Artigo traduzido e adaptado de: http://blog.typsy.com/how-to-develop-a-restaurant-menu

Não importa se você está desenvolvendo o seu primeiro cardápio ou se está planejando reinventar o atual – você precisa de uma estratégia definida para seus pratos e bebidas.

Se você está desenvolvendo o seu conceito, já está no caminho certo. O cardápio do seu restaurante está lá para dar sentido a experiência dos convidados, enquanto entrega também emoções e a personalidade da marca. Tudo isso é essencial para o conceito de um restaurante.

Para desenvolver um cardápio de comidas e bebidas memorável, no entanto, você precisa entender qual é o seu público-alvo. Você deve também fazer uma análise local (competitiva), visando entender os fatores econômicos locais.

Se você está começando, desenvolver um conceito de cardápio vai ajudar você, e seu arquiteto a desenvolver o ambiente, a cozinha e os layouts do restaurante, visando também produtividade, estoques e preparação.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a começar.

1. Desenvolva o conceito do seu cardápio

Primeiro e mais importante, você deve perguntar a você mesmo, “pelo que eu quero que meu restaurante seja conhecido ?“. Você vai ser o melhor restaurante do que da sua região? A partir daqui, você pode começar a desenvolver um padrão de sabores com elementos de suporte do tipo cores e texturas que vão entregar essa ideia.

O objetivo é manter simples e memorável. Tente manter no máximo 32 itens no cardápio para otimizar a produtividade, minimizar a confusão e ansiedade entre seus clientes. Lembre-se, os clientes querem tomar a decisão do prato em menos de 120 segundos.

Reserve um tempo para listar o que você gostaria de ter no cardápio, e caso tenha muita coisa, comece a reduzir esses itens.

2. Desenvolva uma lista com ingredientes base

Desenvolver um cardápio ou um prato/drink em específico pode demandar de muitas tentativas e erros. É importante entender seu conceito e o público-alvo enquanto você trabalha com sabores que vão fazer com que seus clientes digam “Uau!”.

Faça uma lista de ingredientes base que vão entregar esse fator de surpresa no seu cardápio. Você também deve considerar quanto pode reaproveitar ingredientes crus o máximo possível para reduzir os custos e a perca. Quando considerar ingredientes, tente usar o máximo dos produtos que estiverem disponível por perto de você – por exemplo, nessa época, a cidade tem uma alta no fornecimento de determinada carne ou de algum fruto do mar. Aproveite os possíveis preços mais atrativos e desenvolva pratos com esses ingredientes também.

3. Investigue a sua cadeia de suprimentos

Agora que você conhece o conceito dos ingredientes base, onde você pode encontrá-los?

Você deve reduzir seus riscos (e consequentemente, os custos), eliminando o máximo de terceirizados na sua cadeia de suprimentos. Quando estiver planejando seu cardápio, liste alguns fornecedores, incluindo dados históricos da empresa, recalls de produtos, onde estão os estoques e a logística das entregas. Construa uma lista com dois ou três açougueiros locais, fornecedores de frutos do mar, bebidas não industrializadas, vinícolas e outros produtores que achar relevante.

4. Descubra os custos dos seus itens de cardápio

Usando um programa de gerenciamento de receitas como o Menu Control, você conseguirá analisar o seu conceito de cardápio, as porções servidas, e também os ingredientes base presentes nas receitas.

Baseado no conceito, nos ingredientes, e no custo de cada fornecedor, o item do seu cardápio pode ser precificado de acordo com o seu público-alvo e a economia local? Existe maneiras de lucrar no local em que você está atuando? Os clientes estarão dispostos a pagar pelos pratos? qual é a média que você pretende lucrar por cliente?

Aqui é onde ter um plano de negócio bem definido vai ajudar a entender os indicadores chave necessários para ser um restaurante de sucesso.

5. Reveja suas louças e copos

Agora que você tem o conceito inicial de custos definido, pode seguir para o próximo passo. Muitos donos de restaurantes se esquecem dessa parte. É o tempo de considerar como os seus convidados vão comer e beber o que você tem no cardápio.

Como vai ser a aparência desses itens no prato ou no copo? Como as cores vão contrastar umas com as outras? O prato ou bebida é digno de um post no Instagram? Quais pratos vão precisar de quais talheres? Se o prato está disponível para entrega, como ele vai estar depois de 10 ou mais minutos na embalagem até o seu destino?

O ideal é “empratar” um produto de três maneiras diferentes, testar, tirar fotas, testar por quanto tempo ele ainda está bom para o consumo no caso de entregar. Novamente, tentativa e erro eventualmente leva a perfeição.

6. Rode uma cozinha de testes

Esse é provavelmente o aspecto mais empolgante – testar os sabores! Será que os itens do cardápio estão chegando as expectativas? ultrapassando? Dê para cada item alguns toques especiais e decida o melhor. Traga outras pessoas para o processo e não fique com medo dos feedbacks que vai receber, mantenha-se aberto para críticas. Você pode tirar fotos para colocar as fotos dos pratos nas mídias sociais e ver qual tem maior engajamento baseado no visual.

No fim das contas, a chave para para um cardápio rentável e memorável é manter ele pequeno e focado nos itens que você quer que sejam conhecidos – Enquanto isso, diferencie seu conceito dos concorrentes locais e ofereça um bom equilíbrio entre preço e experiência. Essa é a receita do sucesso!