objetivos de restaurantes buffet

Os restaurantes de buffet podem enfrentar problemas quando não dedicam tempo para formular quais são seus objetivos comerciais. Sem ter uma compreensão clara dos objetivos operacionais, os buffets podem acabar atendendo ao público errado, gerando desperdício de alimentos ou não otimizando completamente o lucro.

Aqui estão alguns pontos de atenção para este tipo de restaurante.

1º objetivo: Satisfação do Cliente

Restaurantes de buffet, apesar de terem a reputação de focar mais na quantidade do que na qualidade, enfrentam uma clientela cada vez mais exigente que deseja ambos. Para manter os hóspedes satisfeitos, os buffets podem se concentrar em detalhes como a frescura dos ingredientes, substituições frequentes, variedade e “estações de ação” para pedidos personalizados. Gerentes de buffets podem operar com base em princípios fundamentais, como objetivos relacionados à qualidade, consistência e serviço, para revitalizar buffets pouco atraentes. Um bom ponto de partida para os buffets é direcionar seu principal grupo demográfico socioeconômico e, em seguida, adaptar outros objetivos de acordo.

2º objetivo: Rentabilidade vs. Fluxo de Clientes

Buffets precisam equilibrar a rentabilidade interna com a atração de clientes. Para maximizar o lucro, é crucial manter os custos alimentares abaixo de 40%. No entanto, isso pode resultar em menor qualidade e variedade, afetando o fluxo de clientes. Se o foco for atrair mais clientes, os custos alimentares podem ser mais altos, mas a qualidade pode ser um atrativo para o público desejado. Encontrar o equilíbrio certo é essencial para o sucesso do buffet.

3º objetivo: Controle de Custos

Considerando que os alimentos podem representar mais da metade dos custos totais de um restaurante de buffet, um objetivo crítico para os gerentes é minimizar o desperdício. Os buffets devem ser especialmente vigilantes no final do dia, quando a maior parte do desperdício de alimentos ocorre. Além disso, os gerentes podem experimentar com diferentes bandejas de serviço de profundidades variadas e ajustar conforme o volume de clientes. Por exemplo, bandejas mais rasas dão a impressão de estar cheias sem exigir uma produção excessiva. Além disso, copos de bebida maiores ajudam as pessoas a se saciarem com líquidos e reduzem o consumo excessivo.

4º objetivo: Lealdade do Cliente

Um restaurante de buffet precisa fazer mais do que oferecer uma grande quantidade de comida para o maior número possível de clientes em um curto período de tempo. Assim como qualquer restaurante, um buffet também precisa se promover de forma eficaz e construir a lealdade do cliente para gerar negócios recorrentes. Ao proporcionar ao cliente uma experiência gastronômica memorável, o buffet incentiva um relacionamento contínuo com o restaurante. Programas de fidelidade que recompensam clientes frequentes podem ajudar a manter um restaurante de buffet sempre cheio.O Menu Control é um software especializado em fichas técnicas e precificação de receitas gastronômicas, ou seja, é a ferramenta ideal para restaurantes de buffet que buscam melhorar a qualidade e a consistência dos pratos, reduzir o desperdício de alimentos e aumentar a rentabilidade.

Utilize a tecnologia a seu favor

Softwares modernos podem ser uma ótima forma de ajudar com todos os pontos que citamos acima, convidamos você a conhecer o Menu Control

O Menu Control oferece uma série de funcionalidades que podem ajudar os buffets a atingir seus objetivos operacionais, incluindo:

  • Geração de fichas técnicas automatizadas
  • Cálculo do custo real de cada prato
  • Simulação de diferentes cenários de precificação
  • Gestão de estoque e compras
  • Controle de custos
  • Análise de desempenho

Artigo traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/objectives-buffet-restaurant-80351.html

aluguel de resturante

Restaurantes bem-sucedidos em qualquer nível têm várias coisas em comum. Sua comida atende às expectativas dos clientes, o marketing atrai clientes suficientes para pagar as contas e os custos permanecem sob controle. Os custos com alimentos e mão de obra são as duas maiores despesas e exigem gerenciamento diário do chef ou da equipe de gerenciamento. Os custos de locação geralmente são a terceira maior despesa, mas nem sempre são tão variáveis e, às vezes, são negligenciados.

Aluguel como Porcentagem das Vendas

Os custos com alimentos e mão de obra de seu restaurante geralmente absorverão de 60 a 70 por cento das receitas, ou aproximadamente dois terços do total. O terço restante das receitas precisa cobrir tudo o mais, incluindo aluguel, impostos e – esperançosamente – algum lucro. Na maioria dos casos, a experiência coletiva da indústria mostra que o custo do aluguel não deve ultrapassar 5 a 8 por cento das receitas totais do restaurante. Com base nisso, um restaurante local com R$800.000,00 em vendas deve esperar pagar de R$40.000,00 a R$64.000,00 por ano.

Uma ótima maneira de controlar os custos com mercadorias, é utilizando um software eficiente e intuitivo como o Menu Control, especializado em fichas técnicas e rótulos, o Menu Control pode ser utilizado gratuitamente, clique aqui para criar sua conta gratuitamente agora mesmo!

