tabela nutricional

É comum ir até o supermercado ao menos uma vez por semana e escolher, dentre variados tipos de produtos, aquelas marcas mais visualmente chamativas ou que já estão na nossa memória graças às chamadas publicitárias que todos os dias e em todos os lugares nos circundam. Mas se pararmos para refletir, o número de pessoas que de fato sabem o que estão consumindo é muito baixo, apesar de se preocuparem com a qualidade dos ingredientes inseridos nesses produtos.

Segundo uma pesquisa publicada na “Revista Agropecuária Técnica” (Agrotec), 69% das pessoas entrevistadas conferem as informações nos rótulos e tabelas nutricionais dos produtos que estão consumindo. Porém, ao serem questionadas se conhecem os termos técnicos utilizados, a resposta negativa atingiu os 70% das pessoas entrevistadas.

Por via de regra, qualquer informação presente nas embalagens de qualquer produto é o meio de comunicação que o cliente tem de imediato com o fabricante e por isso elas devem esclarecer prováveis dúvidas sobre esses produtos logo na primeira leitura.

Falando especificamente sobre tabela nutricional, criamos esse artigo para te ajudar a entender no que consiste, como é calculada e principalmente, porque é tão importante ter uma tabela nutricional agregada aos seus produtos.

O que é uma tabela nutricional?

A tabela nutricional é uma lista descritiva dos ingredientes e tipos de nutrientes associada às embalagens de alimentos e bebidas. Ela tem por função esclarecer as quantidades em gramas e percentuais de todas as propriedades contidas no produto em questão, como carboidratos, proteínas, gorduras totais, trans e saturadas, fibras, sódio e também porções diárias ideais de consumo e valores calóricos. Manter essas informações em todas as embalagens de produtos alimentícios é obrigatório por lei regida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Porque inserir uma tabela nutricional nos seus produtos é importante para o seu negócio?

Existem alguns produtos que não possuem obrigatoriedade de apresentação de informações nutricionais, como:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Especiarias;
  • Sal;
  • Café, erva mate e outras ervas que não possuam adição de outros ingredientes;
  • Alimentos preparados e embalados em estabelecimentos comerciais como restaurantes, cafés e lanchonetes;
  • Produtos fracionados nos pontos de venda a varejo, comercializados como pré-medidos, como queijos e embutidos;
  • Frutas, vegetais e carnes in natura, resfriados ou congelados.

Mesmo que alguns alimentos não precisem de tabelas nutricionais, a correta rotulagem é importante, pois fornece imediatamente ao consumidor as indicações necessárias para poder comparar e escolher produtos e avaliar se essas indicações correspondem às suas próprias necessidades. Além disso, essas informações garantem ao seu negócio credibilidade e seriedade da sua marca para com o público, despertando, assim, confiança e aumentando a demanda sobre esses produtos.

Ademais, rotular seus produtos e inserir a tabela nutricional, evitará qualquer tipo de problemas relacionados a políticas públicas e facilitará o maior número de vendas.

Como calcular o valor nutricional de alimentos?

Cada alimento é composto por nutrientes diferentes e possui diferentes densidades, assim como o seu peso. Dessa forma, para saber exatamente a porção recomendada para cada produto, é necessário utilizar uma tabela já pronta para se guiar em relação ao peso aproximado dos alimentos. O Menu Control disponibiliza tabelas de peso médio de porções de hortifruti, de percentual de aproveitamento dos alimentos e de equivalência de medidas caseiras. Para ter acesso a essas tabelas basta clicar aqui.

Regras da Anvisa sobre rotulagem nutricional

A ANVISA exige que as tabelas nutricionais possuam apenas letras pretas em fundo branco de forma que a sua leitura seja a mais compreensível possível e que a tabela esteja localizada juntamente à lista de ingredientes. Além disso, é obrigatória a identificação de açúcares e adicionais e declaração de valor energético por gramas ou mililitros que ajudem na comparação entre os produtos.

Novo formato de rotulagem

No dia 07 de outubro de 2020, uma nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da Anvisa. Essa norma visa possibilitar a melhor e mais completa compreensão das informações nutricionais contidas nas embalagens, de forma que a liberdade de escolha e comparação entre produtos iguais de diferentes marcas seja respeitada, além de reduzir situações que possam gerar engano e desconforto no que se refere à composição nutricional. O Menu Control já está se adequando ao novo formato para garantir que você tenha sempre uma experiência de excelente qualidade dentro da plataforma. Você pode conferir todas as mudanças estabelecidas pela ANVISA clicando aqui.

O Menu Control possui uma ferramenta exclusiva para a criação de tabelas nutricionais. Se você ainda não conhece nossas funcionalidades, clique aqui e conheça os planos disponíveis para facilitar o gerenciamento do seu negócio.

Tomate na inflação

A ficha técnica é uma ferramenta importante para garantir a eficiência e lucratividade de estabelecimentos gastronômicos, principalmente em tempos de crise econômica e inflação. No Brasil, o país enfrenta um momento de alta inflação, o que pode impactar diretamente nos custos de produção de alimentos e, consequentemente, na precificação de pratos e produtos.

