenha seus preços atualizados, e mantenha-se sempre competitivo.

Artigo traduzido e adaptado de: https://www.thebalancesmb.com/how-to-price-your-restaurant-menu-2888593

O cenário dos negócios de alimentação se transformou radicalmente com o avanço recente da tecnologia. Hoje, os donos desses negócios não dependem mais unicamente do tradicional “boca a boca” para o marketing de seus produtos e serviços,

A grande maioria deles, está se aproveitando e muito das mídias digital e da explosão dos smartphones. Enquanto alguns estão tirando proveito, outros ainda estão procurando uma maneira de se beneficiar desse canal tão relevante para os tempos atuais.

No entanto, considerando que 60% dos negócios alimentícios acabam fechando, é vital que você esteja se aproveitando o máximo possível dos benefícios da tecnologia. O sucesso de um negócio não está somente em ter as melhores e mais palatáveis comidas, mas também na maneira como você posiciona seu negócio na mídia. Separamos aqui algumas dicas simples porém, muito eficazes para te direcionar em como atuar dentro de redes sociais e na internet como um todo.

1 – Participe das redes sociais!

Estamos num momento em que a comida e redes sociais andam lado a lado o tempo todo. Se você quer mais clientes, utilizar as mídias sociais para promover seu negócio não é uma ideia ruim (muito pelo contrário). Apesar das redes sociais serem muitas, fica aqui uma dica de quais delas você com certeza deveria participar, Instagram e Facebook.

Um possível começo para a conta de seu restaurante é a postagem de belos e chamativos pratos. Esse tipo de conteúdo pode te trazer diversos clientes, mas é importante que, para fidelizá-los, o padrão visto na internet seja próximo ao entregue no seu estabelecimento. Caso tenha muitas dúvidas de como começar, contrate um funcionário para cuidar de suas redes sociais, só não perca essa oportunidade.

2 – Crie um site

Ter um site do seu restaurante é como ter um cardápio em qualquer parte do mundo. Se você quer crescer seu negócio e ter maior visibilidade, você precisa de um site profissional. Ele abre uma porta muito boa para novos e atuais clientes. Fica mais fácil para eles te encontrarem.

Você provavelmente está pensando que montar seu site deve ser muito complicado e, realmente é, porém, vale muito a pena. Contratar serviço profissional para isso é uma ótima opção, apesar de mais custosa, normalmente tem um resultado muito mais eficiente.

3 – Não deixe de usar o e-mail marketing

E-mail marketing no ramo da alimentação ainda é uma estratégia bastante importante. Para que ela seja mais eficaz, você precisa de um número maior de clientes cadastrados. Infelizmente isso não é algo que os clientes gostam muito de preencher mas, pedir os e-mails deles ou enviar formulários (pelas suas redes sociais) para que eles preencham, são as melhores maneiras para conseguir uma lista cada vez maior.

O e-mail marketing deve ser muito bem executado para que não acabe prejudicando seu negócio, você quer ser lembrado e divulgado, mas não quer se tornar um incômodo na caixa de e-mail dos seus clientes, tenha cuidado com a principalmente com a frequência e o tipo de conteúdo que é enviado.

4 – Procure por blogueiros e influencers na sua região

Uma das maiores estratégias de marketing de hoje é se aproveitar do público de outros negócios/pessoas. Como proprietário de um negócio, você pode fazer isso fazendo parcerias com pessoas influentes nas redes sociais. Você pode não só pagar pelo serviços deles como também, oferecer uma ou outra refeição gratuita em seu restaurante. Com uma postagem desses influenciadores, seu restaurante pode ter um aumento considerável na visibilidade.

5 – Esteja presente em aplicativos de delivery

Esta dica já deve ser bastante conhecida considerando os últimos tempos de pandemia que passamos mas, ainda sim é muito importante. Se por algum motivo seu negócio ainda não está em aplicativos de restaurantes e delivery, considere fazer isso o mais rápido possível. Você pode divulgar seus produtos e os clientes podem comprar de onde tiverem e solicitar a entrega.

Terá um impacto não só na sua divulgação como também em seu faturamento. Mas é muito importante saber utilizá-los. Clique aqui e veja nosso artigo sobre apps de delivery.

6 – Pagamento social

Muitas pessoas vão a restaurantes por indicação de um amigo ou familiar. Você pode se aproveitar disso e das redes sociais para que isso se espalhe ainda mais. O “pagamento social”, seria você deixar que seu cliente pague pelo que comeu com uma divulgação, claro, não necessariamente o valor integral, talvez oferecer um percentual de desconto para clientes que postarem algo relacionado ao seu restaurante. Mas, se pelo menos uma pessoa que ver esse post vier ao seu restaurante, você já conseguiu um novo cliente, porém a chance desse número ser maior é bem grande.

7 – Use também as ferramentas de marketing digital

O marketing em mídias digital podem ser muito poderosos pra qualquer negócio. Elas podem levar seu restaurante a muitos clientes em potencial. Ele ajuda não só a divulgar o restaurante como também pode te trazer ideias de coisas que podem ser mudadas dentro do seu restaurante, baseado no que você vê em seus posts e anúncios.

Para ter os melhores resultados possíveis, é necessário ter um profissional ou uma consultoria com um especialista em marketing digital.

Conheça também o Menu Control, um software de gestão para negócios de alimentação, Clique aqui e comece agora mesmo seu teste gratuito!

Artigo traduzido e adaptado de: https://www.99dollarsocial.com/7-effective-strategies-for-restaurant-marketing/

ideias negócios alimentação

Donos de negócios estão continuamente buscando uma inovação que os separará da concorrência. Porém, o que transforma uma ideia de “isso é legal” em um ponto de diferenciação inteligente no ramo de alimentação? e que promova os negócios e a empresa?

A seguir apresentamos 50 das maiores ideias geradoras de tendências que coletamos durante o ano.