Custo Total de Ocupação

O próprio pagamento do aluguel não reflete o custo total de ocupação desse espaço. Você também deve contabilizar uma variedade de impostos, bem como o seguro do prédio e do conteúdo do restaurante.

A maioria dos restaurantes também é responsável por uma parcela de outros custos relacionados ao prédio, como manutenção do estacionamento e serviços de limpeza. Isso é chamado de manutenção de área comum, ou CAM. Esses fatores são combinados com o pagamento básico do aluguel para chegar ao seu custo total de ocupação. Eles não devem adicionar mais do que 2 a 3 por cento ao custo básico do aluguel, totalizando custos de ocupação de 8 a 10 por cento das receitas.

Começando o cálculo

Esses cálculos são fáceis ao renovar um contrato de locação ou em um cenário de franquia, onde custos e receitas podem ser projetados de forma confiável. É mais complicado para startups independentes, que são mais especulativas. Um aspirante a restaurateur deve ter uma imagem clara dos aluguéis de mercado na área e precisa ter um plano de negócios realista e detalhado em vigor.

Se seu restaurante não gerar receita suficiente para cobrir o aluguel de mercado, é hora de procurar em outro lugar. Alternativamente, discuta uma taxa de aluguel variável com o proprietário. Estabeleça um aluguel base e, em seguida, uma escala móvel de aumentos derivados das receitas do restaurante. Quando o restaurante prospera, o proprietário prospera.

Veja também nosso post sobre como reduzir custos, clique aqui e leia agora mesmo.

Estratégias de Renegociação do Aluguel

Às vezes, um pagamento de aluguel pode se tornar insustentável se suas receitas forem mais baixas do que o esperado. Se o problema for temporário ou se for causado por problemas econômicos maiores nacionais ou locais, os proprietários geralmente estão abertos a renegociar o contrato de locação. Custa dinheiro aos proprietários de imóveis ter propriedades desocupadas, e a troca para novos inquilinos é uma despesa adicional.

Inquilinos estáveis e de longo prazo proporcionam aos proprietários de imóveis uma receita previsível, então muitas vezes é do interesse do proprietário trabalhar com seu restaurante e ajudá-lo a permanecer viável. Isso é menos provável se a economia local estiver forte, a demanda for alta e o restaurante for mal administrado.

Exceções à Regra

Como em qualquer regra geral, existem exceções a essas porcentagens padrão. Alguns restaurantes têm modelos de negócios que permitem custos significativamente abaixo da média com alimentos ou mão de obra, o que possibilita pagar mais pelo aluguel. Algumas localidades fornecem uma clientela incorporada e volumes de vendas previsíveis, como um parque temático ou uma localização de resort com alto tráfego e concorrência limitada. Nesses casos, o volume de vendas e a redução na necessidade de publicidade podem justificar um custo total de ocupação mais alto, permitindo ainda lucros saudáveis.

Texto traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/percentage-rent-vs-revenue-restaurants-63410.html

pedido entrega delivery

Em um mundo onde a conveniência é de extrema importância e o tempo é precioso, oferecer serviço de entrega de alimentos transformou-se de uma tendência para uma necessidade. Seja você o gerente de um café ou restaurante, integrar a entrega de alimentos aos seus serviços é uma jogada crucial.

Antes da pandemia, a entrega de alimentos já era comum, mas desde então ela cresceu a uma taxa incrível. Em 2021, o mercado global de entrega de alimentos online foi avaliado em $106,1 bilhões de dólares americanos, e prevê-se que atinja $223,7 bilhões de dólares americanos até 2027.

Então, por que ter um serviço de entrega de alimentos é tão importante? É exatamente isso que estamos aqui para explorar. Aqui estão algumas razões pelas quais a entrega de alimentos é vital para o seu restaurante.

Cresça seu negócio e receitas com entregas

O delivery de alimentos aumenta suas vendas ao expandir sua base de clientes e ampliar seu alcance além de sua localização física. O uso de um serviço de entrega de terceiros demonstrou aumentar o volume de vendas de restaurantes em 10 a 20%.

Adicionar a entrega de alimentos aos seus serviços também proporciona uma vantagem competitiva significativa em relação a outros restaurantes em sua região, destacando-se daqueles que ainda não aderiram à tendência de entrega de alimentos.

Além disso, muitas vezes, torna mais fácil apresentar oportunidades de venda adicional. Conforme os clientes fazem o pedido no aplicativo de entrega que estão usando, você pode sugerir ou agrupar itens adicionais, incentivando-os a comprar mais e aumentando o valor médio do pedido.

Quer padronizar os pratos e receitas do seu restaurante? O software Menu Control oferece soluções rápidas e completas para criação de fichas técnicas e rótulos nutricionais. Clique aqui e crie sua conta agora mesmo gratuitamente.

Amplie o alcance de seus clientes

Com o delivery de alimentos, você não apenas terá mais compras dos seus clientes fiéis quando eles não quiserem ir até a sua localização física, mas também se abrirá para um novo grupo demográfico de clientes. Esse novo grupo demográfico pode nunca ter visitado sua localização física devido à distância, conflitos de horários ou simplesmente por preferência.

Cada vez mais pessoas estão optando por serviços de delivery de alimentos como uma forma de desfrutar de suas refeições. Os millennials são os principais impulsionadores dessa mudança, com 71% deles fazendo pedidos de entrega de alimentos semanalmente. Ao introduzir a entrega de alimentos em seu restaurante, você pode conquistar essa audiência em crescimento e transformá-los em clientes fiéis.

