analise de dados em restaurantes

Você prefere manter as coisas um pouco tradicionais? Acha que é melhor continuar no controle com bom senso e esforço? Uma atitude de ‘eu posso fazer’ é essencial em um ótimo pequeno negócio, mas também torna as coisas mais difíceis quando há tantas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a otimizar suas operações e marketing. Dados podem parecer intimidantes, mas são simplesmente uma ferramenta útil que todos podem usar.

Se você é um empreendedor, o dia em que abriu seu negócio provavelmente está entre as suas memórias mais felizes! No entanto, os dias que se seguem podem se tornar estressantes rapidamente. Mesmo as pequenas empresas não podem evitar grandes questões, como como aumentar o crescimento ou a receita, e muitas das ferramentas que as gigantes multinacionais usam são inviáveis; elas custam muito dinheiro, consomem muito tempo ou ambos.

Felizmente, há uma ideia que você pode adotar das grandes empresas para impulsionar seus próprios esforços: dados. Não importa que tipo de negócio você tenha, você já possui muitas informações úteis fluindo para dentro e para fora de sua loja o dia todo. Tudo o que você precisa fazer é aprender a aproveitá-las.

Decida o que você deseja saber

Uma razão pela qual a coleta e análise de dados de negócios pode ser intimidante é que há muitos dados, então é difícil saber por onde começar. Para ilustrar, imagine que você está administrando uma loja de cookies: você poderia medir a frequência das visitas, o número médio de cookies comprados, ou mais.

Para evitar a sobrecarga de informações, comece fazendo uma lista de alguns problemas que deseja resolver. Talvez a loja de cookies tenha muitos clientes habituais, mas não esteja atraindo clientes novos, mesmo que haja muito tráfego nas proximidades.

Para esse problema, você pode estabelecer a meta de atrair 100 novos clientes por mês e fazer a pergunta: O que faz as pessoas entrarem na loja?

Coletar esses dados não exige um profundo entendimento da arquitetura de aprendizado de máquina, psicologia do consumidor, ou qualquer outra coisa com a qual você não teria tempo para lidar enquanto administra seu negócio.

A única coisa com a qual você realmente precisa estar ciente são as leis de privacidade, como a LGPD – e existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo nesse sentido.

No exemplo da loja de cookies, se o seu sistema de ponto de venda envia aos clientes um recibo por e-mail, você pode pedir que eles participem de uma pesquisa rápida para determinar como eles o encontraram, ou oferecer uma assinatura para seu boletim informativo eletrônico. Mantenha a pesquisa curta e ofereça incentivos para estimular a participação.

Outra forma de obter insights sobre seus clientes é por meio das redes sociais. Recursos como os Stories Instagram ou enquetes no Twitter são uma maneira fácil e valiosa de obter informações de seus seguidores. Enviar pesquisas simples e curtas dessa forma ajudará você a entender como ajustar suas estratégias de marketing e de negócios.

Veja aqui nosso artigo de como montar um plano de marketing simples e eficiente.

Coletar e organizar seus dados

Após alguns meses perguntando aos clientes como eles descobriram você, você está pronto para ver o que as novas informações revelam sobre a aquisição de clientes da loja de cookies. O incentivo funcionou, e você tem centenas de pesquisas em suas mãos.

Embora fosse bom ter um especialista em dados na equipe para analisar os resultados, tudo o que você realmente precisa para começar em seu primeiro projeto é uma boa ferramenta de planilha.

Assim que todas as informações estiverem organizadas conforme sua satisfação, você pode começar a procurar padrões que possam ajudar a responder à sua pergunta. Para esses dados, você pode gerar um gráfico de barras que mostre uma grande porcentagem de clientes que o descobriram da mesma maneira: eles fizeram a primeira visita após ler uma crítica entusiasmada em um blog local.

Especialmente se você está acostumado a confiar em sua intuição com sucesso, o que os dados revelam pode surpreendê-lo! Se você não viu a crítica porque não lê o blog, pode não ter percebido o quão importante era para os objetivos do seu negócio, e os benefícios de buscar uma cobertura positiva na mídia podem nunca ter ocorrido a você.

Coloque seus insights em prática

Assim termina o exemplo da loja de cookies: Com um melhor entendimento de como os clientes descobrem seu negócio, você começa a pesquisar maneiras de trabalhar com revisores locais e críticos de alimentos com influência em seu mercado.

Você redecora a loja para inspirar os clientes a tirarem fotos cativantes para as redes sociais e destaca essas fotos na página da empresa, conectando publicamente seus cookies a formadores de opinião populares e incentivando novos visitantes a tirarem fotos semelhantes para suas próprias páginas.

Os clientes locais estão online, então os negócios locais também devem estar – um fato que agora está muito claro, já que sua campanha mídias sociais permitiu que você superasse facilmente sua meta inicial de 100 novos clientes por mês. Usar dados para entender como você pode alcançar suas metas de negócios permitirá que você as atinja ainda mais rapidamente.

Dados podem parecer uma tática intimidante de grandes empresas, mas na realidade é apenas uma maneira mais organizada de procurar os padrões no comportamento do cliente, da mesma forma que os proprietários de negócios já fazem instintivamente.

Boas informações permitem tomar boas decisões, e à medida que suas próprias experiências com dados o ajudam a tomar decisões de negócios melhores, você pode descobrir que seu pequeno negócio não é tão pequeno assim.