Clique aqui e veja também, 50 ideias para negócios de panificação

1. Sobremesa por centímetro

Na RCB Bakery, um conceito da chef vencedora do James Beard Award por suas massas folhadas, Mindy Segal do Revival Food Hall de Chicago, cookies em barra são oferecidos por polegada (2,54 cm) ao invés de por unidade. Os doces são vendidos por cerca de USD 2,50 por polegada possibilitando aos fregueses pedir a quantidade exata desejada, quer seja um pequeno agrado na saída (RCB está localizada próxima à saída do Revival) ou várias polegadas para compartilhar.

2. Códigos para pular a fila

Como vantagem adicional para fregueses leais que querem pular a fila do caixa – além de uma forma de promover visitas de retorno e ser mais verde – a Ohio State University vende copos de refrigerante reutilizáveis equipados com código RFID que pode ser escaneado pelas máquinas de encher. O copo vem carregado com 10 refills gratuitos, com a opção de adquirir créditos adicionais depois de consumidos os originais.

3. Promover o tempo em família em um QSR

Uma franqueada da Chick-fil-A de Suwanee, GA colocou uma nova leitura na filosofia focada na comunidade da franquia. Para promover a interação dentro da família durante o jantar no restaurante, o restaurante desafia os clientes a colocarem seus celulares em modo silenciosos e colocarem os aparelhos dentro de um “aquário para celulares” que parece com uma  caixa de take away  (embalagem para viagens). Se o grupo conseguir passar a refeição inteira sem abrir o aquário, todos são recompensados com um sorvete grátis.

4. Anotações internas

Joanne Chang trabalha duro para manter uma cultura de apoio e encorajamento em suas quatro padarias Flour, seu restaurante Myers + Chang e sua cozinha comissaria, todos em Boston. “É mais fácil contratar e manter as pessoas,” diz ela, e isto lhe conquistou a reputação de boa empregadora. Cada uma de suas lojas tem um quadro branco onde funcionários podem deixar anotações quando perceberem um colega prestando excelentes serviços para os clientes ou internamente. Ao final de cada mês, as notas são coletadas e a alta administração escolhe as cinco melhores em toda empresa e distribui cartões-presente.

5. Geladas pra viagem

Para evitar perder as vendas de bebidas alcoólicas em pedidos para viagem, o restaurante conceito em frango rápido de Austin, Texas, incorporou cervejas em seu negócio de pedidos para viagem. Clientes dessa opção podem pedir gelo e embalagens com 6 cervejas artesanais no restaurante ou no drive-tru (sem parar). Buffalo Wild Wings também está planejando testar essa ideia da cerveja para viagem em mercados selecionados neste outono.

6. Servir beliscos para consumo mais tarde

O Menu Surf ‘n Turf antes da sessão de teatro em Ocean Prime, NYC, sai por USD 55 e inclui um saco da pipoca de trufas, especialidade do restaurante para viagem para beliscar no teatro durante o intervalo.

7. Diga para pagar

Restaurantes na área da baía em São Francisco – incluindo algumas das unidades do McDonald’s e do Papa John’s na região – estão testando o novo serviço da Google que permite aos clientes pagarem por suas refeições ao dizer em voz alta “Vou pagar com Google”. Chamado de Hands Free, o sistema funciona através de um app; os usuários não precisam tirar seus telefones do bolso ou da bolsa. Tecnologia no ponto de vendas detecta uma selfie no telefone do cliente e a exibe na tela do sistema de pagamento. O funcionário que recebe o pedido confere a identidade e aprova a transação.

Um recibo é então enviado para o telefone do freguês.

8. Aproveitando as sobras

Duas dúzias de hotéis e restaurantes tipo buffet na Califórnia, Nova Iorque e Illinois estão participando em um programa para conseguir mais alguns dólares na receita de bebidas e alimentos. Os clientes pagam uma pequena taxa – tipicamente USD 2 a USD 4 – através de um aplicativo de celular, comparecem no local cerca de 15 minutos antes de fechar e podem encher uma caixa para viagem com tudo que conseguirem colocar nela. O alvo do programa são consumidores com dificuldades financeiras e os desenvolvedores do aplicativo, BuffetGo, defendem o combate ao desperdício de alimentos e à fome como seus principais benefícios.

9. Segura o balde

Para poupar valioso espaço na mesa, além de fazer uma apresentação Instagramável, quando os fregueses pedem ostras nos restaurantes Jose Andres, o Diretor de Vinhos Andy Myers segura o balde de gelo e coloca a garrafa de vinho diretamente no gelo picado usado no prato com os mariscos.

10. Batalha de hamburgueres

No Bailey’s Range, em St. Louis, a cada semana, dois hamburgueres disputam a preferência. O que conseguir mais vendas sobrevive para disputar em outra semana. A meta: colocar itens novos do cardápio e testar seu apelo.

11. Garimpo de e-mail mais veloz

Chris McCracken, diretor de serviços de nutrição nos Sistemas de saúde da Universidade da Califórnia San Diego, começa a linha de assunto de todo e-mail que envia a seus colaboradores (e eles fazem o mesmo) com uma de três palavras: Ação, Informação ou Resposta. Essas palavras ajudam os destinatários a priorizar os e-mails que necessitam alguma ação de sua parte ou posicionamento em relação a algum assunto, deixando as mensagens Para Sua Informação (FYI) por último.

12. Um corte acima

A casa de carnes de Chicago, GT Prime, renega o sentimento de “maior é melhor” de alguns de seus pares que servem carnes em porções grandes. Ao invés disso, o conceito do Boka Restaurant Group é de oferecer porções de 4 onças (115 g) de todos os seus cortes, com preços variando entre USD 14 e USD 28, para que os clientes possam experimentar vários cortes, desde o tradicional ribeye (lombo) ao tenderloin (mignon) de bisão. Também oferece o Carnívoro, uma opção com quatro cortes de 4 onças que serve de quatro a seis pessoas por USD 110.

13. Garantia de tempo de entrega antes do pedido

Garantias de tempo de atendimento, como no intervalo de almoço rápido do Buffalo Wild Wings, vem aumentando recentemente. Algumas franquias estão levando a estimativa no minuto um passo além, acrescentando estimativas à experiência no aplicativo mesmo antes dos pedidos serem feitos. Outback Steakhouse menciona o tempo de espera estimado em cada local antes mesmo do freguês colocar seu nome na lista, e atualmente a Pizza Hut menciona “tempo prometido” ao projetar o tempo de espera pela entrega ou pedido para viagem antes mesmo de receber o pedido, com base no nível de atividade no restaurante.

