Potencializando vendas em negócios gastronômicos

É fácil perder o sono por causa do seu negócio. Afinal, não é sempre que tudo está correndo bem, manter tudo funcionando pode ser muito difícil.

Deixaremos aqui algumas dicas para ajudar a potencializar suas vendas, afinal são elas que movem o seu negócio, independente de quais resolva adotar, todas podem sem encaixar em diversos tipos de negócios de alimentação diferentes.

Otimize seu cardápio

Já escrevemos um artigo por aqui para ajudar em como montar um bom cardápio, clique aqui e leia agora mesmo. Mas, seu cardápio não pode ser apenas um amontoado de tudo que seu restaurante oferece, ele precisa ser muito bem organizado e montado. Produtos com maior margem de contribuição devem ser destacados, o carro chefe da casa deve ser bem apresentado e claro, o cardápio precisa instigar seu cliente a consumir o máximo possível.

Se você está com o mesmo cardápio por anos, considere refazer alguns itens, retirar os que tem baixa saída, pensar em novos pratos. Um cardápio totalmente novo também pode não ser uma má ideia, traga seus principais pratos mas reformule todo o restante.

Promova eventos temáticos

Eventos temáticos devem ser muito bem pensados e planejados para que não sejam um total desastre, eles podem ser muito custosos e estressantes para seus colaboradores. Por isso, é muito importante fazer boas pesquisas do que faria sucesso e como esse evento será executado, assim você não sai no prejuízo mas, o mais importante é que seu restaurante fica conhecido, consequentemente, você atrai mais clientes.

Uma sugestão de pesquisa para os eventos é com seus próprios clientes, incentive seus funcionários a questionar os clientes sobre que tipo de evento eles gostariam de ver, quando tiver certeza do que será feito, divulgue bastante datas e horários com antecedência para que as pessoas se programem, e o mais importante, execute o evento com a máxima perfeição possível.

Garanta sua presença nas redes sociais

Também já fizemos um artigo por aqui contando como você pode melhorar sua presença digital, clique aqui e leia agora mesmo.

Com certeza seus clientes são ativos nas redes sociais, talvez não todos mas a maioria. Isso significa que seu negócio precisa de uma presença forte também nas mídias sociais, é crucial estar onde seus clientes estão, então, se eles passam horas por dia lá, você deve estar também.

Tenha suas páginas nas maiores e mais populares redes sociais muito bem montada, Facebook e Instagram continuam sendo as de maior impacto, mas não pare por aí, esteja em todas se puder. Poste fotos de seus pratos, anuncie eventos, promoções e pratos de tempo limitado, lá é seu meio de comunicação com seus clientes, informe tudo que achar pertinente.

Venda produtos com a sua marca

Seu negócio é muito conhecido por algum produto em específico? Se sim, porque não vendê-lo também como uma marca? Se sua cafeteria tem um café popular, venda pacotes para que os clientes façam também em casa, essas vendas não geram somente uma nova fonte de renda mas, também promovem ainda mais a sua marca. É um ótimo potencializador de vendas para seus produtos.

Melhore seus tempos de atendimento e serviço

Se seu restaurante tem maior agilidade nos atendimento, você atende mais clientes por hora, seus clientes ficam mais satisfeitos com o serviço, e você faz mais dinheiro, não existe ponto ruim, só é necessário que você invista em tecnologia e treinamento em sua infraestrutura e colaboradores.

Invista em bons equipamentos na cozinha, tenha bons sistemas e comunicação entre a cozinha e as mesas. Faça o possível para atender os cliente o mais rápido possível, mas claro, sempre com qualidade e excelência, não adianta um serviço rápido de baixa qualidade.

Esteja presente também nas plataformas de delivery

A pandemia já nos mostrou quanto é importante estar nas plataformas de delivery, e mesmo com ela se amenizando, é uma tendência que está aqui para ficar.

Estar presente nas plataformas como Ifood e Rappi por exemplo, é imprescindível, aumenta suas vendas e também divulga seu restaurante, pois, pessoas que talvez não viriam até seu negócio podem pedir online e ter uma experiência parecida.

Estar nessas plataformas é um pouco custoso, por isso é importante entender muito bem seus custos e entradas, temos também um artigo que fala sobre isso, clique aqui e leia agora mesmo.

Considere novas estratégias de marketing

Claro, o e-mail marketing ainda é uma estratégia muito válida para chegar aos seus clientes. Mas, porque não tentar enviar mensagens aos seus clientes? Aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram estão em extrema evidência, talvez uma divulgação nessas plataformas seja interessante para seu negócio.

Inove na hora de fazer sua divulgação, pense onde seus clientes estão e, vá até eles! Divulgue promoções, novos pratos, seus horários e dias de atendimento, seja criativo!

Crie um feed de atualizações do seu negócio

O potencial de retorno que um feed pode trazer ao seu negócio é gigante, é uma das melhores maneiras de trazer clientes para seu restaurante. Lá você pode divulgar absolutamente tudo, e é lá onde seus clientes mais fiéis vão se informar.

Claro, as redes sociais ainda estariam com uma maior importância fossemos fazer um ranking, mas este não é o caso, você pode manter os dois e ter ainda mais presença. E uma ótima opção é juntar as duas coisas, manter seu feed de atualizações em suas redes sociais, novos pratos ou bebidas entrando no cardápio, até mesmo os que estão saindo podem ser divulgados, talvez seus cliente não sabiam que ele estava lá?

Participe de eventos promovidos por terceiros

A prefeitura da cidade está com um evento gastronômico? Inscreva-se, participe se puder, esse é o momento de mostrar seu negócio para toda a cidade, é uma maneira muito eficiente de te apresentar a novos clientes.

Apresente seus principais pratos e produtos, desenvolveu sua linha de produtos? Venda-os por lá! Isso pode (e muito) alavancar seu negócio. Inclua detalhes do seu negócio, ofereça preços especiais a clientes que apresentarem um folheto do evento em seu restaurante no futuro, pense em maneiras de levar o máximo de pessoas para visitar e conhecer seu restaurante para potencializar as vendas de seu negócio.

Tenha um bom controle de seus custos

O principal ponto para que todas as dicas acima funcionem bem é ter pratos lucrativos, para isso, você precisa de fichas técnicas muito bem preparadas e precisas de todos os seus produtos, assim mantem o padrão e porções de seus pratos e produtos.

É muito importante sempre ter seus custos atualizados para saber quando você deve ou não fazer alguma alteração nos preços de seus produtos, a ferramenta de gestão do Menu Control pode te oferecer todas estas funcionalidades e muitas outras! Clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Artigo traduzido e adaptado de: https://tripleseat.com/blog/16-ways-to-increase-restaurant-sales/