operações de um restaurante

Você pode ter uma comida excelente, um serviço impecável ao cliente e avaliações de 5 estrelas no Google, e ainda assim, perder sua vantagem! Se sua operação não estiver muito bem ajustada, tudo isso pode ir por água abaixo.

Trabalhar na otimização das operações é tão importante quanto trabalhar no cardápio, no serviço e nas entregas. Isso porque tudo o que você entrega, offline ou online, depende muito da maneira como você gerencia sua cozinha, equipe e atmosfera de trabalho.

A gestão de restaurantes é a espinha dorsal que sustenta o funcionamento diário de cada restaurante, desde o gerenciamento de funcionários até o aumento da receita e a satisfação do cliente.

Não é preciso dizer que os gerentes de restaurantes precisam ser robustos, dinâmicos e estar preparados para qualquer desafio. Aqui estão algumas dicas importantes de gestão para ajudar a otimizar as operações e melhorar a maneira como você trabalha.

Desenvolva um sistema

Tenha regras e regulamentos estruturados em vigor e certifique-se de que todos as sigam. Você pode ter listas de verificação para os funcionários, que, por sua vez, podem incentivar a responsabilidade. Diretrizes escritas para as melhores práticas para diferentes departamentos, como operações de cozinha, pedidos recebidos, procedimentos de entrega e atendimento ao cliente.

Isso também pode ajudar a otimizar as atividades diárias em grande medida. Você pode até usar a estratégia da matriz de Eisenhower para ajudar a organizar suas tarefas e tomar decisões no dia a dia.

Agenda de funcionários eficiente

Otimizar os horários dos funcionários é importante de várias maneiras. Um cronograma eficaz garante que o serviço não seja prejudicado devido à falta de pessoal, os custos trabalhistas sejam controlados, a legislação trabalhista seja seguida e, o mais importante, seus funcionários estejam felizes.

A taxa de rotatividade na indústria de restaurantes é incrivelmente alta, chegando a 75%, e o agendamento incompetente é uma das principais causas da incapacidade de reter funcionários.

Criar uma cultura de trabalho positiva

Para melhorar a maneira como você trabalha, não é apenas importante focar nas tarefas, mas também é igualmente vital prestar atenção às pessoas com quem você trabalha. Reconhecer o bom trabalho da sua equipe, recompensá-los, se possível, manter um canal de comunicação aberto, compartilhar sua visão maior, bem como metas diárias para que vocês estejam trabalhando juntos em direção a um objetivo comum – tudo isso é fundamental para construir uma cultura de trabalho positiva. Essa prática leva a mais produtividade e menos estresse para todos no futuro.

Operações de otimização do seu menu

A engenharia de menu, que envolve o design e a precificação do menu de um restaurante, deve ser uma prioridade máxima para todo gerente de restaurante. Você deve garantir que seus itens mais lucrativos estejam sendo vendidos com mais frequência.

Ter um sistema que permita a flexibilidade de editar e atualizar o menu de tempos em tempos também pode ser de grande ajuda. Como por exemplo, o Menu Control, um software completo, essencial para qualquer pessoa que está no ramo de alimentação. Com ele, é possível criar suas fichas técnicas com apenas alguns cliques, descobrir o custo de suas receitas, e ainda gerar rótulos nutricionais para elas. Clique aqui e começa agora mesmo seu teste gratuito no sistema, sem nenhum compromisso!

Além disso, você não precisa ter o mesmo menu para suas ofertas online e offline. Alguns itens alimentícios não funcionam bem para pedidos online, pois não se embalam e viajam bem.

Operações de inventário

Você deve ser capaz de rastrear cada grama de cada ingrediente em sua cozinha, porque até mesmo o menor erro de cálculo pode ter um grande impacto em sua receita geral. Informações sobre quais suprimentos diários chegaram à cozinha, o que foi usado e o que resta devem estar ao seu alcance. O desperdício de estoque devido a derramamentos, roubo, erros e até mesmo refeições da equipe também deve ser contabilizado.

Claro, a maneira mais eficiente de gerenciar o inventário é usar um sistema de ponto de venda (POS) com uma ferramenta poderosa de gerenciamento de inventário. Mas você também deve treinar sua equipe de cozinha e incentivar inventários manuais regulares para obter uma visão mais completa.

Gerenciar custos

Desde alimentação até equipamentos e custos trabalhistas, você deve registrar e manter-se atualizado com todas as despesas para ajudá-lo a planejar orçamentos e projetar lucros com mais precisão. Ser capaz de monitorar o fluxo de caixa e realizar outras finanças básicas do restaurante também é uma habilidade-chave que um gerente de restaurante deve possuir. Manter um controle do fluxo de caixa diariamente é indispensável para administrar um negócio lucrativo.

Veja também nosso post sobre despesas, clique aqui e leia agora mesmo.

Ouça seus clientes

Não importa o quão eficiente seja o restaurante que você administra, se seus clientes ainda estão insatisfeitos, é motivo de grande preocupação. Uma grande parte da gestão de restaurantes envolve ouvir os clientes e melhorar os serviços em geral. Na era digital de hoje, uma das melhores maneiras de avaliar as reações dos clientes é através de avaliações online.

Para os serviços de entrega online, em especial, você tem uma janela muito pequena para interação direta com o cliente, então você deve garantir que sua equipe de entrega seja bem treinada para oferecer um serviço impecável, de modo que não haja reclamações. Você também deve estabelecer um canal de atendimento ao cliente online bem funcional para que os clientes online possam entrar em contato com você sem problemas.

Planeje com antecedência, mas esteja preparado para o inesperado

Planejar o seu dia com antecedência pode ajudar a minimizar o caos e situações estressantes. Mas este é o ramo de restaurantes, afinal de contas, onde, não importa o quão bem você e sua equipe estejam organizados ou preparados para antecipar problemas, alguns contratempos inevitavelmente surgirão ao longo do dia. Como gerente, aprimore suas habilidades de resolução de problemas para lidar com quaisquer imprevistos.

Artigo traduzido e adaptado de : https://www.restolabs.com/blog/restaurant-operations-tips