14. Amor de novos moradores

Para atrair lealdade de novos moradores no local, Chick-fil-A coloca uma mensagem de “Boas-Vindas ao Bairro” nos cupons de varejo enviados para pessoas que registram uma mudança de endereço nos Correios. A mensagem inclui um cupom para um sanduíche ou porção de nuggets de frango de graça, válido somente na loja da região do novo endereço. 

15. Latte com economia servido em bomba de chopp

A rede de cafés de luxo, La Colombe oferece aquilo que denomina a primeira bomba de latte (draft latte), feito com café prensado a frio e espuma de leite. A bebida, também disponível em lata, leva uma fração do tempo de preparo e tem um sabor mais forte do que os tradicionais lattes gelados, por ser servido gelado do barril e não aguado por cubos de gelo.

16. Ilustrações para viagem

Even Stevens Sandwiches, baseado em Salt Lake City, comissiona ilustrações de seus sanduiches de artistas locais e as oferece como ilustrações gratuitas. Os refrões gráficos criam uma experiência que “cola” no cliente e que os segue até em casa, diz o COO Michael McHenry. “Identificamos os criativos como partes interessadas, e o autêntico nos defende em todos os mercados.”

17. Teste às cegas de carrossel de vinhos

Para atrair conhecedores de vinhos que gostam de se divertir, o Geneva Inn Restaurant em Lake Geneva, Wis., convida os fregueses a testar seus conhecimentos em enologia através de um teste às cegas. As pessoas podem comprar uma taça de vinho misterioso por USD 10. Se o freguês conseguir identificar o conteúdo entre os oito vinhos que compõem o carrossel no cardápio, eles ganham a garrafa cheia.

18. Colocando manteiga na cesta de pães

Para aprimorar o serviço sempre presente de cesta de pães, o café de mercado Buttercraft está pensando fora da cesta de pães com suas tábuas de amostras de manteigas com porções de manteigas caseiras em conjunto com as torradas. O conceito de Portland, Ore., oferece uma seleção variada de manteigas em variedades como pimenta balsâmica, Sriracha e laranja com mel.

Mandaremos um burrito grátis por mensagem nos próximos dias. Bem, não um burrito literalmente, mas um cupom para trocar por um.

19. Chipotle oferece adiamento

Quando a Chipotle fechou todas as suas 2000 unidades de restaurantes nos USA no início deste ano para revisar seu plano de segurança, certificou-se de compensar fregueses que podem ter se irritado ao encontrar sua opção de almoço fechada. Os consumidores foram informados que poderiam receber um burrito grátis enviando um SMS com “raincheck” para um determinado número antes dos restaurantes reabrirem. O presente também poderia ser repassado; fregueses poderiam passar o número e o código para amigos que talvez fossem fregueses que antes eram regulares ou clientes perdidos.

20. Donut happy hour

Glaceados e recheados – a loja de donuts Francesca’s Restaurants de Chicago com cinco unidades – oferece um happy hour de donuts com dois-por-um para ajudar a movimentar seus produtos recém assados antes de fechar às 14:00 de segunda a quinta. O horário muda diariamente, diz o gerente da loja no bairro de West Loop, para manter a promoção uma surpresa inesperada para os fregueses.

21. Benefícios customizados para o colaborador

Ajudando na retenção de colaboradores, o Hi Neighbor Hospitality Group em San Francisco permite que seus colaboradores customizem seus benefícios. Além de plano de saúde e pausas para descanso remuneradas, os colaboradores podem optar entre assinaturas da Netflix, créditos para jantares, auxílio deslocamento e reembolso por certificação de sommelier.  

22. Demonstrações de bar on-line

Em uma nova versão do uso de demonstrações dos chefs como tática de marketing, Old Chicago posta seus vídeos de treinamento on-line. Os vídeos marcam os colaboradores do Old Chicago como peritos atrás do bar, e potenciais fregueses têm uma ideia do tipo de experiência que podem esperar.

23. Combos sem substituições

Para poupar tempo para fregueses buscando uma dúzia de donuts rapidinho, Donut Friend de Los Angeles oferece o que chama de Volume 1 e Volume 2: sortimentos pré-embalados e sem substituições dos produtos mais bem vendidos de seu conceito.

24. Um truque técnico de resolução de problemas de USD 500

“Fracassar rápido” foi um mantra repetido com frequência por peritos técnicos na conferência FSTEC deste ano. O ex-CIO de TGI Fridays, Tripp Sessions aplica essa ideia literalmente. Para estimular uma equipe de TI a explorar novas tecnologias, ele sugere escolher uma com um API e pedir ao grupo que aplique com um conjunto de dados por um tempo determinado – e oferece um cartão-presente de USD 500 se forem bem sucedidos. Vocês ficariam surpresos com a qualidade de trabalho deles, diz ele. E você consegue determinar os pontos específicos onde há necessidade de gastar tempo reforçando seus conhecimentos.

25. Starbucks atinge a caixa de entrada

Ao reconhecer que muitas reuniões estão sendo realizadas fora do escritório, a Starbucks criou um plug-in gratuito que facilita para usuários do Microsoft Outlook agendar e convidar colegas da empresa para reuniões em uma loja na vizinhança.

26. Ferramentas para comunicação aberta

Uma instalação ocupada em Houston com uma série de colaboradores surdos acrescentou ferramentas simples para melhorar a experiência tanto dos colaboradores quanto dos fregueses. Por exemplo, quando o café está pronto, o timer pisca e vibra ao invés de emitir bipes. E os colaboradores recebem os pedidos em lousas digitais com apagadores secos.

27. Estrelas fora da Starbucks

Como novo benefício de seu tão alardeado programa de fidelidade, a Starbucks permite que membros acumulem pontos não só com café. Através de uma parceria com a Lyft, fregueses recebem estrelas se usam o serviço de carros para seus deslocamentos. E, em breve: um cartão de débito estilo Starbucks que acumula pontos em compras realizadas em qualquer local que aceite Visa.

