gestão de compras

Realizar as compras de um restaurante ou de qualquer outro tipo de negócio não deve ser apenas uma atividade com o objetivo de repor os itens utilizados ou vendidos. Dessa forma, as empresas têm que se preocupar em fazer uma excelente gestão de compras, uma vez que um planejamento feito com antecedência é crucial para obter resultados positivos.

Assim, definir corretamente esse processo propicia ao negócio um funcionamento mais responsável e cuidadoso em relação ao seu capital de giro e, principalmente, com o foco em evitar desperdícios de alimentos. Isso porque a boa gestão de compras fará você comprar nas quantidades corretas, receber as entregas nas datas necessárias e ter mais eficiência na aquisição de produtos.

Agora, para ajudarmos você a implementar da melhor maneira a gestão de compras no seu empreendimento, abordaremos algumas das mais eficientes práticas. Confira!

Procure relacionar-se com novos fornecedores (e desenvolva esse relacionamento!)

É sempre bom ter mais de um fornecedor para cada item que você tem costume de comprar. Assim, idealmente, trabalhe com três. Isso porque você aproveita para ter maior poder de barganha e, ao mesmo tempo, assegura que terá sua mercadoria na hora em que precisar.

Então, é importante contar com fornecedores confiáveis, conhecer seu fluxo e sua capacidade de atendimento, a fim de se programar da melhor forma. Assim sendo, faça prosperar um relacionamento com esses parceiros e busque negociar bons acordos, em que ambos ganhem com o negócio, e que prevejam descontos ou facilidades mediante aquisição de uma quantidade maior de produtos.

Detalhe cada um dos itens de sua lista de compras

A dica é organizar o mais detalhadamente possível a sua lista de itens, com o objetivo de não errar nas compras. Sugerimos um modelo de lista com os seguintes dados:

  • descrição completa;
  • marca de preferência;
  • quantidade por embalagem;
  • marcas substitutas (para o caso de ruptura).

Ao trabalhar assim, você terá a certeza de sempre comparar preços de produtos similares. Essa medida também garante que seu fornecedor entregue exatamente aquilo que você precisa, sem falhas na sua especificação.

Planeje uma agenda de compras por categorias

Ter uma agenda regular de compras para cada categoria de itens viabiliza conservar uma boa organização do tempo, economizar com frete e fazer compras consolidadas. Por isso, não deixe de estabelecer uma rotina semanal.

Com esse planejamento antecipado, quem sabe você não consegue até mesmo custos mais baixos por quantidade comprada? Por exemplo, às segundas-feiras, compras de proteínas; às terças, de bebidas; às quartas, verduras e legumes; e por aí vai.

Mantenha um estoque mínimo

A gestão de compras e o controle de estoque são atividades que estão intimamente conectadas. Isso porque o que aponta as necessidades são os relatórios de inventário. Assim, uma das melhores práticas dessa integração é manter um estoque mínimo e programar as compras a partir do histórico das movimentações dele.

Dessa forma, deixar uma quantidade reduzida de itens armazenados evita desperdícios, em função, principalmente, da perecibilidade dos produtos.

Por fim, a eficiente gestão de compras nem sempre deve ser focada, exclusivamente, em melhoria de custos. Dessa maneira, um gestor precisa pensar também nos prazos de recebimentos, nos prazos e formas de pagamento, na qualidade e até mesmo na quantidade mínima por compra.

Tudo isso tem que estar perfeitamente alinhado com o intuito de que você não cometa erros bobos na administração do seu negócio. Assim, como estamos na era da transformação digital, a notícia boa é que você tem a oportunidade de contar com softwares de gestão de compras que facilitam a execução de cada uma dessas dicas.

Se você quer conhecer as melhores soluções em softwares de gestão de compras, entre em contato conosco agora mesmo!

Guilherme Soares

Guilherme Soares

É fundador do Menu Control e empreende no ramo gastronômico a 15 anos.
Guilherme Soares