Veja também nossas dicas de marketing, clique aqui e leia agora mesmo

Aumente a satisfação do cliente e a conveniência

A satisfação do cliente e a conveniência são fundamentais para qualquer restaurante de sucesso. Com a entrega de alimentos, você não está apenas servindo comida, está proporcionando a máxima conveniência.

A entrega de alimentos também permite atender a uma ampla gama de preferências. Seja para atender a necessidades dietéticas específicas ou a personalizações particulares, você garante que nenhum cliente fique sem opções. Quando esse nível de consideração está incorporado ao seu menu, não passa despercebido e pode promover fidelidade a longo prazo.

A entrega de alimentos não apenas mantém os clientes existentes, mas também pode transformá-los em defensores do seu restaurante. Se posicionada corretamente, a entrega de alimentos pode servir como um canal para feedback direto e avaliações, proporcionando novos insights para aprender.

Aumente a exposição da marca e o marketing com entregas

Vamos falar sobre destacar o nome do seu restaurante. Com a entrega de alimentos, você não está apenas entregando refeições – está embalando sua marca junto com elas. Imagine essas entregas chegando em caixas com o logo e a identidade visual do seu restaurante. Isso é um verdadeiro ouro em termos de marketing, criando uma impressão duradoura que fica na mente (e estômago) dos seus clientes.

Sem mencionar a visibilidade online aumentada ao estar em aplicativos de entrega de terceiros. Estar presente nesses aplicativos de entrega de terceiros impulsiona instantaneamente a visibilidade e a presença online do seu restaurante. Além disso, a entrega de alimentos o coloca em sintonia com o público tecnológico, e oferecer entregas fala muito sobre a adaptabilidade do seu restaurante.

Minimize desafios e fatores externos

No imprevisível mundo dos negócios de restaurantes, enfrentar desafios de frente é uma necessidade. É aí que entram os aplicativos de entrega de alimentos. Lembra daqueles dias em que o clima tinha sua própria agenda, desencorajando os clientes a saírem de casa? Com a entrega de alimentos, faça chuva ou faça sol, as refeições do seu restaurante estão a apenas alguns cliques de distância dos seus clientes.

Atraia mais clientes com promoções e entregas

Um dos aspectos mais atrativos de integrar a entrega de alimentos às ofertas do seu restaurante é a oportunidade de atrair novos clientes por meio de promoções bem elaboradas. As promoções não se limitam apenas a atrair novos clientes. Elas também são uma maneira fantástica de recompensar seus clientes existentes por sua lealdade. Oferecer ofertas exclusivas para assinantes de e-mail ou membros do programa de fidelidade não apenas os faz sentir valorizados, mas também os incentiva a voltar para mais. Afinal, quem pode resistir a um código de desconto personalizado entregue diretamente em sua caixa de entrada?

O delivery de alimentos não é uma tendência que está desaparecendo em breve, é uma indústria que está prosperando. Os números falam por si, desde o crescimento do mercado global de entrega de alimentos online até o aumento nas vendas experimentado por restaurantes que a adotaram.

Ao integrar a entrega de alimentos em seu restaurante, você está redefinindo a conveniência, alcançando os clientes onde quer que estejam, ao mesmo tempo em que aumenta sua própria receita.

Texto traduzido e adaptado de: https://www.cuboh.com/blog/why-having-food-delivery-is-vital-for-restaurants

custos para restaurante

Administrar um restaurante não é barato. Em alguns casos, um proprietário de restaurante pode se considerar “sortudo” se acabar com um lucro de cinco por cento depois de contabilizar todas as despesas. Os custos de alimentos e outros produtos vendidos, pessoal e imóveis são todas despesas cotidianas em um restaurante.

Custos de Alimentos e Outros Produtos

Uma das principais despesas na operação de um restaurante é o custo de alimentos, bebidas e outros produtos, comumente chamado de custo dos produtos (ou mercadorias) vendidos (CMV). Itens de limpeza e incidentais, como canudos e embalagens para viagem, também estão incluídos nessa categoria de despesas. Idealmente, o custo dos produtos vendidos não ultrapassará 40 por cento da receita que um restaurante gera, de acordo com o consultor de restaurantes Peter Ryan. Restaurantes comuns geralmente têm um custo de produtos vendidos mais baixo do que restaurantes mais sofisticados.

Uma ótima forma de contornar isso, é utilizando um software moderno e robusto como o Menu Control, que te ajuda a montar suas fichas técnicas profissionais, mantendo o padrão e qualidade dos seus produtos. Além disso, ainda pode te oferecer as informações nutricionais de seus pratos com poucos cliques. Clique aqui e faça seu registro agora mesmo para utilizar o sistema gratuitamente!

Custos com Mão de Obra

Outra despesa significativa é a mão de obra. Não é possível administrar um restaurante sem uma equipe, embora seja possível controlar o custo da mão de obra ajustando o número de membros da equipe em um turno a qualquer momento. Um turno mais tranquilo pode precisar apenas de um único garçom e auxiliar de limpeza, em vez de dois ou mais. O custo da mão de obra também inclui impostos sobre folha de pagamento e quaisquer benefícios que você ofereça aos funcionários.