Boas decisões são tomadas baseadas em experiência mas principalmente em dados, e, porquê não começar a coletar dados de dentro de sua cozinha para ter produtos lucrativos com preços ideais?
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Texto traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/big-data-small-business-3-easy-steps

alergenos alimentares

No cenário culinário diversificado de hoje, acomodar clientes com alergias alimentares tornou-se não apenas uma necessidade, mas um indicativo de excelente atendimento ao cliente. Com um número crescente de clientes em busca de opções gastronômicas seguras para suas alergias, os restaurantes devem estar bem preparados para atender a essas necessidades dietéticas. Este guia abrangente tem como objetivo capacitar proprietários de restaurantes, chefs e equipe com o conhecimento e as práticas necessárias para criar uma experiência de refeição segura e agradável para todos os clientes, independentemente de suas alergias alimentares. Desde a compreensão dos alérgenos comuns até a implementação de protocolos eficazes na cozinha e estratégias de comunicação, junte-se a nós nesta jornada para se tornar um restaurante que atende às exigências dietéticas únicas de todos os seus clientes.

Quais são as alergias alimentares mais comuns?

Para algumas pessoas, uma reação alérgica pode se manifestar como acne, enquanto para outras pode levar ao choque anafilático. A maioria das pessoas descobre muito cedo que tem uma alergia alimentar, mas existem alergias que se desenvolvem mais tarde na vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1-3% dos adultos e 4-6% das crianças são alérgicos a um ou mais alimentos.

As alergias alimentares mais comuns incluem:

  • Amendoins
  • Leite ou outros produtos lácteos
  • Frutos do mar ou peixes
  • Ovos
  • Sementes de gergelim
  • Soja
  • Nozes (frequentemente castanhas de caju, amêndoas ou nozes)

Você também pode encontrar alergias alimentares menos comuns, como carne vermelha, abacates, milho ou até mesmo marshmallows. Praticamente qualquer alimento pode desencadear uma reação alérgica, portanto, lembre-se – não importa o quão estranho pareça que seu cliente seja alérgico a pepinos, é melhor levá-los a sério.

Temos também um artigo a respeito de tabelas nutricionais e sua importância nos negócios de gastronomia, clique aqui e leia agora mesmo.

Como acomodar alergias alimentares dos clientes?

Seria fantástico se cada cliente que entrasse em seu restaurante pudesse comer felizmente qualquer item do cardápio, mas essa não é a realidade. Embora a responsabilidade esteja com o cliente em informar se tem alguma alergia específica, você deve fazer o possível para dar a eles a oportunidade, incluindo a pergunta “você tem algum requisito dietético especial?” quando você faz o primeiro pedido deles. Uma vez que eles tenham informado, é sua responsabilidade, bem como do estabelecimento, acomodá-los da melhor maneira possível. Então, como você pode garantir que a comida que você coloca diante do cliente seja segura para eles comerem?

Primeiro, certifique-se de conhecer o cardápio de trás para frente. Um excelente conhecimento sobre os alimentos que você está servindo não apenas ajuda o cliente a saber se um prato é seguro para eles, mas também os tranquiliza de que você sabe do que está falando. Se você não tiver certeza – e mesmo que tenha – muitas vezes é melhor verificar com o chef responsável e informar explicitamente que um prato específico não pode conter traços de nozes, leite ou qualquer outro alimento problemático.

Na maioria das circunstâncias, acomodar uma alergia envolverá fazer algumas mudanças simples em um prato e ter cuidado ao cozinhá-lo.

Para pessoas com múltiplas alergias, sua equipe de cozinha pode precisar fazer ajustes significativos ou criar um novo prato – portanto, é importante conversar com o gerente ou chef sobre o que é possível e até que ponto seu estabelecimento está disposto a ir quando se trata de acomodar alergias. Vale ressaltar que restaurantes dispostos a fazer mudanças são muito bem vistos pelos clientes.

Sinais de uma reação alérgica

Infelizmente, às vezes, não importa o quão cuidadoso você seja ao preparar a comida de um cliente, uma reação alérgica ainda pode ocorrer. Pode ser que algum resíduo tenha acabado na comida deles, que eles não tenham informado sobre uma alergia específica – ou até mesmo que eles não estivessem cientes da alergia.

É importante que você tenha uma ideia básica dos sinais e sintomas que acompanham uma reação alérgica, para que possa tomar medidas, se necessário.

Os principais sintomas visíveis incluem:

  • Inchaço do rosto ou lábios
  • Erupções cutâneas ou vergões
  • Inchaço da língua ou garganta
  • Dificuldade em respirar ou falar
  • Chiado ou tosse
  • Perda de consciência ou vômito

Se você notar um cliente apresentando qualquer um desses sintomas de repente, não hesite em abordá-los e verificar se estão bem.

Então, o que você deve fazer?

Na maioria dos casos, seu cliente já terá um plano de ação em vigor se tiver uma alergia específica. Eles podem ter um EpiPen à mão e ser capazes de resolver a situação rapidamente. Ou podem precisar de sua ajuda para chamar uma ambulância ou criar espaço ao redor deles. Se a situação assim o exigir, você pode fazer um anúncio no local para ver se há um médico ou enfermeiro disponível para ajudar.

Seja qual for o seu curso de ação, você deve informar seu supervisor o mais rápido possível. Faça o possível para deixar o cliente o mais confortável possível e mantenha os outros no local calmos.

O Menu Control possui uma ferramente de informação nutricional e rotulagem, onde é possível informar os alérgenos dos alimentos e consequentemente, receitas que possuem estes alérgenos. Clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Artigo traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/one-stop-food-allergy-guide-restaurants

riscos na cozinha

A gestão de um restaurante é uma empreitada emocionante, porém repleta de desafios. Os proprietários de restaurantes estão constantemente expostos a uma série de riscos que podem influenciar significativamente o destino de seus estabelecimentos. Neste artigo, exploraremos quatro desses riscos comuns que permeiam o dia a dia de um proprietário de restaurante.

Riscos de lesões de Funcionários

É de conhecimento geral que trabalhar na indústria de hospitalidade envolve riscos de acidentes para os funcionários.