28. Preparando cidadãos melhores

Sem apoiar nenhum candidato, o CEO Howard Schultz enviou uma carta encorajando todo colaborador da Starbucks a votar, e ofereceu acesso para cadastro on-line. “Ao ajudar a aumentar o número de votantes registrados e sua participação, acreditamos que mais pessoas terão a oportunidade de fazer valer sua opinião,” ele escreveu.

29. Vendas de amostras

Algumas instalações têm fixação em suas políticas de “sem mudanças”, Joe’s Seafood, Prime Steak e Stone Crab ganham pontos em atendimento por facilmente saírem do roteiro. Os icônicos cardápios independentes no Stone Crab servem em porções de cinco, seis ou sete por pedido. Porém o atendente pode tranquilamente oferecer aos fregueses que estão ali pela primeira vez uma patola de degustação a preço promocional ou a custo de mercado. De forma similar, o Verts Mediterranean Grill permite que seus fregueses comprem uma almondega, normalmente vendidas em porções de três por entre USD 7.50 e USD 8.50 como a principal proteína em suas cumbucas de arroz, pitas, saladas ou wraps.

30. Manteiga com sabor de bônus

  No The Granary ‘Cue & Brew em San Antonio, chef Tim Rattray recolhe todos os respingos da carne que defuma e cria a Barbecue Butter que vende com pão como acompanhamento adicional. A manteiga defumada também é usada para pincelar as codornas.

31. E-learning rastreável para LTOs

A Newk’s Eatery costumava enviar uma apostila para cada restaurante para ensinar seus LTOs trimestrais, porém mudou para e-learning. Uma semana antes do lançamento, o escritório central envia um webinar com um componente interativo para gerentes inserirem perguntas. Ao invés de ficar se perguntando quem teria lido o correio tradicional, Newk’s agora pode rastrear quem está assistindo.

32. Coffee Flights  (Entendemos como Degustação de cafés)

Para promover e informar seus fregueses sobre suas receitas usando diferentes torrefadores, All Day Café em Miami oferece aos clientes de jantar uma bandeja com três opções de café a escolha, assim os fregueses mais assíduos podem experimentar uma seleção de opções, que está sempre mudando.

33. Estágios fora das instalações (on-the-road)

Bar Marco, uma adega em Pittsburg, leva a educação e treinamento de seus colaboradores para fora de suas instalações ao organizar estágios de curta duração em grupos, e arcar com os custos de estadia e deslocamento envolvidos. Por exemplo, em uma viagem de dois dias para Chicago, a equipe de bar passou um tempo no lounge de mixologia The Violet Hour, e o chef de doces folhados fez um estágio no Blackbird e Baker Miller, e levaram o que foi aprendido naqueles restaurantes para aplicar no Bar Marco na volta.

34. Toque de vermelho

Como parte de sua renovação (makeover) deste ano, Donatos atualizou o uniforme de seus colaboradores para deixá-los mais atraentes para os Milênios, disse CEO Tom Krouse. Além da opção de camisetas e chapéus, os colaboradores podem acrescentar um “toque de vermelho” pessoal ao seu vestuário como um colar, uma bandana, ou sapatos. “São coisas que eles querem vestir, ao invés da aparência corporativa,” disse Krouse.

35. Música que faz diferença

Quando consumidores fazem seu cadastro no aplicativo de pedidos do The Melt, restaurante baseado em San Francisco, eles podem incluir suas músicas favoritas em seu perfil. A rede usa a tecnologia de rastreadores (beacon) não apenas para disparar o pedido quando o cliente se aproxima, como também acrescenta uma música que se encaixe com as preferências da pessoa a seu playlist do dia, criando um fundo musical “crowdsourced” com o qual os fregueses da loja se identificam.  

36. Cobertores para evitar o frio

Em frente ao estádio do San Francisco Giants, o The Yard, com seu conceito de instalação feita em containers, fica aberto bem além dos dias quentes da temporada de baseball. Devido a normas da Port Authority, conceitos ao ar livre, como o Anchor Brewing Co. e a hamburgueria Belcamp não podem instalar aquecedores, então, em dias frios, o The Yard aluga cobertores para seus frequentadores.

37. Design que abafa (ou esconde)

O Painted Burro em Somerville, Mass., cobriu seus painéis de isolamento sonoro em estopa que depois foram pintados por um artista local para dar um toque local – e deixar mais silencioso – seu salão de jantar.

38. Embalado em som

Ao invés de simplesmente pintar uma parede de destaque em vermelho, Convivial – um conceito francês com toque americano em Washington, D.C. – cobriu uma de suas paredes em feltro vermelho para absorver o excesso sonoro.

39. Controlando o impacto frontal do barulho

Como forma de reconhecimento da velha cabana de caça, bem como das raízes germânicas da região de Houston, o conceito americano de classe alta State of Grace, colocou molduras em seus painéis sonoros e pregou galhadas de cervos neles como forma de arte que também ajuda a abafar o som no salão de refeições principal.

40. Diana Ross? Pedido pronto

Enquanto muitos dos tradicionais restaurantes casuais de comida rápida distribuem um número ou pedem o nome do cliente para avisá-los que seu pedido está pronto, o Twisted Root Burguer Co. distribui cartões com nomes de celebridades – como Elvis, Diana Ross ou Rosie O’Donnell – junto com um fato divertido sobre o artista. Esse é o nome que os colaboradores chamam no sistema de alto falantes, acrescentando um elemento divertido e eliminando a confusão de pedidos feitos por homônimos como John ou Jane (N.T.: trocar por João ou Maria se preferir).

41. Uma jogada de e-learning

Para levar seus colaboradores a fazerem mais uso das ferramentas de e-learning e treinar os Milênios em aparelhos que eles já sabem usar – seus celulares – Grimaldi coloca QR Codes em seus materiais de treinamento que são enviados a seus colaboradores com link para o YouTube.

42. Assinatura de guacamole

Papagayo, um conceito mexicano com quatro unidades em Boston, encontrou uma maneira diferente de cobrar mais pelo guacamole e ainda entregar valor para seus fregueses. Por uma taxa única de USD 99,00 cobrada no início do ano, os clientes podem comprar um livreto de 52 cupons que lhes dá direito a uma porção de guacamole e chips por semana. Semelhante ao Pasta Pass do Olive Garden, o alvo dos cupons são os clientes fiéis – além de corresponderem a uma economia de mais de USD 500 por ano. 