Nesse cenário, a ficha técnica ganha ainda mais importância, pois ela permite calcular com precisão o custo de cada prato e, assim, determinar um preço justo que compense os gastos de produção e ainda ofereça uma margem de lucro adequada. Dessa forma, o estabelecimento pode manter sua lucratividade mesmo em tempos de alta inflação.

Ao utilizar a ficha técnica, é possível listar todos os ingredientes necessários para a produção de um prato, calcular a quantidade exata de cada um deles e até mesmo estimar o custo de energia elétrica e água utilizados no processo de produção. Além disso, a ficha técnica permite que o empreendedor tenha uma visão geral do processo de produção, o que pode auxiliar na identificação de desperdícios e na redução de custos desnecessários.

Outra vantagem da ficha técnica é a possibilidade de identificar variações de preços de ingredientes e insumos. Com a inflação em alta, é comum que os preços de produtos utilizados na produção de alimentos sofram variações frequentes. Ao manter a ficha técnica atualizada, é possível identificar essas mudanças de preços e ajustar o custo de produção dos pratos, mantendo a lucratividade do negócio.

Para ilustrar a importância da ficha técnica, podemos citar três chefs de cozinha que recomendam o uso dessa ferramenta em seus estabelecimentos. O primeiro é o renomado chef Alex Atala, do restaurante D.O.M., que sempre destacou a importância da ficha técnica na padronização e qualidade dos pratos. O segundo é o chef Felipe Bronze, do restaurante Oro, que utiliza a ficha técnica para calcular a quantidade exata de cada ingrediente e evitar desperdícios. Por fim, temos o chef Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, que destaca a ficha técnica como uma ferramenta fundamental para o sucesso de um negócio gastronômico.

Em resumo, a ficha técnica é uma ferramenta indispensável para garantir a eficiência e lucratividade de estabelecimentos gastronômicos, especialmente em tempos de alta inflação. Ao utilizar essa ferramenta, é possível calcular com precisão o custo de produção de cada prato, identificar desperdícios e reduzir custos desnecessários, garantindo a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes.

O Menu Control pode ajudar seu negócio a manter as margens de lucro sempre em dia, experimente nosso solução!

Negócios de gastronomia no geral, sobrevivem em margens bem baixas, e, cortes de custos são um incômodo as vezes necessário. Porém, existem maneiras inteligentes de economizar, e maneiras ruins, que, podem até parecer que trazem uma economia no curto prazo, porém são muito ruins se aplicadas por muito tempo. Temos aqui, as 6 melhores sugestões para cortar custos sem manchar sua reputação e mantendo um negócio economicamente saudável.

1 – Reduza a quantidade de fornecedores e entregas

Cada entrega recebida tem um custo embutido. Economize recebendo cada vez menos entregas com a menor quantidade de fornecedores possível. Pedindo uma maior quantidade com menor frequência, além de trazer a economia de menores custos com entregas, você ainda pode conseguir descontos nas compras. Se você negocia com uma menor quantidade de fornecedores, você terá maiores volumes de compras, mas muito cuidado nas quantidades, não podemos ter produtos estragando pelo pedido que foi grande demais, é muito importante saber controlar a quantidade pedida. A maioria dos negócios de alimentação sempre mantém os pagamentos com fornecedores em dia, ser um bom cliente te deixa numa melhor posição de barganha, o que pode trazer ainda melhores economias.

2 – Procure por pequenas formas de cortar custos

Reduzir o tamanho de pratos ou a qualidade da matéria prima é o mais comum quando pensamos em redução de custos. Mas isso pode ser prejudicial à reputação do seu negócio caso os clientes notem a queda na qualidade e na quantidade de comida. Mas, e reduzir o tamanho de alguns ingredientes decorativos, por exemplo? Se você tem uma bebida que é servida com uma fatia de limão presa à borda do copo por exemplo, qual a diferença para o cliente se essa fatia é maior ou menor? é apenas uma decoração, dificilmente algum cliente perceberá uma redução. Outras formas de economia seriam, por exemplo, ao invés de oferecer Sal ou Azeite em porções individuais, embaladas a cada 5g, você pode oferecer um recipiente de sal e azeite na mesa, que terá um custo muito mais baixo. Normalmente procuramos maneiras de economia em grande escala como, redução de colaboradores, tamanho dos pratos, qualidade, mas pequenas economias também podem gerar um ótimo resultado.

Corte de custos em negócios de gastronomia

3 – Siga as estações

Ingredientes sasonais não são somente mais saborosos e mais frescos, eles também podem te ajudar a economizar, e MUITO. Tire total proveito disso, dos vegetais locais da estação em que estamos, e crie cardápios com algumas variações dependendo de que momento do ano estamos. Essa estratégia pode ser muito bom não somente para reduzir os custos, mas também para ajudar na variedade e novidade do cardápio.