Por exemplo:

  • Um cozinheiro pode se cortar enquanto corta cebolas;
  • Um funcionário pode escorregar e cair devido ao piso escorregadio;
  • Trabalhadores da cozinha podem sofrer lesões nas costas ao descarregar suprimentos;
  • Queimaduras podem ser bastante comuns, infelizmente.

Dada a exposição dos trabalhadores de restaurantes a esses riscos, o treinamento em segurança no local de trabalho é crucial para manter seus funcionários seguros. Para evitar acidentes de trabalho, todos os funcionários devem aprender como limpar, manusear e armazenar utensílios de cozinha afiados. Eles também devem entender como levantar itens pesados corretamente para evitar lesões nas costas. Além disso, os membros da equipe também devem ser obrigados a usar calçados antiderrapantes para reduzir o risco de escorregões e quedas. Garantir que todos os novos funcionários sejam adequadamente integrados e conduzir treinamentos regulares de reciclagem ajudará significativamente a reduzir o risco de lesões no local de trabalho.

Veja aqui nosso artigo sobre como gerenciar equipe, clique aqui e leia agora mesmo.

Responsabilidade Alimentar

É muito desafiador para qualquer restaurante acomodar todas as restrições dietéticas, gostos variados e alergias de seus clientes. No entanto, existem algumas medidas que você pode implementar para manter seus clientes seguros e evitar acusações que possam prejudicar sua reputação. Por exemplo, listar alérgenos como laticínios, nozes, trigo, soja ou frutos do mar, e avisos em seu menu, é um passo crucial nesse processo.

Aplicar medidas de segurança alimentar em sua cozinha é fundamental, pois isso pode levar a possíveis ações judiciais, surtos de intoxicação alimentar e afetar todo o seu negócio. É fundamental garantir que seus pratos sejam preparados minuciosamente para evitar a contaminação cruzada, caso você ofereça alimentos sem alérgenos.

Riscos de lesões de Clientes

Para a maioria dos negócios, existe o risco de um cliente entrar nas instalações e tropeçar e cair. Dado o grande fluxo de pessoas na maioria dos restaurantes, há uma maior chance de que seus clientes (e membros da equipe!) possam se machucar em seu estabelecimento, seja devido a uma bebida derramada no chão ou a uma cadeira no meio do restaurante. Além disso, os restaurantes lidam com derramamentos e esforços regulares de limpeza e precisam ser extra cuidadosos ao criar superfícies escorregadias. É por isso que é essencial responder e agir rapidamente quando um incidente ocorre.

Riscos de danos à Propriedade

Para ter sucesso, os restaurantes dependem muito de seus equipamentos e do local de onde obtêm, preparam e adquirem alimentos. Empresas de hospitalidade estão em um risco significativamente maior de sofrer danos à propriedade do que muitas outras indústrias. Por exemplo, a maioria dos restaurantes lida com chamas abertas e superfícies quentes todos os dias, e o risco de incêndio é uma possibilidade real.

Dado o quão comum é o risco de incêndio na indústria de alimentos, uma das etapas-chave para proteger seus equipamentos e seus funcionários é ser proativo na prevenção de incêndios. Ter um número suficiente de extintores de incêndio e manter sua manutenção (garantindo que estejam carregados) é crucial para evitar que um pequeno incêndio se transforme em um desastre completo. Embora represente um investimento significativo, restaurantes maiores podem considerar sábio investir em um sistema automático de proteção contra incêndio, incluindo sistemas de capuz e filtro. Além disso, fogões a gás e fritadeiras devem ter válvulas de desligamento fáceis e acessíveis, que sua equipe seja treinada para usar.

Para concluir, é vital que os proprietários de restaurantes estejam cientes dos riscos comuns que podem afetar seus negócios, desde lesões de funcionários até responsabilidades relacionadas a alimentos, álcool e danos à propriedade. Tomar medidas proativas, como treinamento em segurança, políticas claras e investimentos em equipamentos de prevenção, é essencial para mitigar esses riscos.

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Texto traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/4-common-risks-restaurant-owners-face

como atrair clientes

Neste artigo, exploraremos estratégias eficazes para expandir a base de clientes do seu restaurante e atrair novos frequentadores. Desde aprimorar sua presença online até aprimorar o serviço ao cliente, estas dicas podem ajudar a aumentar a visibilidade e o sucesso do seu negócio.

Colabore com empresas locais

Apesar da forte concorrência na indústria da hospitalidade, existem momentos em que você pode colaborar com empresas locais para aumentar o fluxo de clientes e a conscientização sobre a sua marca.

Ao estabelecer parcerias com empresas locais de uma maneira que beneficie a base de clientes delas, essas empresas se tornam defensoras do seu restaurante. Por exemplo, você pode colaborar com uma concessionária local e vender a eles cartões-presente ou vouchers de restaurante para que eles possam oferecer aos novos compradores de carros como um presente de agradecimento. Você também pode promover descontos para academias e escritórios próximos. Além disso, seja criativo e ofereça sorvete grátis para crianças que trouxerem um boletim com boas notas. Seja criativo e comece a entrar em contato para explorar as possibilidades, existem muitas maneiras diferentes para atrair novos clientes.

Convide os melhores amigos de seus clientes

Permitir que os clientes tragam seus cães para o seu estabelecimento local é um benefício para muitos clientes, e como proprietário de um negócio, há oportunidades para você nisso. Seja criando uma área externa dedicada para clientes que tragam seus adoráveis amigos de quatro patas ou adicionando petiscos para cães ao menu, ter um local amigável para cães provavelmente aumentará seus lucros e sua reputação.

Veja aqui nosso artigo sobre como potencializar as vendas em seu negócio, clique aqui e acesse agora mesmo.

Revele os bastidores

Os clientes raramente têm a oportunidade de dar uma espiada no que acontece nos bastidores de seu local favorito. Mesmo que você não tenha uma cozinha aberta, uma ótima maneira de envolver seus clientes é convidá-los a ver os chefs em ação.