Veja também nosso artigo sobre gerenciamento de equipes. Clique aqui.

Custos de Aluguel e Ocupação

O custo do prédio do restaurante não deve ultrapassar 10 por cento de sua receita, quer você pague aluguel ou tenha um financiamento. Outras despesas nesta categoria incluem impostos sobre a propriedade e seguro. Serviços públicos como gás, eletricidade e água também são despesas a serem consideradas. O custo do aluguel ou do financiamento é uma despesa fixa, enquanto os serviços públicos podem ser fixos ou variáveis.

Despesas Operacionais

As despesas operacionais de um restaurante incluem o custo de pratos e equipamentos de cozinha, bem como publicidade. Um sistema de ponto de venda baseado em computador é outra despesa operacional. Um restaurante pode manter suas despesas operacionais baixas ao usar pratos que não quebram facilmente ou ao limitar a quantidade de itens descartáveis que utiliza. Oferecer aos clientes apenas um tamanho de bebida ajuda a manter as despesas baixas, pois o restaurante não precisará pedir vários tamanhos de copos ou taças.

Texto traduzido e adaptado de https://smallbusiness.chron.com/expenses-running-restaurant-21026.html

tendências em restaurantes 2024

O setor de restaurantes é um dos mais dinâmicos da economia, e as tendências econômicas podem ter um impacto significativo em seu sucesso. Os proprietários de restaurantes precisam estar atentos às últimas tendências para garantir que seus negócios estejam bem posicionados para o futuro.

Aqui estão algumas das principais tendências econômicas que os restaurantes devem considerar:

  • Incerteza econômica: A incerteza econômica pode levar a uma redução no gasto com alimentação fora de casa. Os restaurantes precisam estar preparados para lidar com essa redução de demanda, oferecendo preços competitivos e opções de menu que sejam acessíveis para um público amplo.
  • Aumento dos custos: Os custos de operação dos restaurantes estão aumentando, incluindo custos de mão de obra, alimentos e aluguel. Os restaurantes precisam encontrar maneiras de gerenciar esses custos para manter seus lucros.
  • Inovação tecnológica: A tecnologia está transformando a indústria de restaurantes. Os restaurantes estão usando a tecnologia para melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência e reduzir os custos. O Menu Control é um software de criação de fichas técnicas, onde você pode criar suas fichas de modo profissional, com apenas alguns cliques. Além disso, oferece também rótulos nutricionais, outra ferramenta importante considerando o crescimento da tendência de alimentação saudável que já é presente a alguns anos. Clique aqui e crie sua conta agora mesmo.
  • Pessoal qualificado: A falta de pessoal qualificado é um desafio crescente para os restaurantes. Os restaurantes precisam encontrar maneiras de atrair e reter funcionários qualificados.

Aqui estão algumas dicas para os restaurantes lidarem com essas tendências:

  • Ofereça preços competitivos: Os restaurantes precisam ser competitivos em termos de preços para atrair clientes. Isso pode ser feito oferecendo descontos, promoções e menus de baixo custo.
  • Ofereça opções de menu acessíveis: Os restaurantes precisam oferecer opções de menu que sejam acessíveis para um público amplo. Isso pode ser feito oferecendo pratos de tamanhos menores, opções de menu com ingredientes mais baratos ou refeições pré-preparadas.
  • Gerencie os custos: Os restaurantes precisam gerenciar seus custos com atenção para manter seus lucros. Isso pode ser feito renegociando contratos com fornecedores, otimizando o uso de ingredientes e equipamentos e automatizando tarefas administrativas.
  • Invista em tecnologia: A tecnologia pode ajudar os restaurantes a melhorar a eficiência e reduzir os custos. Os restaurantes podem investir em software de gerenciamento de restaurantes, sistemas de pagamento móveis e equipamentos de cozinha inteligentes.
  • Invista no treinamento de funcionários: Os restaurantes precisam investir no treinamento de funcionários para melhorar a qualidade do serviço e a experiência do cliente. Os restaurantes podem oferecer treinamento interno, fornecer oportunidades de desenvolvimento profissional e incentivar os funcionários a aprenderem por conta própria.

Ao estar ciente das tendências econômicas e tomar medidas para se adaptar a elas, os restaurantes podem melhorar suas chances de sucesso no futuro.

Além das dicas acima, os restaurantes que desejam se destacar no mercado devem considerar as seguintes estratégias:

  • Ofereça uma experiência única: Os restaurantes devem se concentrar em oferecer uma experiência única que os diferencie da concorrência. Isso pode ser feito por meio de um conceito de restaurante inovador, um menu criativo ou um serviço personalizado.
  • Concentre-se no marketing: Os restaurantes precisam investir em marketing para divulgar seus negócios e atrair clientes. Isso pode ser feito por meio de mídia social, marketing digital e publicidade tradicional.
  • Construa relacionamentos com clientes: Os restaurantes devem construir relacionamentos com seus clientes para fidelizá-los. Isso pode ser feito por meio de programas de fidelidade, ofertas especiais e atendimento ao cliente personalizado.

Ao adotar essas estratégias, os restaurantes podem aumentar suas chances de sucesso no mercado competitivo de gastronomia.