43. Tamanhos intermediários de porções

Dickey’s Barbecue Pit tenta atrair grupos de todos os tamanhos ao oferecer porções que se encaixem entre uma refeição individual e as grandes porções tipicamente oferecidas como opções de catering. Atualmente estão sendo oferecidos pacotes de refeições em três tamanhos: Pacote de Piquenique, Pacote Família e Pacote Família XL.

44. A pia de cozinha das sobremesas

Para atender à visão dos Milênios de jantar fora como evento social, Ampersand Wine Bar de Chicago confeccionou esta sobremesa que pode ser compartilhada. O prato tem versões menores das principais sobremesas do restaurante, além de cookies, trufas, balas, chocolates e outros doces – e é uma forma de experimentar o que é oferecido pelo restaurante.

45. Abandonando as notas

A rede de restaurantes de saladas Sweetgreen coloca placas nas janelas de algumas de suas lojas dizendo que “negócios de vanguarda agora são “sem dinheiro” (cashless)”. E este casual rápido é um deles; não são mais aceitos pagamentos em dinheiro em lojas selecionadas em Filadelfia, Boston e Washington, D.C., limitando os fregueses ao uso de plástico (cartão) ou do app da rede. Estão recebendo feedback de seus clientes e podem passar a ser “sem dinheiro” em outras unidades, dependendo de mais testes.

46. Tráfego fora do horário de pico que é legal

Como parte de um piloto, vários restaurantes Subway na região de Venice Beach, Ca., estabeleceram uma parceria para aumentar o movimento fora da hora de pico. O grupo enviou mensagens de texto para pessoas em dificuldades financeiras perguntando se eles gostariam de comparecer ao restaurante em um horário especificado para pegar comida. A conta foi paga pela entidade de caridade que organizou tudo.

47. Refeição preparada para consumidores de bebidas alcoólicas

O bistrô Mimi no West Village de Nova Iorque oferece um cardápio em estilo parisiense para o almoço e jantar, mas da meia noite às 2 da manhã de quinta a sábado – ou seja, horário prime para consumo de bebidas – o restaurante serve apenas um sanduíche de salsicha temperada e batatas fritas em pão de baguete, uma refeição de fim de noite popular na França devido ao consumo de álcool naquele país.

48. O que há na caixa?

Fregueses no Duck Duck Goat da chef Stephanie Izard pedem um mix de snacks de rua que são embalados para viagem em caixas de papelão muito parecidas. Ao invés de forçar os fregueses a abrirem as caixas e adivinhar o conteúdo de cada, o caixa coloca um adesivo em cada com o nome do prato. Com boa parte dos pratos sendo de comida étnica – e nem sempre reconhecível – os rótulos ajudam a reduzir a confusão

49. Instruções para viagem

Sugarfish Sushi em Los Angeles projetou seu cardápio para ser consumido no local. Porém, com o crescimento das entregas, ao invés de lutar contra a avalanche de serviços de terceiros e a crescente demanda de consumo, o restaurante passou a imprimir as instruções de consumo diretamente nas caixas para viagem.

50. Compartimentalizar os acompanhamentos

2941 Street Food, um restaurante casual com quatro unidades em Michigan, serve pratos mistos de proteínas, grãos e pastas mediterrâneas. Enquanto outros em seu espaço estão vendendo em cumbucas (bowls), amontoando toda a comida, 2941 serve a Refeição Bazar por USD 16,50 em um prato com nove divisões para manter tudo separado.

Independente de qual seja o seu desafio, o Menu Control com certeza pode te ajudar, monte agora suas fichas técnicas e conheça o custo de suas receitas. Clique aqui para criar sua conta gratuitamente.

O preço do cardápio é o motor por trás do sucesso da sua empresa, já que as vendas são a única fonte de receita do seu restaurante. Os preços dos alimentos impactam diretamente na sua capacidade de financiar aspectos essenciais do seu negócio, incluindo equipamentos, serviços públicos, mão-de-obra, ingredientes e muito mais. Ao criar ou atualizar seu cardápio, siga nossas dicas abaixo para efetivamente precificar seu cardápio para obter lucros máximos.

Como calcular os preços do cardápio do restaurante com base na porcentagem ideal de custo de alimentos

preços restaurantes

Se estiver inaugurando um restaurante ou simplesmente querendo atualizar os preços do seu cardápio, siga os passos abaixo para criar um preço base para cada item de acordo com a porcentagem de custo ideal dos alimentos.

Escolha sua porcentagem ideal de custo dos alimentos. Sua porcentagem de custo dos alimentos é a parte das vendas gastas com alimentos. O percentual médio de custo dos alimentos para a maioria dos restaurantes está na faixa de 25 a 35%. Muitos restaurantes visam  reduzir seus custos com alimentos,  o que naturalmente transformará uma parte maior de suas vendas em lucro puro.

Determine o custo dos alimentos crus do item do cardápio. Por exemplo, se você está servindo um prato de salada Caesar com frango, some o custo total do frango, molho, alface, queijo parmesão, e qualquer outro ingrediente usado para fazer o prato. O custo dos alimentos crus é semelhante ao seu custo das mercadorias vendidas (cost of goods sold – COGS).

Calcule seu preço. Use a seguinte equação: Preço = Custo de Alimentos Crus do Item / Porcentagem ideal de custo dos alimentos. Você pode alterar ligeiramente o preço para torná-lo mais redondo ou mais limpo. No exemplo abaixo, você pode alterá-lo para um valor como R$14.50.

Exemplo: Digamos que sua porcentagem ideal de custo de alimentos é de 28%, e seu custo de comida crua é de R$4. A equação completa será a seguinte: R$14.29 (Preço) = R$4,00 (Custo de Alimentos Brutos do Item) / 28% (Ideal Food Cost Percentagem). O preço que você usará para o seu cardápio será de R$14.29.

