Fazer a correta gestão de restaurantes é um desafio para muitos empreendedores da área da gastronomia. Afinal, é preciso estar atento a diversos tópicos, como a supervisão dos cozinheiros, o relacionamento com os fornecedores, o atendimento ao cliente, entre outros.
Para dar conta de toda essa demanda de trabalho, é preciso saber otimizar a rotina e focar naquilo que gera resultados. Foi por isso que desenvolvemos este post, que apresentará dicas para que você aprenda a economizar tempo e melhorar a produtividade. Acompanhe!
Utilize o princípio de Pareto
O princípio de Pareto, que também é conhecido como 80/20, foi desenvolvido pelo engenheiro italiano Vilfredo Pareto Frederico Damaso, ainda no ano de 1906. Muito aplicada a diversas áreas administrativas, a regra também pode ser aplicada em restaurantes.
A principal utilidade desse princípio é que ele ajuda o empreendedor a prestar atenção no que realmente é relevante, podendo, assim, dedicar-se às questões mais urgentes com prioridade.
Mantenha a qualidade
A qualidade deve ser prioridade em um restaurante, principalmente no que se refere ao preparo dos pratos. Deve-se prezar para que os insumos utilizados sejam os melhores possíveis, além de garantir alimentos saborosos e adotar técnicas inovadoras de empratamento.
Além disso, também deve-se ter um cuidado especial com o delivery. Nesse caso, as embalagens precisam garantir que o cliente receba pratos saborosos e bem montados, como se estivessem no restaurante.
Ofereça um bom atendimento
O atendimento também precisa ser primordial. É por isso que, na gestão de restaurantes, você deve proporcionar treinamentos para os garçons, atendentes do caixa, telefonistas e, até mesmo, para os chefs de cozinha, caso eles tenham contato com o público.
Uma dica interessante é também atentar para o bom atendimento virtual, como a forma com que os clientes são respondidos quando entram em contato com o restaurante pelo Facebook ou WhatsApp.
Adote uma rotina de limpeza
É preciso que o gestor de restaurante mantenha uma rotina de limpeza do estabelecimento, pois, assim, garantirá sempre o melhor para os clientes. Além disso, também cumprirá com as exigências dos órgãos fiscalizadores de vigilância sanitária.
Ter um checklist com os responsáveis por cada etapa da limpeza do estabelecimento é importante para que nada seja deixado de lado ou para que você saiba de quem cobrar, caso algo seja esquecido ou feito de forma inadequada.
Tenha atenção às suas margens de contribuição
O gestor de um restaurante precisa ficar atento para as margens de contribuição do estabelecimento, ou seja, o valor que sobra da receita obtida com a venda dos pratos do cardápio aos clientes.
Compreender a margem de contribuição é necessário para traçar estratégias para que o restaurante saia do seu ponto de equilíbrio e possa ter mais chances de obter lucro.
Essas são algumas das principais orientações que você deve seguir na gestão de restaurantes. Assim, você poderá ter um foco naquilo que realmente traz resultados para o seu negócio.
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