cozinha funcionários restaurante

Artigo traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/8-tips-for-hiring-rockstar-restaurant-staff

O sucesso de qualquer negócio depende das pessoas. As pessoas que você contrata para trabalhar no seu restaurante vão definir a longevidade e a lucratividade do negócio. Pessoas adeptas a tecnologia, que tenham uma boa administração do tempo e tenham boas habilidades interpessoais são desejadas em qualquer ambiente de trabalho, mas existem outras coisas a se considerar quando falamos em contratação para restaurantes.

A indústria dos restaurantes enfrenta um chocante turnover de 73%, isso significa que de cada 10 contratações, 7 não dão certoSe você fizer as decisões certas desde o início das contratações, vai diminuir e muito o tempo e a energia de ficar repondo funcionários. Ler os currículos, entrevistar os candidatos, entre outros, essas dicas de contratação para restaurantes vão te direcionar corretamente para construir o time dos sonhos!

Contrate proativamente ao invés de reativamente

Quando nos referimos a contratação de funcionários para restaurante, você deve sempre ter um talento fresco na mente, uma pessoa que você possa chamar caso precise de um funcionário. Construa uma rede de contatos qualificados indo a eventos ou fazendo exercícios de contratação mesmo. Conheça um talento mesmo que atualmente ele não se encaixe no seu time. Desenvolva relações para manter essas conexões vivas, assim, você consegue saber quem chamar quando for necessário. Contratar proativamente permite que você contrate de um grupo qualificado, ao invés de só ler o currículo e chamar a primeira pessoa por não ter tempo.

De vez em quando você vai encontrar um Chef, um garçom ou um recepcionista incrível, se a pessoa for tão boa que você não pode perdê-la para os competidores, dê um jeito de contratá-la!

Estabeleça um programa de aprendizes

Uma ótima maneira de contratar proativamente é implementar um programa de aprendizes no seu restaurante. Similares aos estagiários, aprendizes são talentos frescos que estarão estudando algo relacionado a hospitalidade ou completaram o curso recentemente.

Tendo um programa de aprendizes, você pode desenvolver os talentos, ter perspectivas frescas do seu restaurantes, e, ganhar acesso a uma grande quantidade de pessoas bem qualificadas após a graduação.

Como você encontra novos aprendizes? estabeleça e mantenha relacionamento com escolas de culinária e programas de hospitalidade na sua região.

Peça indicações

Peça para pessoas que você confia por recomendações de potenciais novos funcionários! É mais fácil confiar em pessoas que são recomendadas por alguém de sua confiança do que em um currículo aleatório que você recebeu por um anúncio de emprego.

A indústria dos restaurantes tem uma comunidade bastante unida, talvez seus funcionários conheçam diversas pessoas talentosas por aí. Pergunte para seus melhores funcionários se eles não tem algum amigo que seria exatamente o que você está procurando para um cargo. Essa técnica não somente faz o processo de contratação ser mais sucedido, mas trazer pessoas que seus funcionários conhecem, ajuda a reforçar o aspecto de comunidade e confiança entre eles.

Quer manter as recomendações vindo a você? considere “gameficar” ou recompensar seus funcionários por recomendações, incentive eles a fazer isso e mantenha eles engajados.

Dê enfase na cultura do seu restaurante

Você pode pensar que seu restaurante é só mais um em um milhão, mas os candidatos as vagas sabem disso? Com tantos restaurantes por aí, e com tantas oportunidades de emprego nesse ramo, é crucial que você destaque seu restaurante durante o recrutamento. Como você pode fazer isso? Dê enfase na cultura do seu restaurante na descrição da vaga, site e também nos materiais de recrutamento.

Seus funcionários se juntam para almoçar como uma família? Seu ambiente de trabalho tem a cultura de aprendizado? Enquanto os salários na maioria dos restaurantes não varia muito, a cultura e os benefícios podem variar e muito. Use o que você já oferece para seus funcionários como vantagem para atrair melhores funcionários.

Se seu restaurante é ativo nas mídias sociais (se ainda não é, deveria ser), use seus canais de comunicação para mostrar essa cultura. Destaque seus funcionários, dê aos seus seguidores uma olhadinha por detrás da cortina, enfatize eventos que seu restaurante participa. Qualquer coisa que mostre para seus futuros funcionários como é trabalhar no seu restaurante, ajuda a contratar pessoas capacitadas.

Anuncie suas vagas nos lugares certos

Sites de vagas genéricos sempre vão atrair muitos candidatos com qualidades mixas. A não ser que você queira passar horas estudando currículos irrelevantes, não poste suas vagas nesses sites e ache que vai encontrar os melhores funcionários.

Ao invés disso, procure por sites ou agências especializadas na indústria da hospitalidade. Essa especialidade atrai candidatos experientes e bem qualificados.

Além da especialidade da indústria, você pode compartilhar sua vaga também com organizações locais ligadas a essa indústria, escolas e faculdades normalmente tem quadro de vagas, esses candidatos em processo de formação ou recém-formados são uma ótima aposta como já falamos anteriormente.

Procure por qualidades que seus funcionários atuais tem

Depois de ter anunciado suas vagas nos lugares corretos e começar a receber os candidatos, é hora de entrevistá-los para determinar quem é o mais adequado para seu restaurante, quando começar as entrevistas, eles podem parecer um pouco parecidos se tiverem os mesmos níveis de experiência.

Para encontrar o que mais se encaixa, julgue os candidatos baseados nas qualidades que seus melhores funcionários já tem. Faça uma lista dessas qualidades, depois, elabore perguntas específicas para os candidatos, assim, você terá respostas que ajudarão a determinar se eles possuem as qualidades que você busca. Boa sorte!

Contate os ex-empregadores

Depois de selecionar os melhores candidatos, tente contato com os antigos empregadores. Faça algumas perguntar difíceis, se possível, assim, você terá mais informações sobre o candidato e como ele trabalha, tenha certeza que não está contratando alguém que não é o que você precisa no processo seletivo.

Explique bem a descrição da vaga para os empregadores antigos e perguntei, como eles acham que o candidato vai se sair. Não esqueça de perguntar sobre inteligência emocional e social dos candidatos, que são especialmente importantes em negócios que são voltados para a equipe como um restaurante.

Tenha um período de teste/experiência

Alguma vez você contratou alguém que era perfeito no papel, foi muito bem na entrevista, teve recomendações estelares, mas não trabalhava bem com o restante do seu time? Você pode ter certeza que as contratações recentes são compatíveis com seu time colocando um tempo de experiência. Esse período de testes deixa você avaliar os candidatos completamente antes de efetivamente fazer a contratação.

Dê tudo que seu novo funcionário precisa para ser o melhor possível, diga a ele suas expectativas e o que normalmente ajuda ou atrapalha os candidatos nesse estágio em que ele está. Claro que é muito importante que haja remuneração normal nesse período.

Encontrar as pessoas certas para trabalhar no seu restaurante pode ser o sucesso ou a ruína do seu negócio. Seja muito rígido no processo de contratação para encontrar funcionários e líderes que serão fiéis. Técnicas como contratações proativas, pedir indicações e outras apresentadas com certeza ajudarão na hora de contratar os melhores funcionários.

 

Leia também nosso artigo sobre controle de insumos e de trabalho em restaurantes, clique aqui

 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será exibido no comentário. Os campos obrigatórios possuem *