Artigo traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/economic-trends-restaurants-71804.html

desafio de atendimento resturante

O atendimento ao cliente é um grande desafio e fator crítico para o sucesso de qualquer negócio, mas é especialmente importante para restaurantes. Em um mercado cada vez mais competitivo, os clientes têm muitas opções, e eles estão mais propensos a escolher um restaurante que ofereça um bom atendimento.

Aqui estão cinco desafios comuns de atendimento ao cliente na indústria de restaurantes e como superá-los:

Desafio 1: Atrasos e erros no atendimento

Os clientes esperam ser atendidos rapidamente e sem erros. Se os funcionários não estiverem bem treinados ou se os processos não forem eficientes, os clientes podem experimentar atrasos e erros no atendimento.

Como superar:

  • Invista em treinamento de funcionários: Certifique-se de que seus funcionários estejam bem treinados em todas as áreas de atendimento ao cliente, incluindo como tirar pedidos, atender às necessidades especiais dos clientes e resolver problemas.
  • Desenvolva processos eficientes: Crie sistemas e processos que ajudem os funcionários a fornecer um atendimento ao cliente eficiente e eficaz.
  • Forneça as ferramentas e recursos necessários: Certifique-se de que seus funcionários tenham as ferramentas e recursos de que precisam para fazer seu trabalho, como um sistema de ponto de venda (PDV) eficiente e um menu atualizado.

Veja também nosso artigo sobre gerenciamento de equipes em restaurantes: Clique aqui e leia agora mesmo

Desafio 2: Insatisfação com a comida ou o serviço

Mesmo que o atendimento seja eficiente, ele ainda pode ser insatisfatório se os clientes não estiverem satisfeitos com a qualidade da comida ou do serviço.

Como superar:

  • Ofereça comida de alta qualidade: Use ingredientes frescos e de alta qualidade e prepare os pratos com cuidado, e mantenha o padrão de qualidade de suas receitas. Com um software como o Menu Control, você consegue padronizar seus preparos e receitas montando fichas técnicas profissionais com poucos cliques. Clique aqui e faça seu teste gratuito agora mesmo.
  • Ofereça um serviço atencioso: Seja amigável e prestativo, e esteja disposto a atender às necessidades especiais dos clientes.
  • Ouça os feedbacks dos clientes: Peça aos clientes que forneçam feedback sobre sua experiência. Use esses feedbacks para melhorar a qualidade da comida e do serviço.

Desafio 3: Inconsistência no atendimento

Os clientes esperam um atendimento consistente em todos os seus pontos de contato com um restaurante. Se o atendimento for inconsistente, os clientes podem ficar confusos ou desapontados.

Como superar:

  • Defina expectativas claras para os funcionários: Certifique-se de que todos os funcionários saibam o que é esperado deles em termos de atendimento ao cliente.
  • Ofereça treinamento consistente: Certifique-se de que todos os funcionários recebam o mesmo treinamento em atendimento ao cliente.
  • Monitore o atendimento regularmente: Monitore o atendimento ao cliente para identificar e corrigir quaisquer inconsistências.

Desafio 4: Dificuldade de contato com o restaurante

Os clientes esperam que os restaurantes sejam acessíveis. Isso significa que eles devem ser capazes de entrar em contato com o restaurante facilmente se tiverem perguntas ou reclamações.

Como superar:

  • Ofereça várias opções de contato: Forneça aos clientes várias opções para entrar em contato com o restaurante, como telefone, e-mail e mídias sociais.
  • Responda às solicitações de clientes de forma rápida e eficiente: Responda às solicitações de clientes de forma rápida e eficiente, tanto por telefone quanto por e-mail.
  • Esteja disponível para resolver problemas: Se um cliente tiver um problema, esteja disposto a resolvê-lo rapidamente e de forma satisfatória.

Desafio 5: Falta de compreensão das necessidades dos clientes

Os clientes esperam que os restaurantes entendam suas necessidades. Se os funcionários não entenderem as necessidades dos clientes, eles podem fornecer um atendimento insatisfatório.

Como superar:

  • Treine os funcionários a ouvir ativamente os clientes: Certifique-se de que os funcionários estejam focados nas necessidades dos clientes e estejam dispostos a fazer perguntas para entender melhor essas necessidades.
  • Ofereça aos clientes opções personalizadas: Permita que os clientes personalizem seus pedidos ou experiências.
  • Ofereça um serviço personalizado: Conheça os clientes regulares e suas preferências.

Texto traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/tips-managing-food-business-2657.html

gerente de restaurante

Um gerente geral de restaurante tem muitos deveres a desempenhar durante um turno. Os principais pontos na execução dessas tarefas se resumem a interações com os clientes e funcionários. Um gerente geral eficaz pode equilibrar esses dois elementos para proporcionar aos clientes a melhor experiência de possível, ao mesmo tempo em que mantém os garçons e outros funcionários do restaurante desempenhando suas tarefas.

Manter um estoque adequado

Parte das responsabilidades como gerente geral de um restaurante envolve fazer uma variedade de pedidos de produtos, incluindo bebidas alcoólicas, canudos, talheres, descartáveis e produtos alimentícios (insumos). A coordenação com os demais funcionários – chef da cozinha, barman ou garçons – é crucial para obter as informações certas sobre o que os clientes estão comprando, para que você possa fazer o pedido da quantidade certa de estoque para manter o restaurante abastecido. Ficar sem estoque em um sábado movimentado à noite pode prejudicar sua reputação com os clientes, e a lucratividade do negócio.