4 – Corte pratos não populares

Muitos restaurantes cometem o erro de manter cardápios muito grandes. A pressão dos clientes pode ser grande para a inclusão de certos itens mas, um cardápio com muitas opções pode acabar sendo confuso para os clientes e difícil de manter. Muitos pratos no cardápio também pode significar um queda na qualidade de todos os pratos, tendo em vista que são muitos ingredientes e preparos necessários. Grandes cardápios tem 3 problemas principais:
– Com muitos pratos no cardápio, os clientes demoram mais para escolher e fazer os pedidos. Para um restaurante com alto fluxo de clientes, cada minuto a mais gasto por um cliente pode ser um problema, ter um cliente indeciso é perder dinheiro nesta situação.
– Com mais pratos no cardápio, você precisa de mais espaço na cozinha. Antes de definir seu cardápio, considere quanto espaço e equipamentos você tem na cozinha. Se você precisa posicionar um equipamento para um prato novo na sua área de montagem por exemplo, menos pratos podem ser montados e, maior pode ser a demora em horários de pico.
– E finalmente, quanto mais pratos você tem no cardápio, maior deve ser seu estoque. Ingredientes frescos estragam com certa rapidez, então, quanto mais itens você precisar para manter seus pratos, maior o risco de que eles estraguem e, mais espaço do seu estoque será ocupado.

Para manter margens saudáveis e diminuir disperdicios e problemas, o recomendado é reduzir seu cardápio e manter somente o que vende melhor ou as opções que tem uma maior margem de lucro. Quantos pratos deveriam ter no seu cardápio é um pouco relativo mas, por categoria, deveríamos manter 7, que pode variar para mais ou para menos dependendo do tipo e tamanho do seu negócio.

5 – Tenha um design de cardápio inteligente

Você considera que está utilizando o seu cardápio o máximo que pode? Ter a sua marca e as cores do seu negócio é algo necessário mas, não o suficiente. Aqui vão algumas dicas para melhorar o design do seu cardápio.
– Identifique seus itens de maior lucratividade (pratos mais caros com baixo custo de ingredientes), e faça com que eles sejam bem visíveis e atrativos, use negrito, cores diferentes e elementos de moldura como caixas. Não tenha medo de usar ilustrações ou até fotos, caso isso se encaixe no seu estilo de cardápio. Consulte nosso artigo sobre fotos nos cardápios para ver mais dicas.
-A maioria dos pesquisadores concordam que, quando os cliente vão ler o cardápio de um restaurante, o primeiro local onde batem o olho é no canto superior direito. Esse “ponto chave” é o lugar perfeito para colocar os itens que você mais quer vender. Monte seu cardápio baseado também na ordem em que os clientes vão verificar, o que chamar a atenção primeiro já tem uma grande vantagem se comparado aos demais itens.
– Coloque os itens mais lucrativos próximos a pratos com preços altos, o primeiro vai parecer muito mais em conta e é mais provável que seja pedido pelo cliente.
– Não deixe seus preços alinhados em uma coluna. Apesar de ser mais elegante, quando os preços estão alinhados em uma coluna específica, é mais provável que o cliente compare os preços e escolha os com preço mais baixo, mesmo que esteja interessado em outro.

6 – Tenha o apoio da tecnologia para diminuir custos

A tecnologia é uma grande aliada na hora de diminuir custos em um negócio, existem diversas ferramentas que podem te auxiliar de diversas formas diferentes a economizar e a melhorar seus lucros.

Uma delas é o Menu Control, um software de gestão de fichas técnicas e rótulos nutricionais, as fichas técnicas ajudam muito a padronizar os pratos e preparos do seu restaurante e é uma aliada obrigatória para qualquer negócio de gastronomia de sucesso. Ter seus custos separados por ingrediente, por porção, por prato, trás ao empreendedor ótimos dados para análise e melhorias. Clique aqui e crie sua conta agora mesmo para testar gratuitamente!

Artigo traduzido e adaptado de: https://www.lsretail.com/resources/6-clever-ways-cut-cost-restaurant

cardápio de restaurante

Um cardápio bem desenvolvido é um ingrediente essencial para manter um restaurante lucrativo. Cuidado ao planejar e posicionar os itens no cardápio não ajuda somente o restaurante a ser mais lucrativo, como também, simplifica os pedidos para seus clientes.
O cardápio do restaurante é muito mais do que somente um pedaço de papel que contém uma lista dos seus pratos e preços. Quando bem organizado e estruturado, ele também é a identidade do seu restaurante, e um potencializador de vendas.

Dicas estelares para construir um cardápio perfeito

Muito esforço deve ser colocado na engenharia de seu cardápio, e aqui, separamos algumas “regras” que podem ajudar e muito ao encantar seus clientes e, deixa-los mais propensos a gastarem mais.

Promova os itens mais lucrativos

O seu item mais lucrativo é aquele que tem ingredientes de baixo custo, um item que não leva muito tempo para ser prepado, mas ainda sim, você consegue vende-lo a um preço relativamente alto.
Este item deve estar destacado no seu cardápio, apresentado como o especial do dia, ou da semana, e esse deve ser o item que mais chama a atenção do cliente, é esse prato que deve ser vendido o máximo possível. Outra possiblidade é ter a categoria de “favoritos do Chef”, é uma boa opção para atrair pedidos a um item específico.

Use o preço relativo

O cardápio é onde você pode atuar diretamente na psicologia do cliente, por isso é importante dedicar esforço a ele. A engenharia de cardápio é uma parte integral de gerenciar um restaurante.
Clientes são mais suscetíveis a pedir itens mais baratos se comparado aos caros. Deixe o item de menor valor, (porém bastante lucrativo) próximo a um item caro, mas faça com que os dois se complementem muito bem. Na sequência, dê destaque a item caro, que complementa o mais barato, fazendo assim que o cliente fique mais propenso a pedir os 2. Veja aqui algumas dicas de como definir os preços do seu cardápio.

