imagem de café na mesa

O mercado de café está em constante crescimento, e abrir uma cafeteria pode ser um negócio lucrativo. No entanto, é importante ter um plano de negócios bem estruturado antes de iniciar qualquer empreendimento. Este artigo irá guiá-lo com algumas dicas para ajudar nesta jornada que será difícil, mas muito gratificante.

Priorize a qualidade no seu café

Sirva o melhor Isso deveria ser óbvio, mas em um espaço competitivo como o negócio de café, você deve servir consistentemente o melhor café e espresso.

Isso significa investir no equipamento correto e utilizar os grãos de café e produtos da mais alta qualidade. As pessoas fazem um esforço extra por um ótimo café e se você é um dos cinco cafés na sua região, não pode se dar ao luxo de economizar.

Informe às pessoas por que seu café é único

Se você está obtendo café de uma fazenda específica que utiliza técnicas de cultivo sustentáveis ou servindo exclusivamente café de comércio justo, ou se há algo mais que o diferencia dos seus concorrentes, certifique-se de informar às pessoas sobre isso.

Eduque seus baristas para que possam facilmente reforçar o que torna suas bebidas únicas quando interagem com os clientes, e também compartilhe esse tipo de informação no seu site. Isso ajudará a tornar sua loja mais memorável.

Contrate as pessoas certas

Qualidade também significa contratar as pessoas certas para trabalhar em sua cafeteria. Isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Embora possa ser tentador contratar a ajuda mais barata, a longo prazo, você deve garantir que sua linha de frente esteja preparada para promover negócios repetidos e crescimento através do boca a boca. Seus funcionários são sua força de atendimento ao cliente e você precisa de uma equipe de primeira.

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Inicie um programa de fidelidade ou recompensas em seu café

Você não perderá dinheiro

Muitas vezes, pequenas empresas relutam em implementar isso porque temem prejuízos financeiros. No entanto, a experiência mostra que a maioria das pequenas empresas que adotou um programa de fidelidade constatou um aumento nos lucros, superando os custos associados à sua implementação.

Você lucrará mais com clientes recorrentes

Se a qualidade do seu produto atende aos padrões desejados, é hora de explorar outras características distintivas para destacar-se da concorrência. Além disso, pesquisas indicam que clientes recorrentes tendem a gastar 67% a mais em compras do que aqueles que estão experimentando seu produto ou serviço pela primeira vez.

Não importa como você veja, você só tem a ganhar oferecendo incentivos de fidelidade ao cliente.

Adicione vinho ou cerveja ao seu cardápio

Se a sua cafeteria estiver aberta à noite, servir vinho e cerveja pode ser uma ótima maneira de atrair o público do happy hour.

Quando o Starbucks lançou seu programa “Evenings” — adicionando cervejas artesanais, vinhos e itens de comida para compartilhar ao seu cardápio após as 16h em algumas localidades —, a empresa projetou que isso adicionaria US$ 1 bilhão à sua receita anual até 2019. Adicionar apenas vinho e cerveja ao seu cardápio pode impulsionar o seu negócio durante horários em que normalmente você poderia esperar uma queda no número de clientes.

Considere comprar uma loja de café existente se for hora expandir

Se você está pensando em expandir para uma segunda localização, considere adquirir uma cafeteria à venda na sua região. Se você começou sua localização original do zero, então sabe o quão desafiador e demorado pode ser construir e iniciar uma cafeteria totalmente nova.


Considere comprar uma loja existente se estiver pronto para expandir Pode ser mais rápido Se você está pensando em expandir para uma segunda localização, considere adquirir uma cafeteria à venda na sua região. Se você começou sua localização original do zero, então sabe o quão desafiador e demorado pode ser construir e iniciar uma cafeteria totalmente nova.

Você pode economizar nos custos iniciais

Ao adquirir uma localização existente, você pode economizar tempo e até mesmo em algumas compras de equipamentos, dependendo do acordo que negociar. Adquirir uma loja existente que já tenha investido em máquinas de café e espresso de qualidade e outros equipamentos pode economizar tanto tempo quanto dinheiro.

Se a loja que você comprar tiver uma clientela estabelecida, menos capital de marketing pode ser necessário.

É claro que você ainda vai querer fazer marketing, especialmente se houver associações negativas com a loja existente ou se estiver mudando o nome da loja. Nesses casos, você vai querer informar às pessoas que está sob nova direção e oferecer promoções e incentivos para os clientes virem.

Falando em custos, ter um software moderno e robusto como o Menu Control, que pode te ajudar com as fichas técnicas e a precificação de todos os seus produtos. Clique aqui e teste agora mesmo, é grátis!

Entenda que você está vendendo mais do que café

Seja um oásis

Enquanto a qualidade é a principal prioridade, também é importante entender que você está vendendo mais do que café. Se fosse tão simples quanto a necessidade de cafeína, então todos comprariam sua própria máquina de café expresso italiana e fariam sua xícara diária de café em casa.

Existem muitas razões pelas quais os clientes frequentam uma cafeteria, desde a necessidade de escapar do estresse do escritório até a necessidade básica de se conectar com os outros. Você pode capitalizar isso encorajando os clientes a permanecerem em sua cafeteria.

No entanto, pense se você quer que as pessoas permaneçam, embora certamente vá oferecer Wi-Fi gratuito em sua cafeteria, você precisa aumentar isso com amplo acesso a tomadas elétricas? A combinação incentiva as pessoas a ficarem, até mesmo montando seu pequeno espaço de trabalho e passando a maior parte do dia plugadas enquanto sua compra de $4 fica ao lado da mesa.

As amenidades “gratuitas” estão lhe custando dinheiro e, se clientes não pagantes ou de baixa remuneração se aproveitarem, isso pode criar uma situação difícil. Por outro lado, se você não as oferecer, pode perder negócios logo de cara.

Ajude as pessoas a relaxarem e se divertirem

Você também deve capitalizar o desejo das pessoas de se conectar com os outros, tendo jogos de tabuleiro, quebra-cabeças ou outras atividades interativas disponíveis em sua cafeteria. Café é mais do que uma bebida que as pessoas amam—é um motivo para as pessoas se reunirem e se conectarem. Entender a variedade de necessidades que sua cafeteria está atendendo aumentará suas chances de sucesso e crescimento consistente.

Existem várias estratégias que podem ajudá-lo a expandir um negócio de alimentos e bebidas, mas as cafeterias oferecem muitas oportunidades únicas. Seguir as dicas acima ajudará você a expandir seu negócio de forma sustentável.

Artigo traduzido e adaptado de: https://www.bplans.com/business-management/industries/grow-coffee-business/