Como calcular os preços do cardápio de restaurantes de acordo com a margem de lucro bruto ideal

Também é possível determinar os preços do cardápio com a margem de lucro bruto desejada para o item. Calcular os preços do cardápio do restaurante desta forma permite que você preveja melhor e entenda o seu resultado final. Abaixo mostramos como usar sua margem de lucro bruto ideal para chegar a um preço de cardápio.

Escolha sua margem de lucro bruto ideal. A margem de lucro bruto é uma porcentagem que representa o lucro feito em suas vendas. Uma margem de lucro bruto de 40% em um prato significa que um restaurante ganha 40 centavos por real no preço deste prato específico. O resto vai para o custo dos ingredientes e outras despesas operacionais de seu restaurante.

Calcule seu preço. Use a seguinte equação para encontrar seu preço com base na margem de lucro bruto ideal desejada: Margem de Lucro Bruto Ideal = (Preço do Cardápio – Custo Bruto de Alimentos) / Preço do Cardápio

Exemplo: Digamos que sua margem de lucro bruto ideal seja de 72%, e o custo da comida crua é de R$4. Sua equação apareceria da seguinte forma: 72% = (Preço do cardápio – R$4/) Preço do cardápio. A equação completa depois de resolvida para o preço do cardápio será a seguinte: 72% = R$14,5 – R$4 / R$14,5. Neste exemplo, o preço que você escolherá para o seu cardápio é de R$14.50.

Como calcular a margem de lucro bruto dos preços do cardápio existente

Caso já tenha um cardápio com preços definidos, a margem de lucro bruto pode ser calculada para cada item em seu cardápio aplicando a mesma equação:

Escolha um item em seu cardápio.

Insira o preço do item na equação. Margem de Lucro Bruto = (Preço do Cardápio – Custo Bruto)/Preço do Cardápio

Exemplo: Digamos que o preço do seu cardápio para uma salada caesar de frango é R$14,50 e sua comida crua custa R$4. (R$14,50 – R$4)/R$14,50 = Margem de Lucro Bruto de 72%. Este restaurante ganha 72 centavos por real de cada salada Caesar vendida, que é uma margem de lucro bruto bastante alta.

Margens de lucro bruto determinam seu resultado final

O lucro bruto é uma parte essencial da equação que determina seu lucro líquido, também conhecido como seu resultado final. A equação abaixo mostra como determinar seu lucro líquido:

Lucro Bruto – (Custo de Mão de Obra + Custos Operacionais) = Lucro/Prejuízo Líquido

Como pode ver, quanto maior o seu lucro bruto, mais haverá sobrando depois de deduzir os custos de mão-de-obra e de operação. Portanto, é importante ter certeza de ter itens de alto lucro e se esforçar para vender esses itens especificamente.

2 Táticas Essenciais para efetivamente precificar seu cardápio de restaurante

Uma série de outras táticas para ostentar um maior lucro global do seu cardápio pode ser empregada. Itens com altas margens de lucro bruto e baixas porcentagens de custo dos alimentos renderão mais para seu restaurante. No entanto, dependendo do tipo do seu restaurante, do preço da concorrência e da demanda pelo item de comida, um preço mais adequado pode ser escolhido para o cardápio. Abaixo estão 2 táticas para criar os preços mais eficazes do cardápio.

1. Método de Preços da Concorrência

Este método utiliza os preços de sua concorrência local ou do mercado geral como linha de base para definir seu preço. Com base no seu tipo de restaurante, é possível escolher entre os seguintes métodos baseados na concorrência:

O preço do seu item é o mesmo do seu concorrente. Isso é mais eficaz se seu restaurante está competindo principalmente com base em sua marca única.

Precifique seu item abaixo de seu concorrente. Isso é ideal se você operar um restaurante mais casual ou se atender um público que busca uma alternativa econômica.

Precifique seu item acima de seu concorrente. Se seu restaurante é um estabelecimento tido como de classe alta, sofisticado ou se atrai um público que procura alta qualidade, um preço mais alto passa a impressão necessária.

2. Método de precificação orientado à demanda

Com base na demanda pelo seu restaurante e suas opções específicas de pratos, existe o potencial para aumentar os preços. Se seu ambiente e marca são atraentes ou se o seu restaurante oferece opções únicas e especialmente deliciosas de culinária, você pode aumentar seus preços. A demanda pelo seu negócio será naturalmente maior porque você oferece comida e/ou um ambiente que fregueses não conseguem encontrar em outro lugar.

Por exemplo, locais como estádios esportivos, parques de diversões, zoológicos e aeroportos podem ter preços mais altos, já que os clientes não têm a opção de ir para outro lugar em busca de comida e, sendo assim, a demanda é alta.

Em última instância, os preços do cardápio dependem do tipo de restaurante

Em geral, os preços do cardápio do restaurante devem refletir o tipo de restaurante e seu público-alvo. Desta forma, seus preços estarão coesos com sua marca, nível de formalidade e pratos. Os fregueses apreciarão se seu preço corresponder ao valor específico de seu restaurante. Isso também os deixará mais propensos a retornar.

Confira aqui nosso artigo sobre precificação.

Psicologia do cardápio: como vender itens de margem de lucro bruto elevada

Ao aplicar a psicologia e a engenharia de cardápio, a chance de vender seus itens de margem de lucro bruto elevado é maior. Abaixo temos algumas dicas para focar nesses itens, embora sempre recomendamos dar uma olhada mais aprofundada nos métodos de psicologia do cardápio.

De acordo com estudos, é provável que os clientes peçam um dos primeiros itens que percebam no cardápio. Como tal, é essencial direcionar de saída a atenção de seus clientes para seus itens com alta margem de lucro.

Direcione a atenção de seus fregueses para seus itens de alto lucro com fontes em caixa gráfica, coloridas ou sombreadas, ou em negrito. No entanto, apenas um ou dois itens por categoria de seu cardápio devem ser destacados para evitar um cardápio com aparência poluída.

Em cada seção do cardápio, coloque seus itens rentáveis na parte superior e inferior da lista. Estudos mostram que as pessoas mais frequentemente notam e encomendam os dois primeiros ou último item em uma seção.