Seja mostrando como o chef prepara seu próprio pão ou criando um prato especial para um aniversário, você pode usar as redes sociais para promover os novos itens do menu do restaurante e interagir com seus clientes.

Crie uma cultura de engajamento

A melhor e mais eficaz método de atrair clientes para qualquer restaurante (ou negócio, para dizer a verdade) é o boca a boca positivo. Se seus clientes tiverem uma experiência incrível, eles contarão entusiasticamente aos outros e recomendarão seu estabelecimento. Isso é especialmente verdadeiro quando os clientes regulares sentem que têm um relacionamento pessoal com os membros da sua equipe.

Seja através de seus funcionários lembrando dos nomes dos clientes ou de seus pedidos favoritos, existem várias maneiras de se envolver com seus clientes. Ao criar uma cultura de engajamento, você pode ter certeza de que estará formando um exército de embaixadores que espalharão a palavra e atrairão novos clientes.

Assuma o Controle das Avaliações

Sites de avaliações online como o Google e o TripAdvisor podem ser facilmente vistos como fonte de preocupação para proprietários de restaurantes. No entanto, reconhecendo e aproveitando o poder desses sites, você pode transformar um problema em uma oportunidade. Comece treinando sua equipe para pedir aos clientes que deixem uma ótima avaliação quando sabem que estão gostando da experiência.

Não se esqueça de monitorar e responder rapidamente às avaliações negativas, convidando o cliente a voltar para outra tentativa, talvez com um cupom ou desconto. Avaliações positivas significarão mais clientes, e avaliações não tão boas podem ser uma oportunidade para transformar uma experiência ruim em um novo começo.

Veja também nosso artigo sobre como lidar com avaliações negativas, clique aqui e leia agora mesmo.

Conheça a Equipe

Algo que os clientes adoram é quando um chef interage com eles. Uma ótima maneira de fazer isso é o chef sair de sua cozinha e pessoalmente cumprimentar e conhecer seus clientes, e por que não, até mesmo servi-los? Ao criar esse relacionamento, você verá os clientes retornando ao seu estabelecimento e espalhando a palavra sobre sua experiência.

Você também pode seguir outra abordagem e postar receitas nas redes sociais para criar conversas. De qualquer forma, compartilhar é sinônimo de cuidado, e seus clientes provavelmente mostrarão sua apreciação com sua fidelidade.

Todas essas dicas são muito importantes mas, antes de tudo, você precisa de processos e preparos muito bem estruturados, isso pode ser facilmente atingido com um software robusto e moderno como o Menu Control! Clique aqui e crie sua conta e faça um teste gratuito na plataforma.

Artigo traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/7-ways-to-reach-new-restaurant-customers

paisagem pequena cidade

Se você administra um restaurante em uma cidade pequena, provavelmente não tem muita concorrência. No entanto, também pode ser que não tenha uma base de clientes muito grande. Você pode resolver isso expandindo seu alcance geográfico. Crie uma especialidade que torne seu restaurante famoso e atraia clientes de longe. Considere sediar competições culinárias. Isso colocará sua pequena cidade e seu restaurante no mapa.

Itens Especiais

Aperfeiçoe um prato do menu que fará as pessoas implorarem por mais. Talvez seja a torta de nozes da Tia Maria, hambúrgueres suculentos com seu molho secreto ou frango frito que traga lembranças emocionantes de casa para seus clientes. Destaque produtos agrícolas locais no menu.

Marketing

Chame a atenção dos transeuntes com outdoors e anúncios em rodovias importantes e estradas que cruzam sua pequena cidade. Anuncie em letras grandes que seu restaurante é o lar da famosa feijoada, ou seja lá qual for sua reivindicação de fama. Coloque anúncios em jornais regionais com cupons para incentivar os turistas a irem até seu restaurante. Sugira uma coluna semanal de “Conheça seu vizinho” ao editor do jornal local e ofereça-se para dar a primeira entrevista.

Clique aqui e leia nosso post sobre planos de marketing simples e eficientes!

Festivais Gastronômicos

Patrocine um festival que destaque sua especialidade ou a agricultura regional. Se você vive na capital nacional da laranja, crie uma receita incrível de bolo e destaque-a no festival anual da laranja. Inclua o nome de seu restaurante em todos os materiais promocionais. Convide comunidades locais e vizinhas de sua pequena cidade para participar e competir em um concurso de culinária. À medida que a notícia sobre o festival se espalhar, ele atrairá visitantes, impulsionando a economia de sua pequena cidade e dando credibilidade ao seu restaurante. Procure oportunidades para mostrar suas habilidades culinárias em outros festivais e competições.

Especiais

Projete seu menu com base em segmentos de mercado específicos. Realize uma noite para crianças, para que os pais se sintam à vontade para jantar com seus filhos pequenos sem se preocupar em incomodar outros clientes. Se sua comunidade tiver uma grande população idosa ou muitos fiéis frequentadores de igrejas, ofereça descontos para idosos ou horários estendidos para o brunch de domingo “depois da igreja”. Crie uma clientela fiel com especiais diários e semanais.

Escola de Culinária

Compartilhe suas habilidades culinárias oferecendo aulas de culinária que se concentrem em suas especialidades, seja panificação, grelhados, sopas ou aperitivos. Realize demonstrações culinárias e permita que a plateia experimente a comida. Convide um sommelier para apresentar e servir harmonizações de vinhos da vinícola local que combinem com a comida.

Atendimento ao Cliente

Toda a comida deliciosa, ambiente agradável e especiais diários não manterão os clientes e atrairão novos se eles não gostarem da experiência gastronômica. Ofereça um excelente atendimento com um sorriso, valor pelo dinheiro gasto e seus clientes continuarão voltando e ajudarão você a expandir seu negócio por meio do boca a boca, como seus clientes são mais escassos por estar em uma pequena cidade, faça com que eles sempre voltem.