Se atente ao tamanho do seu cardápio

Cardápios longos e com muitas opções podem acabar confundindo o cliente.
Ao focar mais em algum ramo de restaurante, em algumas especialidades, você consegue diminuir o tamanho do cardápio, reduzir a quantidade de ingredientes que terá que manejar, aumentar a eficiência de seus funcionários, que ficarão menos dispersos se comparado a quando desempenhavam diversos preparos para manter o cardápio. E também, faz com que seus garçons tenham um maior domínio sobre todos os itens do cardápio, ajudando a vender mais e a ser mais assertivo nas recomendações aos clientes.

Mantenha uma boa organização do cardápio

O layout do seu cardápio deve ser limpo e organizado. Use designs simples, sem muita poluição visual, caixas ou linhas são ótimas opções para dividir as seções. Divida seus pratos e bebidas de forma lógica, Entradas, bebidas, Pizzas/Massas, sobremesas, por exemplo. A fonte a ser utilizada deve ser limpa, clara e visivelmente agradável, e estar num tamanho nem muito grande e nem muito pequeno. O tema do restaurante deve refletir no cardápio, fonte, cores e decoração, devem estar alinhadas ao que o cliente experiencia no seu estabelecimento.

Essa técnica é muito importante para conectar seu cliente ao restaurante, ao ambiente, talvez ao país que é utilizado como referência para sua culinária, e claro, aos pratos que estão sendo servidos. E lembre-se, muitas imagens e ilustrações podem acabar desviando a atenção dos itens do seu cardápio.

Não deixe de descrever seus pratos

Itens delicados e exóticos provavelmente serão novidade para grande parte dos seus clientes. Por isso, uma breve e precisa descrição dos itens, apresentando os ingredientes e sabores principais do prato, podem e muito ajudar o seu cliente a tomar a decisão do que pedir. Você até pode utilizar a imagem do prato, mas como dissemos anteriormente, isso pode distrair deu cliente, utilize com cautela. Algumas vezes, somente uma boa descrição seja o suficiente.

Mantenha o seu cardápio atualizado

É de extrema importância atualizar o seu cardápio com certa frequência. Você pode utilizar a ajuda de sistemas de gestão para analisar quais itens estão indo bem nas vendas, quais estão mal, assim, talvez retirar um ou outro, talvez promover um item onde conseguiu uma negociação melhor com o fornecedor, e agora ele te custa menos. Esses relatórios de venda impactam não só no cardápio, mas no negócio como um todo, saber o que está agradando seus clientes pode trazer novas ideias, novas combinações com um item que vende bem e trazer algo diferente aos seus consumidores.

Muitas dessas combinações podem ser realizadas com um software como o Menu Control, que organiza suas receitas de forma simples e prática, fazer novas combinações nunca foi tão simples, clique aqui e comece agora mesmo seu teste gratuito na plataforma

Artigo traduzido e adaptado de https://www.posist.com/restaurant-times/restro-gyaan/7-menu-selection-tips-to-tempt-customers-to-spend-more.html

A resposta é, em lugar nenhum e iremos lhe explicar o porque.

Quando falamos em precificar um produto, a melhor abordagem criada para o varejo se chama Precificação por margem de contribuição. Ela considera apenas as seguintes variáveis:

  • Custo de produção (Matéria-prima e Embalagens)
  • Despesas variáveis sobre vendas (Impostos, Comissões, Royalties, Taxas de delivery e afins). São percentuais que impactam diretamente no preço de venda.

E o que mais? Mais nada..
Isso porque nessa abordagem, queremos saber o quanto cada produto contribui, por isso margem de contribuição, com o resultado da empresa. Vamos aos exemplos:

Um prato vendido por R$ 20,00 possui a seguinte estrutura de precificação

  • Preço de venda R$ 20,00
  • Custo de produção 5,00
  • Despesas variáveis sobre vendas (Ex. 10%) R$ 2,00
  • Margem contribuição total R$ 13,00

Isso quer dizer que o prato em questão contribui com R$ 13,00 para gerar o resultado da empresa. Mas atenção, não se trata de lucro, mas sim de margem de contribuição. Também podemos chamá-lo de lucro bruto.

Agora vamos olhar do ponto de vista da empresa. Digamos que nosso restaurante tenha vendido 1000 pratos desse ao final do mês. Teríamos então gerado 20 mil de faturamento com uma margem de contribuição total de R$ 13.000,00. E que fazemos com essa grana? Pagamos o gás, a água, aluguel, mão de obra, gasolina….. e, com muita competência, irá sobrar o lendário lucro operacional.

Em resumo, essa abordagem se concentra em lhe dizer o quanto sobra do valor das suas vendas para pagar os custos de funcionamento da empresa e gerar o lucro que você espera.

A boa notícia é que o Menu Control te ajuda a fazer tudo isso e muito mais!

