O cenário dos negócios de alimentação se transformou radicalmente com o avanço recente da tecnologia. Hoje, os donos desses negócios não dependem mais unicamente do tradicional “boca a boca” para o marketing de seus produtos e serviços,

A grande maioria deles, está se aproveitando e muito das mídias digital e da explosão dos smartphones. Enquanto alguns estão tirando proveito, outros ainda estão procurando uma maneira de se beneficiar desse canal tão relevante para os tempos atuais.

No entanto, considerando que 60% dos negócios alimentícios acabam fechando, é vital que você esteja se aproveitando o máximo possível dos benefícios da tecnologia. O sucesso de um negócio não está somente em ter as melhores e mais palatáveis comidas, mas também na maneira como você posiciona seu negócio na mídia. Separamos aqui algumas dicas simples porém, muito eficazes para te direcionar em como atuar dentro de redes sociais e na internet como um todo.

1 – Participe das redes sociais!

Estamos num momento em que a comida e redes sociais andam lado a lado o tempo todo. Se você quer mais clientes, utilizar as mídias sociais para promover seu negócio não é uma ideia ruim (muito pelo contrário). Apesar das redes sociais serem muitas, fica aqui uma dica de quais delas você com certeza deveria participar, Instagram e Facebook.

Um possível começo para a conta de seu restaurante é a postagem de belos e chamativos pratos. Esse tipo de conteúdo pode te trazer diversos clientes, mas é importante que, para fidelizá-los, o padrão visto na internet seja próximo ao entregue no seu estabelecimento. Caso tenha muitas dúvidas de como começar, contrate um funcionário para cuidar de suas redes sociais, só não perca essa oportunidade.

2 – Crie um site

Ter um site do seu restaurante é como ter um cardápio em qualquer parte do mundo. Se você quer crescer seu negócio e ter maior visibilidade, você precisa de um site profissional. Ele abre uma porta muito boa para novos e atuais clientes. Fica mais fácil para eles te encontrarem.

Você provavelmente está pensando que montar seu site deve ser muito complicado e, realmente é, porém, vale muito a pena. Contratar serviço profissional para isso é uma ótima opção, apesar de mais custosa, normalmente tem um resultado muito mais eficiente.

3 – Não deixe de usar o e-mail marketing

E-mail marketing no ramo da alimentação ainda é uma estratégia bastante importante. Para que ela seja mais eficaz, você precisa de um número maior de clientes cadastrados. Infelizmente isso não é algo que os clientes gostam muito de preencher mas, pedir os e-mails deles ou enviar formulários (pelas suas redes sociais) para que eles preencham, são as melhores maneiras para conseguir uma lista cada vez maior.

O e-mail marketing deve ser muito bem executado para que não acabe prejudicando seu negócio, você quer ser lembrado e divulgado, mas não quer se tornar um incômodo na caixa de e-mail dos seus clientes, tenha cuidado com a principalmente com a frequência e o tipo de conteúdo que é enviado.

4 – Procure por blogueiros e influencers na sua região

Uma das maiores estratégias de marketing de hoje é se aproveitar do público de outros negócios/pessoas. Como proprietário de um negócio, você pode fazer isso fazendo parcerias com pessoas influentes nas redes sociais. Você pode não só pagar pelo serviços deles como também, oferecer uma ou outra refeição gratuita em seu restaurante. Com uma postagem desses influenciadores, seu restaurante pode ter um aumento considerável na visibilidade.

5 – Esteja presente em aplicativos de delivery

Esta dica já deve ser bastante conhecida considerando os últimos tempos de pandemia que passamos mas, ainda sim é muito importante. Se por algum motivo seu negócio ainda não está em aplicativos de restaurantes e delivery, considere fazer isso o mais rápido possível. Você pode divulgar seus produtos e os clientes podem comprar de onde tiverem e solicitar a entrega.

Terá um impacto não só na sua divulgação como também em seu faturamento. Mas é muito importante saber utilizá-los. Clique aqui e veja nosso artigo sobre apps de delivery.

6 – Pagamento social

Muitas pessoas vão a restaurantes por indicação de um amigo ou familiar. Você pode se aproveitar disso e das redes sociais para que isso se espalhe ainda mais. O “pagamento social”, seria você deixar que seu cliente pague pelo que comeu com uma divulgação, claro, não necessariamente o valor integral, talvez oferecer um percentual de desconto para clientes que postarem algo relacionado ao seu restaurante. Mas, se pelo menos uma pessoa que ver esse post vier ao seu restaurante, você já conseguiu um novo cliente, porém a chance desse número ser maior é bem grande.

7 – Use também as ferramentas de marketing digital

O marketing em mídias digital podem ser muito poderosos pra qualquer negócio. Elas podem levar seu restaurante a muitos clientes em potencial. Ele ajuda não só a divulgar o restaurante como também pode te trazer ideias de coisas que podem ser mudadas dentro do seu restaurante, baseado no que você vê em seus posts e anúncios.

Para ter os melhores resultados possíveis, é necessário ter um profissional ou uma consultoria com um especialista em marketing digital.

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Artigo traduzido e adaptado de: https://www.99dollarsocial.com/7-effective-strategies-for-restaurant-marketing/

Guilherme Soares