Em um ambiente como este, sua grande vantagem competitiva pode ser um software moderno e robusto como o Menu Control, você pode testar gratuitamente, não perca tempo, clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo!

Texto traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/grassroots-marketing-ideas-restaurants-33929.html

definindo preços de cardápio restaurante

Você já tem sua concepção, fornecedores e talvez até um local, mas agora é hora de revisar o seu menu de teste. Ao escrever um plano de negócios para o seu restaurante, a maioria dos futuros proprietários de restaurantes irá criar um menu com ideias e uma estrutura de preços geral, mas e quais estratégias de preço utilizar? Essa estrutura pode se basear no que eles viram pessoalmente em restaurantes ou calculado usando equações simples.

Nesse início de jornada, um software especializado em construção de fichas técnicas, precificação, custos e preços de venda pode ser crucial, não perca tempo, crie sua conta gratuitamente aqui e comece a utilizar agora mesmo!

O problema é que o menu do seu restaurante não é apenas a forma como você ganha dinheiro. Seu menu determina quanto dinheiro você poderia ganhar. Todas as possibilidades de lucro e sucesso se resumem aos preços do seu menu. Então, por onde começar? Aqui você encontrará exatamente como abordar a definição de preços, como avaliar o custo principal do seu restaurante, avaliar seus preços mais baixos e mais altos, além de determinar qual preço é adequado para o conceito do seu restaurante e para os clientes futuros.

Métodos mais comuns para calcular os preços do cardápio de um restaurante

Infelizmente, administrar um restaurante exige muito mais matemática do que a maioria das pessoas considera inicialmente. A boa notícia é que os muitos anos de experiência de proprietários de restaurantes estabeleceram alguns sistemas confiáveis.

O que é um modelo de formação de preços de cardápio?

A ideia é simplesmente pegar seus custos por prato e multiplicá-los por 3 para manter seus custos de alimentos em 33%. No entanto, isso não é particularmente útil, pois apenas assegura que você não obtenha muito lucro, se é que terá algum.

Em vez de usar a abordagem de “multiplicar por 3”, você vai adotar um modelo de estratégia de preço de cardápio. Esses modelos levam em consideração diferentes estratégias de precificação que se mostraram eficazes para diversos conceitos. Em resumo, um modelo de formação de preços de cardápio não é universal, mas sim sistemas testados e comprovados.

  • Prix Fixe, que significa que o cardápio tem múltiplos pratos por um preço fixo. Esse tipo de cardápio é comum em eventos, hotéis e alguns restaurantes.
  • Cardápio baseado em divulgação, que significa que o cardápio apresenta itens específicos e de tempo limitado.
  • Cardápios limitados podem focar em ingredientes de produção local ou sazonal, mantendo os preços em linha com o que é acessível e fresco na época.
  • Cardápios baseados na culinária são os mais comuns e organizam o cardápio e os preços de acordo com a culinária e o conceito do cardápio.

Embora pareçam ser estruturas de cardápio, elas afetam a precificação. Vamos abordar a engenharia e o design de cardápios em breve, mas considere isto: um cardápio Prix Fixe precisa gerar lucro enquanto leva em conta todos os itens servidos. Em contraste, um cardápio baseado em divulgação permite aos proprietários promover itens de alto lucro e baixo custo.

Quais estratégias de preço seus concorrentes utilizam?

Analise os cardápios de outros estabelecimentos similares na região para entender as abordagens adotadas. Alguns restaurantes do segmento fast-casual frequentemente optam por cardápios com ênfase em promoções. Para um restaurante de alto padrão com uma proposta de cardápio mais simplificada, pode ser interessante considerar a utilização de um cardápio mais restrito, permitindo um controle mais preciso dos custos visando maximizar os lucros.

Quais cálculos de precificação são adequados para o seu conceito?

Após decidir quais estratégias de preço de cardápio se encaixam bem, você pode começar a considerar os cálculos por trás dos preços que você estabelece. É como fazer engenharia reversa para o sucesso do seu restaurante.

Os proprietários de restaurantes devem dedicar bastante atenção a cada um desses elementos, pois isso pode significar a diferença entre visitantes frequentes e lucros desejáveis, ou fracasso em seu primeiro ano.

  • Demanda e abordagens de precificação baseadas na demanda — Pegue os itens mais frequentemente pedidos e reavalie o custo. Quanto maior a demanda por um item ou produto, mais você pode cobrar. Aprender como precificar um cardápio de restaurante é o primeiro passo. O segundo passo envolve o uso de sua tecnologia, como um sistema como o Menu Control para a construção de fichas técnicas que contém o custo preciso de suas receitas, e como precificá-las para obter os lucros mais altos possíveis.
  • Tamanho e controle de porções — Quantas vezes você foi a um restaurante e não conseguiu terminar o prato? Você pode pagar R$60 por um prato, mas consegue fazer duas refeições com ele! O tamanho e o controle de porções podem funcionar de duas maneiras. Você pode restringir o controle de porções para que seus clientes saibam que estão recebendo exatamente o que pagaram, ou pode trabalhar com porções grandes, para que seus clientes sintam que estão recebendo um ótimo valor, mesmo que estejam pagando mais.
  • Equilíbrio entre itens de alto e baixo custo — Precificar os itens do cardápio oferece a rara oportunidade de proporcionar algo para todos. Considere uma seção de “valor” no seu cardápio. Praticamente todos os restaurantes, exceto os de alta gastronomia, devem criar um guia claro de precificação de cardápio que apresenta seus pratos do mais caro ao mais barato. Depois, considere como você irá organizar ou dividir esses itens no seu cardápio para criar um equilíbrio entre itens de alto e baixo custo.
  • Tendências e movimentos de mercado — Uma fórmula de precificação de cardápio não é a única solução, pois não leva em consideração as tendências ou movimentos de mercado. Em 2015, conhecido como o ano do abacate, os cardápios aumentaram os preços ou adicionaram cobranças extras apenas por algumas fatias de abacate. Foi uma tendência que fez muitos proprietários e redes mudarem seus preços de cardápio, tente ficar atualizado e perceba as tendências e tente lucrar com isto. Acompanhe nosso blog semanalmente para não perder nenhuma dica.