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Anúncios são naturalmente visuais, mas, com a proliferação das redes sociais, o impacto de uma foto ou vídeo não deve ser subestimado. No início de 2018, era estimado que 84% da comunicação era visual, e, não era surpresa para ninguém que, os conteúdos em vídeo geravam o maior engajamento em todas as formas de anúncios online. O vídeo possui um grande poder de persuasão. Coincidentemente, 84% dos consumidores disseram que foram convencidos a comprar ou consumir algo neste ano por conta de algum vídeo online. Os vídeos são o tipo de conteúdo mais compartilhados, dados apontam que podem ser até 2x mais compartilhados que os demais tipos.

Então, para marcas com produtos altamente visuais como bebidas, faz sentido investir nessas divulgações o máximo possível. Aqui estão algumas dicas para negócios de alimentação.

Abrace a plataforma onde você está

Quando estiver analisando os vídeos ou fotos que pretende postar, não tenha medo de fazer seu “benchmark” na plataforma, estude os vídeos e conteúdos postados por outras pessoas que seguem a mesma tendência que você.

Os vídeos devem entreter o espectador, veja o que te deixa entretido, tente perceber padrões ou diretrizes seguidas pelos influenciadores. E não se preocupe em câmeras caras ou profissionais, você e seu celular devem ser perfeitamente capazes de criar vídeos incríveis, as próprias plataformas já te dão diversas ferramentas para editar e alterar o vídeo de forma profissional.

Teste vídeos de receitas

Esse tipo de vídeo cresceu bastante em popularidade, e as redes sociais estão impulsionando esta tendência. Faça vídeos de suas novas receitas, ou de algumas etapas do preparo dos seus pratos ou bebidas, filme alguns pontos chave até o prato estar pronto. Caso seja alguma bebida, mostre o resultado junto a algum petisco para já atrair a atenção a outros produtos. Lembre-se de não se estender muito, vídeos nessa linha costumam ter até no máximo 20 segundos.

Use os influenciadores para divulgar seus videos

Se você está com dificuldade de destacar seus produtos e serviços nas mídias com fotos ou vídeos, uma possibilidade é trabalhar com os influenciadores digitais.

Eles são umas ótima maneira de aumentar o engajamento do seu negócio com o público, eles possuem todo o know how de como operar nas plataformas, tem maneiras criativas de divulgar diversos produtos e serviços diferentes. E a parte mais importante, os influenciadores tem seus seguidores, grande parte das pessoas que seguem aquele influenciador, verão o que ele está postando sobre o seu negócio, e isso é um impulsionador muito importante para o seu negócio, eles podem trazer um número muito bom de novos clientes para você.

Para ter belas receitas a serem apresentadas nas redes sociais, você precisa organizá-las e controlá-las muito bem, clique aqui e comece um teste na plataforma Menu Control, nela você poderá montar as fichas técnicas de seus produtos com precisão, mantendo um padrão de qualidade e também, conhecendo o custo de cada parte do seu negócio.

Artigo traduzido e adaptado de: https://www.pushhere.com/blog/using-photography-and-short-format-videos-to-promote-food-and-beverage-products/

problemas em restaurantes

Para se aventurar como um empreendedor do ramo gastronômico, espere por muitos riscos e competitividade, problemas são comuns, não é um mercado nada fácil. E, para superar isto, você e seu negócio precisarão se adaptar ao máximo.

Neste artigo, vamos listas alguns problemas extremamente comuns que restaurantes se deparam, e como lidar com eles de maneira eficiente.

O cardápio

Um bom cardápio é balanceado, ele oferece opções diversificadas e suficientes para diversos gostos diferentes, claro, a um preço condizente ao seu tipo de negócio. Filtre os itens do cardápio de acordo com a temática do restaurante e ao que melhor vende e atende seus clientes. Muitos pratos significam muitos ingredientes, muitos pré-preparos, muito tempo e muitos recursos que precisam estar disponíveis.

Para ajudar com o cardápio, aqui estão algumas dicas:

  • Incorpore fotos de alguns pratos no cardápio
  • Certifique que os cardápios estão limpos e em boas condições
  • Atualize os itens e preços pelo menus uma vez ao ano
  • Certifique que seus colaboradores sabem e estão bem orientados dos detalhes e mudanças do cardápio

Serviços ao cliente

“Um cliente feliz é um cliente contínuo”. Seu restaurante pode ter uma boa comida, porém, a experiência do cliente vai muito além disso, claro, ter uma boa comida já é um ótimo começo. Trabalhe também em padrões de atendimento com seus funcionários, educação e cordialidade são essenciais, e sempre trate seu cliente com muito respeito, um simples “bem-vindo” ou um “volte sempre” podem fazer toda a diferença para ele voltar.

Vantagem competitiva

A vantagem competitiva é o porquê um cliente deveria escolher o seu restaurante ao invés do restaurante concorrente. Para construir uma vantagem competitiva, você precisa superar as expectativas. Uma vantagem competitiva de restaurante comum é algum prato em específico, que só o seu restaurante faz, porém, ele pode ir além, pode ser a ambientação, o sentimento que trás, ou a experiência como um todo.