Coloque itens de margem de lucro alta no centro, no canto superior direito e canto superior esquerdo do seu cardápio. Esta região é conhecida como o “Triângulo Dourado” por psicólogos, e refere-se aos lugares que nossos olhos tendem a ir quando olham pela primeira vez um cardápio.

Além de utilizar a engenharia e psicologia dos cardápios, seus garçons podem indicar e descrever certos pratos em vez de outros para levar os fregueses a escolherem esses itens.

Se você administra um restaurante ocupado, café casual ou bistrô sofisticado, saber como precificar um cardápio para um restaurante é uma habilidade imprescindível. As vendas são o fator mais importante quando se trata do seu negócio dar lucro ou não, e preços inteligentes no cardápio do restaurante são fundamentais para o sucesso.

Independentemente do seu negócio, o Menu Control consegue te ajudar no controle de custos de suas receitas e também, na padronização das mesmas, clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo

Na indústria hoteleira, o custo de alimento está entre 28% e 35% do giro. Reduzir os custos com alimentos é um negócio sério que afeta fortemente seu resultado final.

Convenhamos, a equação básica da receita média dividida pelas compras de alimentos não é mais suficiente na indústria de restaurantes altamente competitiva.

Você precisa saber  calcular o custo dos alimentos com precisão e conseguir manter os custos de Produtos Vendidos baixos.

Aqui estão 9 maneiras comprovadas de reduzir os custos de alimentos em um negócio de restaurantes.

  1. Saiba o que está gastando
  2. Controle as porções
  3. Preparo prévio em mise en place
  4. Mantenha o foco em seus cardápios
  5. Compre pelo melhor preço e seja criativo
  6. Ame seu fornecedor
  7. Trabalhar do zero, vale a pena o esforço?
  8. Reduza não comparecimentos
  9. Desperdice o mínimo possível

Vamos aprofundar cada solução e cortar os custos com alimentos.

1. Saiba o que está gastando

É preciso dispor de um sistema para monitorar os custos dos alimentos. É difícil não ressaltar a importância de monitorar os custos dos alimentos. Saber quanto está realmente pagando pela comida na mesa é crucial.

Se não tem certeza quanto custa uma porção, como sabe se está lucrando alguma coisa ou não?

É adivinhação.

Se os números vão para o vermelho, como faz para saber o que ajustar para reverter a situação?

Monitorar seu custo com alimentos deve ser sempre sua prioridade número um. O Menu Control consegue manter esse controle precisamente através das fichas técnicas de seus alimentos, clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Veja também nosso artigo sobre a importância de conhecer os custos de seus pratos, clique aqui e leia agora mesmo.

2. Controle de porções

Certifique-se de que as porções não são grandes demais.

“É mesmo, Sherlock?!

Espere, leia até o fim.

Em primeiro lugar, o controle de porções é extremamente importante se estiver estudando a redução de custo com alimentos. Quando as porções servidas diferem das porções em suas receitas usadas para definir custos, não há como comparar o custo real e ideal dos alimentos.

Em outras palavras, não terá como saber se você está conseguindo manter baixo o custo da comida.

Além disso, as porções também podem ser grandes demais. Geralmente proprietários de empresas têm medo de reduzir o tamanho de seus itens de cardápio mais populares.

Mas quando as porções são grandes demais e as travessas voltam cheias pela metade, o desperdício cresce e o dinheiro vai para o lixo.

Ou as pessoas começam a compartilhar pratos. Em vez de duas entradas, pedem apenas uma. O valor da conta cai.

Ao reduzir porções e preço, muitos donos de restaurante foram bem sucedidos em aumentar sua receita.

As margens aumentam, porque o preço de venda não diminui na mesma proporção em que o tamanho da porção.

Além disso, os clientes tendem a pedir mais, então o número de itens vendidos aumenta.

3. Pré-porção Em Mise-en-place

Esta pequena dica conecta perfeitamente com a anterior. Como dissemos: visar o controle das porções, mas essa é sabidamente uma meta fácil de errar.

No calor do momento, quando os fornos estão quentes e a máquina de pedidos está girando incansavelmente, é compreensível que o tamanho das porções comece a variar.

Compreensível, mas não aceitável em termos de redução do custo dos alimentos. É melhor prever esse problema na hora do preparo.

Ao organizar mise en place, não confie em sua intuição.

Certifique-se de que as receitas sejam seguidas à risca e, que sejam usados os copos, conchas, colheres e balanças na hora de medir os ingredientes. É a única maneira de garantir que as quantidades sejam respeitadas durante toda a produção.

E quanto ao atendimento? Você sabe: quando os fornos estão quentes e a máquina de pedidos está quente…

O que você deve fazer é deixar as porções de ingredientes preparadas antes do início do atendimento. Ao fazer isso, você garante que as quantidades sejam mantidas mesmo quando a pressão for alta. Dessa forma, ninguém precisa se preocupar com o tamanho da porção.

Nem o novo cozinheiro com o olhar nervoso em seu rosto.

4. Mantenha os cardápios focados

Não ofereça mais itens de cardápio do que sua base de clientes requer. Acompanhe seu mix de vendas e verifique se vale a pena, ou não, manter um prato no cardápio.

Quanto mais itens de cardápio você tiver, maior o risco de desperdiçar. Então mantenha seu cardápio focado. A engenharia de cardápio pode economizar muito dinheiro.

5. Compre pelo melhor preço e seja criativo

Conveniência é uma armadilha fácil de cair: encomendar os mesmos produtos do mesmo fornecedor repetidamente. Não nos entenda mal, a relação com seu fornecedor influenciará muito os custos de alimentos de forma positiva. Vamos nos aprofundar nisso mais adiante.

Por outro lado, os preços variam constantemente. É melhor estar atento. Conveniência pode ser um fardo para a rentabilidade.

Além disso, mesmo que um chef anterior tenha jurado que uma receita é impossível de fazer sem uma determinada marca ou ingrediente, muitas vezes isso não faz nenhuma diferença.

Não tenha medo de experimentar e procurar a melhor solução em termos de qualidade e custos. Criatividade é o pão com manteiga de todos os restaurantes.