A precificação de um restaurante é baseada em cálculos matemáticos, mas não é à prova de falhas. Muitos restaurantes atualizam regularmente seus cardápios, alteram os preços ou utilizam cardápios promocionais para controlar os custos e melhorar as margens de lucro. No fim das contas, o seu cardápio deve representar o que seus clientes mais adoram e combinar isso com o que a sua equipe faz de melhor!

Texto traduzido e adaptado de: https://joinposter.com/en/post/restaurant-menu-pricing-strategies

marketing de negócios gastronômicos

Administrar um restaurante envolve muito mais do que apenas gerenciar as operações diárias do estabelecimento. O marketing também é uma parte crucial do plano de ação; afinal, se as pessoas não conhecem o seu restaurante, não podemos esperar que elas venham e consumam em seu negócio. Criar um plano de marketing para o seu restaurante significa pensar em maneiras de alcançar o público certo, ao mesmo tempo em que espalha as novidades sobre o seu menu, ambiente e comodidades especiais.

Vamos dar uma olhada em algumas dicas simples mas muito eficazes para dar aquele up no marketing do seu restaurante:

  1. Defina Objetivos de Marketing Estratégicos: Ter objetivos claros é fundamental. Por exemplo, se você é conhecido por oferecer preços acessíveis, destaque isso em seu marketing com frases como “Os Melhores Hambúrgueres por Apenas R$10!” ou “Buffet de Frutos do Mar por Só R$29,99”. E se as porções do seu prato forem generosas, dê nomes divertidos como “Mega Fome” ou “Super Cheeseburger”.
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  2. Participe de Eventos Locais: Integre-se à comunidade participando de eventos locais. Isso pode incluir oferecer comida para eventos beneficentes, montar um estande em festivais para vender seus pratos e até patrocinar feiras maiores. Isso coloca seu restaurante em destaque e gera reconhecimento.
  3. Fique de Olho na Concorrência: Entenda seus concorrentes. Saiba quantos lugares têm um clima, tema, preços ou pratos semelhantes aos seus. Isso ajudará você a planejar como se destacar. Se um restaurante vizinho tem pratos parecidos, promova o que torna os seus únicos. Se um local de luxo tem o mesmo tema, ajuste seus preços ou faça seu tema se destacar ainda mais.
  4. Ouça o Feedback dos Clientes: Peça opiniões sinceras dos clientes sobre por que eles escolhem seu restaurante e o que acham que poderia melhorar. Pergunte sobre tudo, desde a qualidade da comida até o atendimento dos funcionários. Isso fará os clientes se sentirem valorizados e você terá informações valiosas para direcionar seu marketing.

Investir tempo e esforço em um marketing inteligente e criativo pode ser a chave para impulsionar o sucesso do seu restaurante. Lembre-se, é tudo sobre alcançar as pessoas certas e proporcionar uma experiência que as faça voltar sempre.

Veja nosso artigo sobre como potencializar as vendas em seu negócio, basta clicar aqui.

Texto traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/create-marketing-plan-restaurant-22328.html

tabela nutricional

É comum ir até o supermercado ao menos uma vez por semana e escolher, dentre variados tipos de produtos, aquelas marcas mais visualmente chamativas ou que já estão na nossa memória graças às chamadas publicitárias que todos os dias e em todos os lugares nos circundam. Mas se pararmos para refletir, o número de pessoas que de fato sabem o que estão consumindo é muito baixo, apesar de se preocuparem com a qualidade dos ingredientes inseridos nesses produtos.

Segundo uma pesquisa publicada na “Revista Agropecuária Técnica” (Agrotec), 69% das pessoas entrevistadas conferem as informações nos rótulos e tabelas nutricionais dos produtos que estão consumindo. Porém, ao serem questionadas se conhecem os termos técnicos utilizados, a resposta negativa atingiu os 70% das pessoas entrevistadas.

Por via de regra, qualquer informação presente nas embalagens de qualquer produto é o meio de comunicação que o cliente tem de imediato com o fabricante e por isso elas devem esclarecer prováveis dúvidas sobre esses produtos logo na primeira leitura.

Falando especificamente sobre tabela nutricional, criamos esse artigo para te ajudar a entender no que consiste, como é calculada e principalmente, porque é tão importante ter uma tabela nutricional agregada aos seus produtos.

O que é uma tabela nutricional?

A tabela nutricional é uma lista descritiva dos ingredientes e tipos de nutrientes associada às embalagens de alimentos e bebidas. Ela tem por função esclarecer as quantidades em gramas e percentuais de todas as propriedades contidas no produto em questão, como carboidratos, proteínas, gorduras totais, trans e saturadas, fibras, sódio e também porções diárias ideais de consumo e valores calóricos. Manter essas informações em todas as embalagens de produtos alimentícios é obrigatório por lei regida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Porque inserir uma tabela nutricional nos seus produtos é importante para o seu negócio?

Existem alguns produtos que não possuem obrigatoriedade de apresentação de informações nutricionais, como:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Especiarias;
  • Sal;
  • Café, erva mate e outras ervas que não possuam adição de outros ingredientes;
  • Alimentos preparados e embalados em estabelecimentos comerciais como restaurantes, cafés e lanchonetes;
  • Produtos fracionados nos pontos de venda a varejo, comercializados como pré-medidos, como queijos e embutidos;
  • Frutas, vegetais e carnes in natura, resfriados ou congelados.