Neste ponto, uma ferramenta como o Menu Control pode ser vital, com ele, você monta suas fichas técnicas detalhadamente de forma rápida e intuitiva, fazendo assim com que todos os ingredientes para o preparo de seus pratos estejam perfeitamente quantificados. Clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Organizar os funcionários e horários

Manter quantidades adequadas de pessoas é tão importante quanto quais membros da equipe você tem. Seus funcionários de serviço, em particular, incluindo garçons, auxiliares de limpeza e pessoal da cozinha, ditam o fluxo da casa e permitem que a noite transcorra sem problemas ou caia na desorganização. Sua função como gerente geral é conhecer as forças e fraquezas de sua equipe e atribuir seções de atendimento ou funções para enfatizar essas forças e mitigar as fraquezas. Isso permite que os clientes recebam a melhor experiência possível, mantendo o restaurante funcionando bem.


Fazendo cumprir as regras

Como gerente geral, você é responsável por estabelecer regras do restaurante para a conduta adequada e por fazer cumprir essas regras quando os funcionários não atendem ao que foi combinado. Funcionários que rotineiramente quebram as regras do restaurante é desagradável, mas chamar a atenção com educação e cordialidade ajuda a manter sua autoridade no restaurante e comunica aos outros funcionários que você leva essas políticas a sério. Demitir funcionários que não atendem as regras do restaurante não é muito recomendado, porém, caso necessário, você terá a oportunidade de trazer novos trabalhadores que podem ser mais adequados ao ambiente de trabalho.

Interagindo com os clientes

Uma presença gerencial na sala de jantar faz com que os clientes se sintam mais seguros e permite que você aborde problemas nas mesas rapidamente. Cumprimentando cada mesa em um determinado momento da refeição, você pode avaliar como as pessoas em cada mesa estão aproveitando a experiência de jantar e se surgiram quaisquer problemas. Resolver quaisquer problemas antes que eles se transformem em reclamações e pedidos de reembolso é fundamental para manter uma experiência positiva para os clientes e garantir que esses clientes retornem ao restaurante.

ambiente agradável de restaurante

Clientes que se sentem bem-vindos em seu restaurante têm mais chances de retornar, a importância de um ambiente agradável pode ser maior do que você imagina. Uma pesquisa de 2012 realizada pela National Restaurant Association descobriu que clientes frequentes representam até 51% das vendas em restaurantes de alta gastronomia e 64% em restaurantes de refeições informais. Tomar algumas medidas simples para melhorar o serviço pode ajudar a garantir que os clientes desfrutem de melhores experiências em seu restaurante.

Veja também nosso artigo sobre como potencializar as vendas em seu restaurante, clique aqui e leia agora mesmo.

Cumprimentos acolhedores

Passe alguns minutos observando como seus garçons e o anfitrião ou a anfitriã cumprimentam os clientes. Se os funcionários murmurarem um cumprimento apressado quando um cliente entra pela porta ou agirem irritados quando os clientes os interromperem enquanto conversam com um colega, os clientes podem sentir que estão incomodando seus funcionários. Enfatize para os funcionários que eles devem dar atenção total aos clientes desde o momento em que entram no restaurante até o momento em que saem. Isso significa interromper conversas com outros funcionários, cumprimentar os clientes com um cumprimento sincero e amigável e agradecer-lhes por sua preferência quando saírem.

Forneça um ambiente agradável

Não é sempre fácil manter uma atitude positiva quando se trabalha em um restaurante. Quando os clientes são rudes ou exigentes e há atrasos na cozinha, pode ser difícil manter um sorriso no rosto. Os clientes não se importam com seus problemas. Eles apenas querem uma refeição agradável e um ambiente acolhedor. Lembre aos garçons que a forma como tratam os clientes realmente afeta a lucratividade do restaurante. Contrate pessoas amigáveis e positivas que sejam capazes de fazer conversas informais com os clientes e estejam atentas às necessidades dos clientes, seja com reposições constantes de bebidas ou pedidos especiais.

Esteja preparado

Você não convidaria um amigo para jantar em sua casa sem garantir que tem tudo o que precisa para preparar uma refeição. Embora seu amigo possa ser compreensivo se a refeição não for servida a tempo ou se você não puder fazer algo que planejou porque esqueceu de comprar os ingredientes, os clientes de restaurantes serão menos compreensivos. Certifique-se de que seu restaurante esteja pronto para receber clientes quando abrir. Prepare alimentos que possam ser parcial ou totalmente preparados com antecedência, assegure-se de que banheiros e outras áreas do restaurante estejam limpos e abra as portas no horário previsto. Tenha uma escala com um número adequado de funcionários tanto na cozinha quanto no restaurante.

Veja também nosso artigo sobre como alcançar novos clientes, clique aqui e leia agora mesmo.

