moeda e pizza representando custos

Restaurantes são negócios com grandes custos de operação e grande potencial de disperdício.
As duas maiores categorias deles são com matérias primas para produção dos pratos, porém, podemos dividir os custos em algumas categorias para que você visualize seu negócio um pouco melhor.

Salários e custos com pessoas

Pessoas também é um dos seus maiores custos num negócio gastronômico. Exemplos de custos com pessoas são, salários, comissões, benefícios, multas ou impostos. Podemos listar também nesta lista as despesas que os funcionários geram, como por exemplo uniformes, caso você busque um padrão de vestimentas. Para a maior parte dos negócios, esses custos não são muito padronizados, alguns negócios operam durante a noite e madrugada, o que gera valores mais altos em pagamentos de horas noturnas, outros trabalham somente meio período, então podem ter jornadas de trabalho menores e menos custosas. É bastante difícil padronizar, mas os gestores devem ter um olhar muito atencioso e crítico a esses custos.

CMV ou Custos de mercadoria vendida

O CMV representa outro grande custo de um negócio gastronômico, aqui entram os custos de matéria-prima que comentamos anteriormente. O custo de mercadoria vendida é envolve a soma dos custos para produzir um determinado produto de forma a transformá-lo em faturamento para o negócio. O objetivo não só dos negócios de alimentação, mas de todo negócio, é fazer com que esse custo seja o menor possível, quanto menos você precisar gastar para lucrar, mais rápido vem e maior é o seu lucro. O CMV recomendado para negócio de alimentação é entre 25% e 35%.

Para controlar esse tipo de custo, uma ferramenta onde você consegue acompanhar detalhadamente e minuciosamente os custos de seus pratos e produtos. Comece a utilizar o Menu Control gratuitamente agora mesmo e crie fichas técnicas de forma simples, intuitiva e rápida.

Marketing e anúncios

O custo de marketing e anúncios de um negócio de um restaurante inclui tudo que é necessário para fazer com que mais clientes venham e consumam em seu negócio. Uma das ferramentas muito pouco considerada nesta categoria, é o cardápio, ele vai levar seus produtos aos clientes no momento de decisão. Outros exemplos de custo com marketing estão em músicos que estão no ambiente, cupons de desconto, anúncios e custos com sites e redes sociais.

Ocupação

Despesas com ocupação estão em uma categoria que se divide em basicamente 2 custos, os custos com a ocupação do local onde você utiliza para operar seu negócio, aluguel, IPTU, taxa condominial, caso seu restaurante opere nesse tipo de local. E também, despesas com estacionamentos para clientes, alugueis de estoques, por exemplo, entre outros.

Reparos e manutenção

A categoria de reparos e manutenção pode ser definida por todas aquelas despesas que o restaurante tem para operar, e elas são dividas nas necessidades de manutenção do negócio em si, salão, cozinha, banheiros, caixa, limpeza de equipamentos no geral.

Administrativos diários

Os custos administrativos de um restaurante são bem similares aos dos demais negócios no geral. Eles incluem material de escritório, colaboradores que atuam em compras, controle e contabilidade, por exemplo. Toda a parte gerencial e administrativa do seu negócio estará focada nesse departamento, e, tudo que você tiver com gastos, faz parte dessa mesma categoria.

Guilherme Soares