Análise de negócio

Lidar com as operações do dia-a-dia, não deve fazer com que você deixe de lado as informações mais importantes do negócio. Administrá-lo. Mantenha o controle do número de clientes diário, quantidade de itens pedidos, margem de contribuição, etc.
Fazendo as análises, todo o negócio fica mais claro para você, é possível encontrar maneiras de economizar mais, de distribuir melhor os recursos e pessoas no negócio.

Uma ótima ferramenta para te auxiliar nas suas análises gerenciais é o Menu Control, nela, você consegue criar e alterar as fichas técnicas do seu negócio com poucos cliques, clique aqui e comece agora mesmo seu teste gratuito.

Recrutamento e treinamento

Contratar e treinar os colaboradores certos fazem o trabalho de gerenciar um restaurante mais fácil. Contratar as pessoas erradas pode trazer um alto turnover, o que afeta sua reputação como restaurante. Contratando as pessoas certas, certifique-se de manter bons treinamentos para elas. Quanto mais elas se sentirem motivadas e orientadas ao objetivo, melhor. E quanto melhor forem os incentivos (morais e financeiros), melhor será a performance dos colaboradores.

Marketing

Gerenciar seu negócio e o marketing dele andam lado a lado. A maioria dos restaurantes, ou focam mais que o necessário, ou não dão a atenção necessária. Comece com o básico que todo negócio precisa, identidade visual. Tenha um site e dedique um tempo para ter certeza que ele funciona bem em todos os aparelhos (celulares, tablets e computadores). Considere contratar um especialista em marketing digital para promover seu negócio na internet e nas mídias sociais.

Capital

Esse problema é um dos mais comuns e mais complicados de lidar. Não ter capital o suficiente ameaça negócios de gastronomia de fechar já no seu primeiro ano de abertura. A regra de ouro é nunca começar um negócio sem ter capital para mantê-lo por pelo menos um ano para que você possa se estabelecer sem se preocupar com o dinheiro.
É importante também, que, mesmo depois de passado esse tempo, você mantenha um caixa emergencial para imprevistos.

https://taker.io/blog/7-common-problems-to-overcome-with-effective-restaurant-management

equipe restaurante

A maneira como seus colaboradores são gerenciados é crítica para um negócio de sucesso.
Deixaremos aqui algumas dicas para você explorar e criar um ambiente satisfatório e produtivo entre seus colaboradores.

Estabeleça uma visão compartilhada

Quando um time de pessoas está alinhado em um objetivo, ele é mais propenso a trabalhar em conjunto para alcança-lo. Comunicaque claramente a história, o propósito e as principais vantagens competitivas do seu negócio, isso já pode ser feito nas entrevistas com futuros funcionários.

Na sequência, coloque objetivos e metas ambiciosas, mas alcançáveis, para inspirar e motivar seus colaboradores com o desafio, tanto em grupo quanto individualmente. O objetivo pode ser conquistar uma determinada nota em algum portal de avaliações, ganhar um prêmio de restaurante do ano, ou até coisas mais simples como, diminuir o desperdício de comida pelos clientes, porém, é importante ter uma maneira de medir e apresentar isso a equipe.

Seja transparente com a equipe

Ser transparente sobre seu negócio é uma maneira de encorajar seus colaboradores a estarem mais engajados no sucesso dele. Uma maneira de fazer isso é utilizar a gestão com livro aberto, é um método onde continuamente as posições financeiras da empresa são compartilhadas com os funcionários para aumentar o engajamento. Mas existem outras formas onde menos informações são compartilhadas que também podem ajudar e muito, apenas compartilhar as métricas do restaurante já é uma ótima forma de ajudar.

Deixe cargos e responsabilidades muito claros

As pessoas tendem a performar melhor suas atividades melhor e trabalhar mais em um time, em situações onde elas tem uma ideia clara do objetivo final, mas principalmente de qual é o papel dela para alcançar esse objetivo. Durante os onboardings, apresente toda a empresa e a equipe, qual a responsabilidade de todos eles e, onde é que o novo colaborador se encaixa. É bom que a equipe também tenha acesso a essa informação com certa facilidade para caso queiram ou precisem consultar.

Deixe os trabalhos mais simples com sistemas e tecnologia

Ter bons sistemas ajuda seus colaboradores a trabalhar com maior eficiência, o que é incrivelmente importante em um restaurante movimentado. O Menu Control é um ótimo exemplo, com ele você consegue montar fichar técnicas profissionais com poucos cliques, isso garante uma padronização e facilidade muito grande para os funcionários da cozinha, além dos benefícios gerenciais, clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Peça feedback a sua equipe

Muito importante também é entender como estão os seus funcionários em relação ao trabalho, receber o feedback permite entender pontos de melhorias e possíveis necessidades, não só dos funcionários, mas também talvez algo que alguém da equipe presenciou ou ouviu de um cliente.

Existem diversas formas de receber esses feedbacks, sejam em reuniões com a equipe, sessões de brainstorm, ou até com o estilo de gestão com reuniões 1:1, onde você conversa individualmente com cada um da equipe e troca informações, expectativas e etc.