O Toque Pessoal

Incentive sua equipe a oferecer um serviço personalizado aos clientes. Clientes frequentes podem retornar ainda mais frequentemente se a equipe de atendimento aprender seus nomes e suas preferências. Mantenha uma planilha ou algum tipo de controle num ERP com os nomes dos clientes frequentes e adicione informações pertinentes que eles mencionaram, como alergias ou preferências culinárias. Inclua quaisquer detalhes pessoais que você possa ter aprendido sobre eles. Por exemplo, se um cliente comentar que vai fazer um safári na próxima semana, anote a viagem no computador e pergunte sobre suas férias na próxima vez que os visitar, pode parecer um cuidado extremo, mas criará um laço muito forte entre o cliente e o restaurante.

Outro sistema indispensável no seu negócio é o Menu Control, um software especializado em fichas técnicas e rotulagem, que te ajudará a precificar seus produtos e levarão o padrão de qualidade de seus pratos. Clique aqui e crie sua conta gratuitamente agora mesmo.

Artigo traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/making-people-feel-welcome-restaurant-77853.html

dicas de gerenciamento de restaurante

Gerenciar um negócio gastronômico precisa de habilidade e tato. Desde a compra de ingredientes, criar pratos perfeitos ou contratar pessoas que irão agregar ao negócio, que inicialmente parecem tarefas óbvias, existem muitas outras responsabilidades a serem consideradas quando falamos de toda uma operação. Com o foco em servir uma boa comida e ter um bom atendimento, os restaurantes também precisam vencer o desafio de alcançar as expectativas dos clientes, e se manter atualizados nas tendências do mundo culinário. Aqui vão dicas de gerenciamento para te ajudar nessa jornada.

Satisfação do cliente

No geral, a satisfação dos clientes dá aos negócios, clientes fiéis e um bom marketing “boca-a-boca”. Gerenciar negócios gastronômicos, assim como muitos outros negócios, exige uma maior proatividade quando o assunto é a experiência do cliente. Desde o momento que o cliente entra no seu restaurante ou pede um prato pelo delivery, ele precisa ter a confiança de que será bem atendido com atenção e cordialidade. Entradas de restaurantes precisam sempre estar limpas, os sites ou aplicativos devem ser bem organizados, numa operação comum, os funcionários precisam ser educados e entusiasmados para ajudar com tudo que for necessário, o layout de sites e apps deve sempre ser bem claro e objetivo.

Os padrões de serviço devem ser muito bem definidos e treinados e avaliados com toda a equipe, incluindo todos que tem qualquer tipo de contato com o cliente. Foque em corrigir problemas o quanto antes possível.

Matéria prima

Lidar com alimentos requer atenção cuidadosa à segurança e à limpeza. Os trabalhadores devem lavar as mãos com frequência, e as bancadas e outras superfícies de alimentos precisam ser limpas regularmente, idealmente após cada uso. Faça pedidos de alimentos frescos de fornecedores locais sempre que possível. Verifique os alimentos na entrega quanto a qualidade. Mova os alimentos para o armazenamento o mais rápido possível. Mantenha a rotação adequada dos alimentos para limitar o desperdício e acompanhe as datas de validade. Armazene alimentos crus e pré-cozidos em temperaturas apropriadas e sirva alimentos nas temperaturas adequadas.

Fornecedores e Equipe

Mantenha um olho nos preços de vários atacadistas. Se você estiver familiarizado com alternativas locais, seu fornecedor pode oferecer preços reduzidos para mantê-lo como cliente, aumentando sua margem de lucro. Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para o funcionamento tranquilo de um negócio de alimentos, portanto, aborde as negociações de preços com cuidado e respeito.

Restaurantes devem contratar chefs e equipe de cozinha qualificados para ajudar a garantir a segurança dos alimentos. Além disso, chefs qualificados podem colaborar em mudanças no cardápio e tendências culinárias.

Veja aqui dicas de gerenciamento de equipe

Dicas Adicionais

Divulgue o seu estabelecimento. Isso pode incluir entrar em contato com jornais locais e sites de avaliações de alimentos em busca de oportunidades de marketing. Convide um crítico de alimentos para visitar seu restaurante. Claro, convites para a mídia significam estar no topo do seu jogo e garantir a preparação adequada dos alimentos, apresentação das refeições e atendimento ao cliente.

Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências e desenvolvimentos sazonais no mundo dos alimentos. Considere introduzir novas tendências de forma limitada até que um público fiel se desenvolva. Mantenha um nível adequado de equipe para garantir que o serviço e a qualidade permaneçam estáveis. Colabore quando necessário, seja na cozinha, na área de jantar ou no estoque. Acompanhe questões financeiras e legais complicadas com a ajuda de contadores e advogados de confiança.

E aqui vai uma dica de ouro, utilize a tecnologia a seu favor, como por exemplo, um software robusto e simplificado como o Menu Control, software de criação e gerenciamento de fichas técnicas e rótulos nutricionais. Clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Texto traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/tips-managing-food-business-2657.html

analise de dados em restaurantes

Você prefere manter as coisas um pouco tradicionais? Acha que é melhor continuar no controle com bom senso e esforço? Uma atitude de ‘eu posso fazer’ é essencial em um ótimo pequeno negócio, mas também torna as coisas mais difíceis quando há tantas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a otimizar suas operações e marketing. Dados podem parecer intimidantes, mas são simplesmente uma ferramenta útil que todos podem usar.