Se quiser deixar as coisas mais fáceis para você mesmo, a solução de compras para restaurantes em Apicbase facilita fazer o pedido do que você precisa, quando você precisa.

6. Ame seu fornecedor

Invista em um forte relacionamento com fornecedores. Não os tome como garantidos.

Se você se encontra dividido entre o fogão e a planilha e simplesmente não tiver tempo para estar constantemente vigiando os custos. Você quer um fornecedor ao seu lado que diz “olha cara, tarbot* é delicioso, mas eu não posso te dar um bom preço hoje. Por que não tentar brill* em vez disso?’. *tipos de peixe

Saber que seus fornecedores cuidam de seus interesses, poupará tempo e dinheiro.

Se os fornecedores souberem que você está comprometido em trabalhar com eles, eles, por sua vez, estarão mais investidos no seu negócio.

Quando é hora de negociar ou renegociar preços de produtos, um relacionamento construído com base em confiança o ajudará a obter o melhor negócio.

E peça para negociar preços. Especificamente quando seu negócio estiver crescendo.

Aqui estão duas maneiras de melhorar seu relacionamento com fornecedores (e ajudá-lo a reduzir o custo dos alimentos).

  • Peça um relatório de volume

O relatório provavelmente mostrará que o volume de compras aumenta ao longo do tempo, devido ao crescimento de negócios em uma instalação ou porque novas instalações estão sendo adicionadas. É possível que os preços não estejam acompanhando esse crescimento. O relatório de volume oferece uma base sólida para renegociar um acordo.

  • Intensificar as compras

Otimizar entregas pode tornar a aquisição mais econômica para você e seus fornecedores.

Discuta formas de tornar as entregas mais eficientes e pergunte qual seria o efeito de suas ações no preço das mercadorias entregues. Um número menor de entregas também economizam muito tempo para sua equipe.

7. Trabalhando do zero, vale a pena o esforço?

Trabalhar do zero é ótimo, mas nem sempre é o melhor caminho a seguir em termos de rentabilidade.

Moer sua própria farinha e bater sua própria manteiga é incrível, e pode reduzir o custo dos alimentos em 10%, mas os custos de mão-de-obra vão disparar.

Considere todas as suas opções. Provavelmente haverá um fornecedor local incrível, que pode estar fazendo um trabalho melhor e oferecendo um ótimo preço.

O monitoramento dos custos é crucial durante todo o processo.

8. Reduza não comparecimentos

Não prepare comida para pessoas que nunca chegam. Essa afirmação não precisa de muita explicação.

Manter os custos de alimentos e mão-de-obra na linha é muito mais fácil se você sabe quantos pratos estará servindo. As reservas ajudam você a planejar o mise en place e a aquisição.

No entanto, os não comparecimentos podem estragar tudo.

Seja qual for a razão – falha de comunicação, emergência, esquecimento ou falta de cortesia – os fregueses que não comparecem para suas reservas têm um grande impacto na receita e nos custos com alimentos. Especialmente quando se tem estoques e pessoal adicional preparados.

Uma taxa de não comparecimento de 10% é realista no ramo da hospitalidade. Enfrentar esse problema ajuda a reduzir muito os custos com alimentos.

Aqui estão 5 maneiras de reduzir o não comparecimento:

Alguns não comparecimentos são devido a uma falha de comunicação entre funcionários e clientes. Uma plataforma de reserva de mesa digital verifica e confere duplamente. Isso reduz muito o número de não comparecimentos involuntários.

  • Se tiver sua própria plataforma, ou somente aceitar reservas pelo telefone, certifique-se de solicitar e anotar todos os dados relevantes:
    • Nome
    • Sobrenome
    • Número de pessoas
    • Número de telefone
    • Endereço de e-mail

Precisão ao solicitar detalhes demonstra que a reserva está sendo levada a sério.

  • Considere pedir detalhes do cartão de crédito para reservas online. Reservas feitas por telefone são, em geral, menos problemáticas em termos de não comparecimento.

  • Para grandes reservas pedir uma taxa de reserva ajuda a reduzir o risco de um não comparecimento. Tranquilize os clientes deixando bem claro que a taxa de reserva será deduzida da conta posteriormente.

  • Basta perguntar. Peça aos clientes para avisar se não puderem comparecer. Adicione uma linha extra no e-mail de confirmação e certifique-se de que a equipe de frente mencione isso toda vez que aceitar uma reserva.

Envie um e-mail de lembrete dois dias antes da data da reserva.

9. Desperdice o mínimo possível

Reduza o desperdício de alimentos usando tudo (ou tanto quanto possível). Pense fora da caixa:

  • Aparas de um filé de peixe são ótimos para fazer tortas de peixe ou bolos de peixe.
  • Aparas de carne podem ser reduzidas a salsichas e hambúrgueres.
  • Descasque o mínimo possível. Sirva vegetais inteiros, se possível.
  • Use técnicas de preservação e fermentação para utilizar todos os subprodutos vegetais. Ou fervê-los por horas para que todos os açúcares naturais caramelizem formando um xarope delicioso.
  • E, claro: sopas. Sopas são a melhor maneira de recuperar vegetais com formas estranhas e outras coisas que, caso contrário, seriam jogadas fora.

A gestão de resíduos de alimentos é importante quando se trata de manter o custo dos alimentos sob controle. E não se trata de ficar de olho apenas nas aparas. Nós escrevemos um detalhamento completo de como os operadores inteligentes reduzem os custos através de uma forte gestão de resíduos de alimentos.

O custo dos alimentos é um dos maiores custos para restaurantes e serviços de alimentos.

Felizmente é um custo gerenciável.

A coisa mais importante a fazer é monitorar seus custos. Calcule qual é o custo ideal e compare com o custo real. Se a porcentagem de custo da comida é muito alta, descubra o que está acontecendo de errado e tome medidas apropriadas para corrigir.

Isso também pode lhe interessar: 7 causas para a variância  entre os custos reais e ideais dos alimentos.

Outra coisa: você não pode ter Alimentos e Bebidas sob controle sem o gerenciamento adequado de estoque. Aprenda a desenvolver um sistema eficaz de gestão de estoque de alimentos e bebidas para restaurantes.