analise de dados em restaurantes

Você prefere manter as coisas um pouco tradicionais? Acha que é melhor continuar no controle com bom senso e esforço? Uma atitude de ‘eu posso fazer’ é essencial em um ótimo pequeno negócio, mas também torna as coisas mais difíceis quando há tantas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a otimizar suas operações e marketing. Dados podem parecer intimidantes, mas são simplesmente uma ferramenta útil que todos podem usar.

Se você é um empreendedor, o dia em que abriu seu negócio provavelmente está entre as suas memórias mais felizes! No entanto, os dias que se seguem podem se tornar estressantes rapidamente. Mesmo as pequenas empresas não podem evitar grandes questões, como como aumentar o crescimento ou a receita, e muitas das ferramentas que as gigantes multinacionais usam são inviáveis; elas custam muito dinheiro, consomem muito tempo ou ambos.

Felizmente, há uma ideia que você pode adotar das grandes empresas para impulsionar seus próprios esforços: dados. Não importa que tipo de negócio você tenha, você já possui muitas informações úteis fluindo para dentro e para fora de sua loja o dia todo. Tudo o que você precisa fazer é aprender a aproveitá-las.

Decida o que você deseja saber

Uma razão pela qual a coleta e análise de dados de negócios pode ser intimidante é que há muitos dados, então é difícil saber por onde começar. Para ilustrar, imagine que você está administrando uma loja de cookies: você poderia medir a frequência das visitas, o número médio de cookies comprados, ou mais.

Para evitar a sobrecarga de informações, comece fazendo uma lista de alguns problemas que deseja resolver. Talvez a loja de cookies tenha muitos clientes habituais, mas não esteja atraindo clientes novos, mesmo que haja muito tráfego nas proximidades.

Para esse problema, você pode estabelecer a meta de atrair 100 novos clientes por mês e fazer a pergunta: O que faz as pessoas entrarem na loja?

Coletar esses dados não exige um profundo entendimento da arquitetura de aprendizado de máquina, psicologia do consumidor, ou qualquer outra coisa com a qual você não teria tempo para lidar enquanto administra seu negócio.

A única coisa com a qual você realmente precisa estar ciente são as leis de privacidade, como a LGPD – e existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo nesse sentido.

No exemplo da loja de cookies, se o seu sistema de ponto de venda envia aos clientes um recibo por e-mail, você pode pedir que eles participem de uma pesquisa rápida para determinar como eles o encontraram, ou oferecer uma assinatura para seu boletim informativo eletrônico. Mantenha a pesquisa curta e ofereça incentivos para estimular a participação.

Outra forma de obter insights sobre seus clientes é por meio das redes sociais. Recursos como os Stories Instagram ou enquetes no Twitter são uma maneira fácil e valiosa de obter informações de seus seguidores. Enviar pesquisas simples e curtas dessa forma ajudará você a entender como ajustar suas estratégias de marketing e de negócios.

Veja aqui nosso artigo de como montar um plano de marketing simples e eficiente.

Coletar e organizar seus dados

Após alguns meses perguntando aos clientes como eles descobriram você, você está pronto para ver o que as novas informações revelam sobre a aquisição de clientes da loja de cookies. O incentivo funcionou, e você tem centenas de pesquisas em suas mãos.

Embora fosse bom ter um especialista em dados na equipe para analisar os resultados, tudo o que você realmente precisa para começar em seu primeiro projeto é uma boa ferramenta de planilha.

Assim que todas as informações estiverem organizadas conforme sua satisfação, você pode começar a procurar padrões que possam ajudar a responder à sua pergunta. Para esses dados, você pode gerar um gráfico de barras que mostre uma grande porcentagem de clientes que o descobriram da mesma maneira: eles fizeram a primeira visita após ler uma crítica entusiasmada em um blog local.

Especialmente se você está acostumado a confiar em sua intuição com sucesso, o que os dados revelam pode surpreendê-lo! Se você não viu a crítica porque não lê o blog, pode não ter percebido o quão importante era para os objetivos do seu negócio, e os benefícios de buscar uma cobertura positiva na mídia podem nunca ter ocorrido a você.

Coloque seus insights em prática

Assim termina o exemplo da loja de cookies: Com um melhor entendimento de como os clientes descobrem seu negócio, você começa a pesquisar maneiras de trabalhar com revisores locais e críticos de alimentos com influência em seu mercado.

Você redecora a loja para inspirar os clientes a tirarem fotos cativantes para as redes sociais e destaca essas fotos na página da empresa, conectando publicamente seus cookies a formadores de opinião populares e incentivando novos visitantes a tirarem fotos semelhantes para suas próprias páginas.

Os clientes locais estão online, então os negócios locais também devem estar – um fato que agora está muito claro, já que sua campanha mídias sociais permitiu que você superasse facilmente sua meta inicial de 100 novos clientes por mês. Usar dados para entender como você pode alcançar suas metas de negócios permitirá que você as atinja ainda mais rapidamente.

Dados podem parecer uma tática intimidante de grandes empresas, mas na realidade é apenas uma maneira mais organizada de procurar os padrões no comportamento do cliente, da mesma forma que os proprietários de negócios já fazem instintivamente.

Boas informações permitem tomar boas decisões, e à medida que suas próprias experiências com dados o ajudam a tomar decisões de negócios melhores, você pode descobrir que seu pequeno negócio não é tão pequeno assim.

Boas decisões são tomadas baseadas em experiência mas principalmente em dados, e, porquê não começar a coletar dados de dentro de sua cozinha para ter produtos lucrativos com preços ideais?
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Texto traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/big-data-small-business-3-easy-steps

Guilherme Soares