Negócios de gastronomia no geral, sobrevivem em margens bem baixas, e, cortes de custos são um incômodo as vezes necessário. Porém, existem maneiras inteligentes de economizar, e maneiras ruins, que, podem até parecer que trazem uma economia no curto prazo, porém são muito ruins se aplicadas por muito tempo. Temos aqui, as 6 melhores sugestões para cortar custos sem manchar sua reputação e mantendo um negócio economicamente saudável.

1 – Reduza a quantidade de fornecedores e entregas

Cada entrega recebida tem um custo embutido. Economize recebendo cada vez menos entregas com a menor quantidade de fornecedores possível. Pedindo uma maior quantidade com menor frequência, além de trazer a economia de menores custos com entregas, você ainda pode conseguir descontos nas compras. Se você negocia com uma menor quantidade de fornecedores, você terá maiores volumes de compras, mas muito cuidado nas quantidades, não podemos ter produtos estragando pelo pedido que foi grande demais, é muito importante saber controlar a quantidade pedida. A maioria dos negócios de alimentação sempre mantém os pagamentos com fornecedores em dia, ser um bom cliente te deixa numa melhor posição de barganha, o que pode trazer ainda melhores economias.

2 – Procure por pequenas formas de cortar custos

Reduzir o tamanho de pratos ou a qualidade da matéria prima é o mais comum quando pensamos em redução de custos. Mas isso pode ser prejudicial à reputação do seu negócio caso os clientes notem a queda na qualidade e na quantidade de comida. Mas, e reduzir o tamanho de alguns ingredientes decorativos, por exemplo? Se você tem uma bebida que é servida com uma fatia de limão presa à borda do copo por exemplo, qual a diferença para o cliente se essa fatia é maior ou menor? é apenas uma decoração, dificilmente algum cliente perceberá uma redução. Outras formas de economia seriam, por exemplo, ao invés de oferecer Sal ou Azeite em porções individuais, embaladas a cada 5g, você pode oferecer um recipiente de sal e azeite na mesa, que terá um custo muito mais baixo. Normalmente procuramos maneiras de economia em grande escala como, redução de colaboradores, tamanho dos pratos, qualidade, mas pequenas economias também podem gerar um ótimo resultado.

Corte de custos em negócios de gastronomia

3 – Siga as estações

Ingredientes sasonais não são somente mais saborosos e mais frescos, eles também podem te ajudar a economizar, e MUITO. Tire total proveito disso, dos vegetais locais da estação em que estamos, e crie cardápios com algumas variações dependendo de que momento do ano estamos. Essa estratégia pode ser muito bom não somente para reduzir os custos, mas também para ajudar na variedade e novidade do cardápio.

4 – Corte pratos não populares

Muitos restaurantes cometem o erro de manter cardápios muito grandes. A pressão dos clientes pode ser grande para a inclusão de certos itens mas, um cardápio com muitas opções pode acabar sendo confuso para os clientes e difícil de manter. Muitos pratos no cardápio também pode significar um queda na qualidade de todos os pratos, tendo em vista que são muitos ingredientes e preparos necessários. Grandes cardápios tem 3 problemas principais:
– Com muitos pratos no cardápio, os clientes demoram mais para escolher e fazer os pedidos. Para um restaurante com alto fluxo de clientes, cada minuto a mais gasto por um cliente pode ser um problema, ter um cliente indeciso é perder dinheiro nesta situação.
– Com mais pratos no cardápio, você precisa de mais espaço na cozinha. Antes de definir seu cardápio, considere quanto espaço e equipamentos você tem na cozinha. Se você precisa posicionar um equipamento para um prato novo na sua área de montagem por exemplo, menos pratos podem ser montados e, maior pode ser a demora em horários de pico.
– E finalmente, quanto mais pratos você tem no cardápio, maior deve ser seu estoque. Ingredientes frescos estragam com certa rapidez, então, quanto mais itens você precisar para manter seus pratos, maior o risco de que eles estraguem e, mais espaço do seu estoque será ocupado.

Para manter margens saudáveis e diminuir disperdicios e problemas, o recomendado é reduzir seu cardápio e manter somente o que vende melhor ou as opções que tem uma maior margem de lucro. Quantos pratos deveriam ter no seu cardápio é um pouco relativo mas, por categoria, deveríamos manter 7, que pode variar para mais ou para menos dependendo do tipo e tamanho do seu negócio.

5 – Tenha um design de cardápio inteligente

Você considera que está utilizando o seu cardápio o máximo que pode? Ter a sua marca e as cores do seu negócio é algo necessário mas, não o suficiente. Aqui vão algumas dicas para melhorar o design do seu cardápio.
– Identifique seus itens de maior lucratividade (pratos mais caros com baixo custo de ingredientes), e faça com que eles sejam bem visíveis e atrativos, use negrito, cores diferentes e elementos de moldura como caixas. Não tenha medo de usar ilustrações ou até fotos, caso isso se encaixe no seu estilo de cardápio. Consulte nosso artigo sobre fotos nos cardápios para ver mais dicas.
-A maioria dos pesquisadores concordam que, quando os cliente vão ler o cardápio de um restaurante, o primeiro local onde batem o olho é no canto superior direito. Esse “ponto chave” é o lugar perfeito para colocar os itens que você mais quer vender. Monte seu cardápio baseado também na ordem em que os clientes vão verificar, o que chamar a atenção primeiro já tem uma grande vantagem se comparado aos demais itens.
– Coloque os itens mais lucrativos próximos a pratos com preços altos, o primeiro vai parecer muito mais em conta e é mais provável que seja pedido pelo cliente.
– Não deixe seus preços alinhados em uma coluna. Apesar de ser mais elegante, quando os preços estão alinhados em uma coluna específica, é mais provável que o cliente compare os preços e escolha os com preço mais baixo, mesmo que esteja interessado em outro.

6 – Tenha o apoio da tecnologia para diminuir custos

A tecnologia é uma grande aliada na hora de diminuir custos em um negócio, existem diversas ferramentas que podem te auxiliar de diversas formas diferentes a economizar e a melhorar seus lucros.

Uma delas é o Menu Control, um software de gestão de fichas técnicas e rótulos nutricionais, as fichas técnicas ajudam muito a padronizar os pratos e preparos do seu restaurante e é uma aliada obrigatória para qualquer negócio de gastronomia de sucesso. Ter seus custos separados por ingrediente, por porção, por prato, trás ao empreendedor ótimos dados para análise e melhorias. Clique aqui e crie sua conta agora mesmo para testar gratuitamente!

Artigo traduzido e adaptado de: https://www.lsretail.com/resources/6-clever-ways-cut-cost-restaurant

Guilherme Soares