Mostre a sua equipe que eles são valorizados

Mostrar que você valoriza as contribuições dos funcionários para a empresa é crítico para motiva-los e, melhorar sua retenção. Reconheça ideias, comportamentos, vendas, atendimentos, tudo que beneficia o negócio, isso motiva seu funcionário que se sente melhor, e também o motiva a repetir a ação mais vezes.
Esse reconhecimento pode vir de diversas formas, seja apenas por um comentário para ações de menor impacto, até a presentear funcionários com vale compras, bonificações, quem sabe até uma promoção?

Artigo traduzido e adaptado de: https://squareup.com/au/en/townsquare/team-management-tips-restaurant

moeda e pizza representando custos

Restaurantes são negócios com grandes custos de operação e grande potencial de disperdício.
As duas maiores categorias deles são com matérias primas para produção dos pratos, porém, podemos dividir os custos em algumas categorias para que você visualize seu negócio um pouco melhor.

Salários e custos com pessoas

Pessoas também é um dos seus maiores custos num negócio gastronômico. Exemplos de custos com pessoas são, salários, comissões, benefícios, multas ou impostos. Podemos listar também nesta lista as despesas que os funcionários geram, como por exemplo uniformes, caso você busque um padrão de vestimentas. Para a maior parte dos negócios, esses custos não são muito padronizados, alguns negócios operam durante a noite e madrugada, o que gera valores mais altos em pagamentos de horas noturnas, outros trabalham somente meio período, então podem ter jornadas de trabalho menores e menos custosas. É bastante difícil padronizar, mas os gestores devem ter um olhar muito atencioso e crítico a esses custos.

CMV ou Custos de mercadoria vendida

O CMV representa outro grande custo de um negócio gastronômico, aqui entram os custos de matéria-prima que comentamos anteriormente. O custo de mercadoria vendida é envolve a soma dos custos para produzir um determinado produto de forma a transformá-lo em faturamento para o negócio. O objetivo não só dos negócios de alimentação, mas de todo negócio, é fazer com que esse custo seja o menor possível, quanto menos você precisar gastar para lucrar, mais rápido vem e maior é o seu lucro. O CMV recomendado para negócio de alimentação é entre 25% e 35%.

Para controlar esse tipo de custo, uma ferramenta onde você consegue acompanhar detalhadamente e minuciosamente os custos de seus pratos e produtos. Comece a utilizar o Menu Control gratuitamente agora mesmo e crie fichas técnicas de forma simples, intuitiva e rápida.

Marketing e anúncios

O custo de marketing e anúncios de um negócio de um restaurante inclui tudo que é necessário para fazer com que mais clientes venham e consumam em seu negócio. Uma das ferramentas muito pouco considerada nesta categoria, é o cardápio, ele vai levar seus produtos aos clientes no momento de decisão. Outros exemplos de custo com marketing estão em músicos que estão no ambiente, cupons de desconto, anúncios e custos com sites e redes sociais.

Ocupação

Despesas com ocupação estão em uma categoria que se divide em basicamente 2 custos, os custos com a ocupação do local onde você utiliza para operar seu negócio, aluguel, IPTU, taxa condominial, caso seu restaurante opere nesse tipo de local. E também, despesas com estacionamentos para clientes, alugueis de estoques, por exemplo, entre outros.

Reparos e manutenção

A categoria de reparos e manutenção pode ser definida por todas aquelas despesas que o restaurante tem para operar, e elas são dividas nas necessidades de manutenção do negócio em si, salão, cozinha, banheiros, caixa, limpeza de equipamentos no geral.

Administrativos diários

Os custos administrativos de um restaurante são bem similares aos dos demais negócios no geral. Eles incluem material de escritório, colaboradores que atuam em compras, controle e contabilidade, por exemplo. Toda a parte gerencial e administrativa do seu negócio estará focada nesse departamento, e, tudo que você tiver com gastos, faz parte dessa mesma categoria.

Potencializando vendas em negócios gastronômicos

É fácil perder o sono por causa do seu negócio. Afinal, não é sempre que tudo está correndo bem, manter tudo funcionando pode ser muito difícil.

Deixaremos aqui algumas dicas para ajudar a potencializar suas vendas, afinal são elas que movem o seu negócio, independente de quais resolva adotar, todas podem sem encaixar em diversos tipos de negócios de alimentação diferentes.

Otimize seu cardápio

Já escrevemos um artigo por aqui para ajudar em como montar um bom cardápio, clique aqui e leia agora mesmo. Mas, seu cardápio não pode ser apenas um amontoado de tudo que seu restaurante oferece, ele precisa ser muito bem organizado e montado. Produtos com maior margem de contribuição devem ser destacados, o carro chefe da casa deve ser bem apresentado e claro, o cardápio precisa instigar seu cliente a consumir o máximo possível.

Se você está com o mesmo cardápio por anos, considere refazer alguns itens, retirar os que tem baixa saída, pensar em novos pratos. Um cardápio totalmente novo também pode não ser uma má ideia, traga seus principais pratos mas reformule todo o restante.

Promova eventos temáticos

Eventos temáticos devem ser muito bem pensados e planejados para que não sejam um total desastre, eles podem ser muito custosos e estressantes para seus colaboradores. Por isso, é muito importante fazer boas pesquisas do que faria sucesso e como esse evento será executado, assim você não sai no prejuízo mas, o mais importante é que seu restaurante fica conhecido, consequentemente, você atrai mais clientes.