Mesmo que alguns alimentos não precisem de tabelas nutricionais, a correta rotulagem é importante, pois fornece imediatamente ao consumidor as indicações necessárias para poder comparar e escolher produtos e avaliar se essas indicações correspondem às suas próprias necessidades. Além disso, essas informações garantem ao seu negócio credibilidade e seriedade da sua marca para com o público, despertando, assim, confiança e aumentando a demanda sobre esses produtos.

Ademais, rotular seus produtos e inserir a tabela nutricional, evitará qualquer tipo de problemas relacionados a políticas públicas e facilitará o maior número de vendas.

Como calcular o valor nutricional de alimentos?

Cada alimento é composto por nutrientes diferentes e possui diferentes densidades, assim como o seu peso. Dessa forma, para saber exatamente a porção recomendada para cada produto, é necessário utilizar uma tabela já pronta para se guiar em relação ao peso aproximado dos alimentos. O Menu Control disponibiliza tabelas de peso médio de porções de hortifruti, de percentual de aproveitamento dos alimentos e de equivalência de medidas caseiras. Para ter acesso a essas tabelas basta clicar aqui.

Regras da Anvisa sobre rotulagem nutricional

A ANVISA exige que as tabelas nutricionais possuam apenas letras pretas em fundo branco de forma que a sua leitura seja a mais compreensível possível e que a tabela esteja localizada juntamente à lista de ingredientes. Além disso, é obrigatória a identificação de açúcares e adicionais e declaração de valor energético por gramas ou mililitros que ajudem na comparação entre os produtos.

Novo formato de rotulagem

No dia 07 de outubro de 2020, uma nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da Anvisa. Essa norma visa possibilitar a melhor e mais completa compreensão das informações nutricionais contidas nas embalagens, de forma que a liberdade de escolha e comparação entre produtos iguais de diferentes marcas seja respeitada, além de reduzir situações que possam gerar engano e desconforto no que se refere à composição nutricional. O Menu Control já está se adequando ao novo formato para garantir que você tenha sempre uma experiência de excelente qualidade dentro da plataforma. Você pode conferir todas as mudanças estabelecidas pela ANVISA clicando aqui.

O Menu Control possui uma ferramenta exclusiva para a criação de tabelas nutricionais. Se você ainda não conhece nossas funcionalidades, clique aqui e conheça os planos disponíveis para facilitar o gerenciamento do seu negócio.

Tomate na inflação

A ficha técnica é uma ferramenta importante para garantir a eficiência e lucratividade de estabelecimentos gastronômicos, principalmente em tempos de crise econômica e inflação. No Brasil, o país enfrenta um momento de alta inflação, o que pode impactar diretamente nos custos de produção de alimentos e, consequentemente, na precificação de pratos e produtos.

Nesse cenário, a ficha técnica ganha ainda mais importância, pois ela permite calcular com precisão o custo de cada prato e, assim, determinar um preço justo que compense os gastos de produção e ainda ofereça uma margem de lucro adequada. Dessa forma, o estabelecimento pode manter sua lucratividade mesmo em tempos de alta inflação.

Ao utilizar a ficha técnica, é possível listar todos os ingredientes necessários para a produção de um prato, calcular a quantidade exata de cada um deles e até mesmo estimar o custo de energia elétrica e água utilizados no processo de produção. Além disso, a ficha técnica permite que o empreendedor tenha uma visão geral do processo de produção, o que pode auxiliar na identificação de desperdícios e na redução de custos desnecessários.

Outra vantagem da ficha técnica é a possibilidade de identificar variações de preços de ingredientes e insumos. Com a inflação em alta, é comum que os preços de produtos utilizados na produção de alimentos sofram variações frequentes. Ao manter a ficha técnica atualizada, é possível identificar essas mudanças de preços e ajustar o custo de produção dos pratos, mantendo a lucratividade do negócio.

Para ilustrar a importância da ficha técnica, podemos citar três chefs de cozinha que recomendam o uso dessa ferramenta em seus estabelecimentos. O primeiro é o renomado chef Alex Atala, do restaurante D.O.M., que sempre destacou a importância da ficha técnica na padronização e qualidade dos pratos. O segundo é o chef Felipe Bronze, do restaurante Oro, que utiliza a ficha técnica para calcular a quantidade exata de cada ingrediente e evitar desperdícios. Por fim, temos o chef Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, que destaca a ficha técnica como uma ferramenta fundamental para o sucesso de um negócio gastronômico.

Em resumo, a ficha técnica é uma ferramenta indispensável para garantir a eficiência e lucratividade de estabelecimentos gastronômicos, especialmente em tempos de alta inflação. Ao utilizar essa ferramenta, é possível calcular com precisão o custo de produção de cada prato, identificar desperdícios e reduzir custos desnecessários, garantindo a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes.

O Menu Control pode ajudar seu negócio a manter as margens de lucro sempre em dia, experimente nosso solução!

Negócios de gastronomia no geral, sobrevivem em margens bem baixas, e, cortes de custos são um incômodo as vezes necessário. Porém, existem maneiras inteligentes de economizar, e maneiras ruins, que, podem até parecer que trazem uma economia no curto prazo, porém são muito ruins se aplicadas por muito tempo. Temos aqui, as 6 melhores sugestões para cortar custos sem manchar sua reputação e mantendo um negócio economicamente saudável.

1 – Reduza a quantidade de fornecedores e entregas

Cada entrega recebida tem um custo embutido. Economize recebendo cada vez menos entregas com a menor quantidade de fornecedores possível. Pedindo uma maior quantidade com menor frequência, além de trazer a economia de menores custos com entregas, você ainda pode conseguir descontos nas compras. Se você negocia com uma menor quantidade de fornecedores, você terá maiores volumes de compras, mas muito cuidado nas quantidades, não podemos ter produtos estragando pelo pedido que foi grande demais, é muito importante saber controlar a quantidade pedida. A maioria dos negócios de alimentação sempre mantém os pagamentos com fornecedores em dia, ser um bom cliente te deixa numa melhor posição de barganha, o que pode trazer ainda melhores economias.