Se você é um empreendedor, o dia em que abriu seu negócio provavelmente está entre as suas memórias mais felizes! No entanto, os dias que se seguem podem se tornar estressantes rapidamente. Mesmo as pequenas empresas não podem evitar grandes questões, como como aumentar o crescimento ou a receita, e muitas das ferramentas que as gigantes multinacionais usam são inviáveis; elas custam muito dinheiro, consomem muito tempo ou ambos.

Felizmente, há uma ideia que você pode adotar das grandes empresas para impulsionar seus próprios esforços: dados. Não importa que tipo de negócio você tenha, você já possui muitas informações úteis fluindo para dentro e para fora de sua loja o dia todo. Tudo o que você precisa fazer é aprender a aproveitá-las.

Decida o que você deseja saber

Uma razão pela qual a coleta e análise de dados de negócios pode ser intimidante é que há muitos dados, então é difícil saber por onde começar. Para ilustrar, imagine que você está administrando uma loja de cookies: você poderia medir a frequência das visitas, o número médio de cookies comprados, ou mais.

Para evitar a sobrecarga de informações, comece fazendo uma lista de alguns problemas que deseja resolver. Talvez a loja de cookies tenha muitos clientes habituais, mas não esteja atraindo clientes novos, mesmo que haja muito tráfego nas proximidades.

Para esse problema, você pode estabelecer a meta de atrair 100 novos clientes por mês e fazer a pergunta: O que faz as pessoas entrarem na loja?

Coletar esses dados não exige um profundo entendimento da arquitetura de aprendizado de máquina, psicologia do consumidor, ou qualquer outra coisa com a qual você não teria tempo para lidar enquanto administra seu negócio.

A única coisa com a qual você realmente precisa estar ciente são as leis de privacidade, como a LGPD – e existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo nesse sentido.

No exemplo da loja de cookies, se o seu sistema de ponto de venda envia aos clientes um recibo por e-mail, você pode pedir que eles participem de uma pesquisa rápida para determinar como eles o encontraram, ou oferecer uma assinatura para seu boletim informativo eletrônico. Mantenha a pesquisa curta e ofereça incentivos para estimular a participação.

Outra forma de obter insights sobre seus clientes é por meio das redes sociais. Recursos como os Stories Instagram ou enquetes no Twitter são uma maneira fácil e valiosa de obter informações de seus seguidores. Enviar pesquisas simples e curtas dessa forma ajudará você a entender como ajustar suas estratégias de marketing e de negócios.

Veja aqui nosso artigo de como montar um plano de marketing simples e eficiente.

Coletar e organizar seus dados

Após alguns meses perguntando aos clientes como eles descobriram você, você está pronto para ver o que as novas informações revelam sobre a aquisição de clientes da loja de cookies. O incentivo funcionou, e você tem centenas de pesquisas em suas mãos.

Embora fosse bom ter um especialista em dados na equipe para analisar os resultados, tudo o que você realmente precisa para começar em seu primeiro projeto é uma boa ferramenta de planilha.

Assim que todas as informações estiverem organizadas conforme sua satisfação, você pode começar a procurar padrões que possam ajudar a responder à sua pergunta. Para esses dados, você pode gerar um gráfico de barras que mostre uma grande porcentagem de clientes que o descobriram da mesma maneira: eles fizeram a primeira visita após ler uma crítica entusiasmada em um blog local.

Especialmente se você está acostumado a confiar em sua intuição com sucesso, o que os dados revelam pode surpreendê-lo! Se você não viu a crítica porque não lê o blog, pode não ter percebido o quão importante era para os objetivos do seu negócio, e os benefícios de buscar uma cobertura positiva na mídia podem nunca ter ocorrido a você.

Coloque seus insights em prática

Assim termina o exemplo da loja de cookies: Com um melhor entendimento de como os clientes descobrem seu negócio, você começa a pesquisar maneiras de trabalhar com revisores locais e críticos de alimentos com influência em seu mercado.

Você redecora a loja para inspirar os clientes a tirarem fotos cativantes para as redes sociais e destaca essas fotos na página da empresa, conectando publicamente seus cookies a formadores de opinião populares e incentivando novos visitantes a tirarem fotos semelhantes para suas próprias páginas.

Os clientes locais estão online, então os negócios locais também devem estar – um fato que agora está muito claro, já que sua campanha mídias sociais permitiu que você superasse facilmente sua meta inicial de 100 novos clientes por mês. Usar dados para entender como você pode alcançar suas metas de negócios permitirá que você as atinja ainda mais rapidamente.

Dados podem parecer uma tática intimidante de grandes empresas, mas na realidade é apenas uma maneira mais organizada de procurar os padrões no comportamento do cliente, da mesma forma que os proprietários de negócios já fazem instintivamente.

Boas informações permitem tomar boas decisões, e à medida que suas próprias experiências com dados o ajudam a tomar decisões de negócios melhores, você pode descobrir que seu pequeno negócio não é tão pequeno assim.

Boas decisões são tomadas baseadas em experiência mas principalmente em dados, e, porquê não começar a coletar dados de dentro de sua cozinha para ter produtos lucrativos com preços ideais?
Clique aqui e crie sua conta agora mesmo no Menu Control, um software voltado para negócios de gastronomia especializado na montagem de fichas técnicas e rótulos, e ainda te sugere preços baseado nos seus custos, teste agora mesmo gratuitamente!

Texto traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/big-data-small-business-3-easy-steps