Uma sugestão de pesquisa para os eventos é com seus próprios clientes, incentive seus funcionários a questionar os clientes sobre que tipo de evento eles gostariam de ver, quando tiver certeza do que será feito, divulgue bastante datas e horários com antecedência para que as pessoas se programem, e o mais importante, execute o evento com a máxima perfeição possível.

Garanta sua presença nas redes sociais

Também já fizemos um artigo por aqui contando como você pode melhorar sua presença digital, clique aqui e leia agora mesmo.

Com certeza seus clientes são ativos nas redes sociais, talvez não todos mas a maioria. Isso significa que seu negócio precisa de uma presença forte também nas mídias sociais, é crucial estar onde seus clientes estão, então, se eles passam horas por dia lá, você deve estar também.

Tenha suas páginas nas maiores e mais populares redes sociais muito bem montada, Facebook e Instagram continuam sendo as de maior impacto, mas não pare por aí, esteja em todas se puder. Poste fotos de seus pratos, anuncie eventos, promoções e pratos de tempo limitado, lá é seu meio de comunicação com seus clientes, informe tudo que achar pertinente.

Venda produtos com a sua marca

Seu negócio é muito conhecido por algum produto em específico? Se sim, porque não vendê-lo também como uma marca? Se sua cafeteria tem um café popular, venda pacotes para que os clientes façam também em casa, essas vendas não geram somente uma nova fonte de renda mas, também promovem ainda mais a sua marca. É um ótimo potencializador de vendas para seus produtos.

Melhore seus tempos de atendimento e serviço

Se seu restaurante tem maior agilidade nos atendimento, você atende mais clientes por hora, seus clientes ficam mais satisfeitos com o serviço, e você faz mais dinheiro, não existe ponto ruim, só é necessário que você invista em tecnologia e treinamento em sua infraestrutura e colaboradores.

Invista em bons equipamentos na cozinha, tenha bons sistemas e comunicação entre a cozinha e as mesas. Faça o possível para atender os cliente o mais rápido possível, mas claro, sempre com qualidade e excelência, não adianta um serviço rápido de baixa qualidade.

Esteja presente também nas plataformas de delivery

A pandemia já nos mostrou quanto é importante estar nas plataformas de delivery, e mesmo com ela se amenizando, é uma tendência que está aqui para ficar.

Estar presente nas plataformas como Ifood e Rappi por exemplo, é imprescindível, aumenta suas vendas e também divulga seu restaurante, pois, pessoas que talvez não viriam até seu negócio podem pedir online e ter uma experiência parecida.

Estar nessas plataformas é um pouco custoso, por isso é importante entender muito bem seus custos e entradas, temos também um artigo que fala sobre isso, clique aqui e leia agora mesmo.

Considere novas estratégias de marketing

Claro, o e-mail marketing ainda é uma estratégia muito válida para chegar aos seus clientes. Mas, porque não tentar enviar mensagens aos seus clientes? Aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram estão em extrema evidência, talvez uma divulgação nessas plataformas seja interessante para seu negócio.

Inove na hora de fazer sua divulgação, pense onde seus clientes estão e, vá até eles! Divulgue promoções, novos pratos, seus horários e dias de atendimento, seja criativo!

Crie um feed de atualizações do seu negócio

O potencial de retorno que um feed pode trazer ao seu negócio é gigante, é uma das melhores maneiras de trazer clientes para seu restaurante. Lá você pode divulgar absolutamente tudo, e é lá onde seus clientes mais fiéis vão se informar.

Claro, as redes sociais ainda estariam com uma maior importância fossemos fazer um ranking, mas este não é o caso, você pode manter os dois e ter ainda mais presença. E uma ótima opção é juntar as duas coisas, manter seu feed de atualizações em suas redes sociais, novos pratos ou bebidas entrando no cardápio, até mesmo os que estão saindo podem ser divulgados, talvez seus cliente não sabiam que ele estava lá?

Participe de eventos promovidos por terceiros

A prefeitura da cidade está com um evento gastronômico? Inscreva-se, participe se puder, esse é o momento de mostrar seu negócio para toda a cidade, é uma maneira muito eficiente de te apresentar a novos clientes.

Apresente seus principais pratos e produtos, desenvolveu sua linha de produtos? Venda-os por lá! Isso pode (e muito) alavancar seu negócio. Inclua detalhes do seu negócio, ofereça preços especiais a clientes que apresentarem um folheto do evento em seu restaurante no futuro, pense em maneiras de levar o máximo de pessoas para visitar e conhecer seu restaurante para potencializar as vendas de seu negócio.

Tenha um bom controle de seus custos

O principal ponto para que todas as dicas acima funcionem bem é ter pratos lucrativos, para isso, você precisa de fichas técnicas muito bem preparadas e precisas de todos os seus produtos, assim mantem o padrão e porções de seus pratos e produtos.

É muito importante sempre ter seus custos atualizados para saber quando você deve ou não fazer alguma alteração nos preços de seus produtos, a ferramenta de gestão do Menu Control pode te oferecer todas estas funcionalidades e muitas outras! Clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Artigo traduzido e adaptado de: https://tripleseat.com/blog/16-ways-to-increase-restaurant-sales/