2 – Procure por pequenas formas de cortar custos

Reduzir o tamanho de pratos ou a qualidade da matéria prima é o mais comum quando pensamos em redução de custos. Mas isso pode ser prejudicial à reputação do seu negócio caso os clientes notem a queda na qualidade e na quantidade de comida. Mas, e reduzir o tamanho de alguns ingredientes decorativos, por exemplo? Se você tem uma bebida que é servida com uma fatia de limão presa à borda do copo por exemplo, qual a diferença para o cliente se essa fatia é maior ou menor? é apenas uma decoração, dificilmente algum cliente perceberá uma redução. Outras formas de economia seriam, por exemplo, ao invés de oferecer Sal ou Azeite em porções individuais, embaladas a cada 5g, você pode oferecer um recipiente de sal e azeite na mesa, que terá um custo muito mais baixo. Normalmente procuramos maneiras de economia em grande escala como, redução de colaboradores, tamanho dos pratos, qualidade, mas pequenas economias também podem gerar um ótimo resultado.

Corte de custos em negócios de gastronomia

3 – Siga as estações

Ingredientes sasonais não são somente mais saborosos e mais frescos, eles também podem te ajudar a economizar, e MUITO. Tire total proveito disso, dos vegetais locais da estação em que estamos, e crie cardápios com algumas variações dependendo de que momento do ano estamos. Essa estratégia pode ser muito bom não somente para reduzir os custos, mas também para ajudar na variedade e novidade do cardápio.

4 – Corte pratos não populares

Muitos restaurantes cometem o erro de manter cardápios muito grandes. A pressão dos clientes pode ser grande para a inclusão de certos itens mas, um cardápio com muitas opções pode acabar sendo confuso para os clientes e difícil de manter. Muitos pratos no cardápio também pode significar um queda na qualidade de todos os pratos, tendo em vista que são muitos ingredientes e preparos necessários. Grandes cardápios tem 3 problemas principais:
– Com muitos pratos no cardápio, os clientes demoram mais para escolher e fazer os pedidos. Para um restaurante com alto fluxo de clientes, cada minuto a mais gasto por um cliente pode ser um problema, ter um cliente indeciso é perder dinheiro nesta situação.
– Com mais pratos no cardápio, você precisa de mais espaço na cozinha. Antes de definir seu cardápio, considere quanto espaço e equipamentos você tem na cozinha. Se você precisa posicionar um equipamento para um prato novo na sua área de montagem por exemplo, menos pratos podem ser montados e, maior pode ser a demora em horários de pico.
– E finalmente, quanto mais pratos você tem no cardápio, maior deve ser seu estoque. Ingredientes frescos estragam com certa rapidez, então, quanto mais itens você precisar para manter seus pratos, maior o risco de que eles estraguem e, mais espaço do seu estoque será ocupado.

Para manter margens saudáveis e diminuir disperdicios e problemas, o recomendado é reduzir seu cardápio e manter somente o que vende melhor ou as opções que tem uma maior margem de lucro. Quantos pratos deveriam ter no seu cardápio é um pouco relativo mas, por categoria, deveríamos manter 7, que pode variar para mais ou para menos dependendo do tipo e tamanho do seu negócio.

5 – Tenha um design de cardápio inteligente

Você considera que está utilizando o seu cardápio o máximo que pode? Ter a sua marca e as cores do seu negócio é algo necessário mas, não o suficiente. Aqui vão algumas dicas para melhorar o design do seu cardápio.
– Identifique seus itens de maior lucratividade (pratos mais caros com baixo custo de ingredientes), e faça com que eles sejam bem visíveis e atrativos, use negrito, cores diferentes e elementos de moldura como caixas. Não tenha medo de usar ilustrações ou até fotos, caso isso se encaixe no seu estilo de cardápio. Consulte nosso artigo sobre fotos nos cardápios para ver mais dicas.
-A maioria dos pesquisadores concordam que, quando os cliente vão ler o cardápio de um restaurante, o primeiro local onde batem o olho é no canto superior direito. Esse “ponto chave” é o lugar perfeito para colocar os itens que você mais quer vender. Monte seu cardápio baseado também na ordem em que os clientes vão verificar, o que chamar a atenção primeiro já tem uma grande vantagem se comparado aos demais itens.
– Coloque os itens mais lucrativos próximos a pratos com preços altos, o primeiro vai parecer muito mais em conta e é mais provável que seja pedido pelo cliente.
– Não deixe seus preços alinhados em uma coluna. Apesar de ser mais elegante, quando os preços estão alinhados em uma coluna específica, é mais provável que o cliente compare os preços e escolha os com preço mais baixo, mesmo que esteja interessado em outro.

6 – Tenha o apoio da tecnologia para diminuir custos

A tecnologia é uma grande aliada na hora de diminuir custos em um negócio, existem diversas ferramentas que podem te auxiliar de diversas formas diferentes a economizar e a melhorar seus lucros.

Uma delas é o Menu Control, um software de gestão de fichas técnicas e rótulos nutricionais, as fichas técnicas ajudam muito a padronizar os pratos e preparos do seu restaurante e é uma aliada obrigatória para qualquer negócio de gastronomia de sucesso. Ter seus custos separados por ingrediente, por porção, por prato, trás ao empreendedor ótimos dados para análise e melhorias. Clique aqui e crie sua conta agora mesmo para testar gratuitamente!

Artigo traduzido e adaptado de: https://www.lsretail.com/resources/6-clever-ways-cut-cost-restaurant