Marketing para restaurantes

Provavelmente você já ouviu aquela famosa frase: “a propaganda é a alma do negócio”. Apesar de parecer clichê, ela é verdadeira. Exemplo disso são as ações de marketing para restaurantes que trazem constantemente mais clientes e reconhecimento para o estabelecimento.


Apesar de a maioria dos empreendedores da área gastronômica reconhecerem a necessidade em divulgarem mais os seus negócios, muitos têm dúvidas sobre quais são os melhores meios para isso.

Pensando nisso, desenvolvemos este post com 4 estratégias de marketing para restaurantes que poderão impulsionar o seu empreendimento. Confira, a seguir!

1. Marketing de recomendação

A palavra de ordem aqui é surpreender. As pessoas gostam de recomendar aquilo que é inusitado, que foge as expectativas.

No marketing de recomendação são desenvolvidas ações para que as pessoas se sintam bem em seu restaurante e gostem tanto do serviço oferecido a ponto de se tornarem divulgadoras do estabelecimento.

Para isso, é imprescindível que os pratos sejam muito bem preparados, o ambiente, adequado e agradável e garçons e demais colaboradores bem treinados para atender os clientes etc.

Clientes que se submeteram a boas experiências certamente voltarão ao local em outras oportunidades. Além disso, indicarão o estabelecimento para seus amigos, colegas e familiares.

2. Presença nas redes sociais

Utilizar as redes sociais para trocas pessoais e se relacionar com marcas e empresas já é algo comum para grande parcela das pessoas. É por isso que marcar presença nos ambientes digitais é algo extremamente relevante ao praticar o marketing para restaurantes.

Porém, não é recomendado apenas criar perfis nessas mídias e deixá-los abandonados. É preciso ter estratégias bem definidas para desenvolver os posts e se relacionar com os públicos pelos canais.

Como os alimentos são produtos extremamente visuais, ao fazer posts para o Facebook ou o Instagram, é recomendado caprichar nas imagens. Além disso, também é recomendada a contratação de um fotógrafo profissional para fazer as fotos de seus pratos.

3. Criação de experiências

A experiência do consumidor também deve ser explorada para que o seu negócio se destaque em relação aos concorrentes. Para isso, podem ser criadas situações em que são explorados os cinco sentidos do corpo humano.

O prazer em degustar um prato saboroso, a boa música tocando no salão do restaurante, o espaço sempre muito limpo e organizado, os atendentes uniformizados e solícitos, entre outros aspectos contribuem para a criação de experiências agradáveis para os clientes do seu negócio.

4. Desenvolvimento de identidade visual

Ter uma identidade visual que represente bem o seu restaurante também é muito importante, para que você possa aplicar em sua fachada, em cardápios, em anúncios em jornais e revistas, nas redes sociais, no site do estabelecimento, entre outros meios de divulgação, impressos ou digitais.

A identidade visual, cabe ressaltar, não é formada apenas pelo logotipo do restaurante, mas sim por um estudo minucioso de cores e tipografia que casem bem com a cultura do empreendimento. Assim, todos esses detalhes deverão ser aplicados nos materiais publicitários.

Essas são apenas algumas das diversas estratégias de marketing para restaurantes que podem ser desenvolvidas no seu negócio. De maneira geral, é importante compreender que você precisa promover aquilo que lhe gera resultados. Assim, será possível aumentar a lucratividade.

Ponto importante para o marketing, é cobrar corretamente pelos produtos que estão sendo vendidos. Para saber mais sobre isso, recomendamos a leitura de nosso artigo “Precificar um produto é um desafio para você?”.

Guilherme Soares