plano de negócio canvas

Saber como montar um plano de negócio é essencial para garantir o crescimento da sua empresa. Afinal, ele vai guiar os próximos passos, ajudando na tomada de decisões. Somente com um bom plano de negócio para restaurante é possível direcionar investimentos, avaliar custos e entender as oportunidades do mercado.

Porém, você pode ter dúvidas sobre como fazer esse planejamento ou até mesmo não saber por onde começar. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post explicando como você pode montar o seu plano de maneira simples e barata. Acompanhe!


Qual a importância do plano de negócio?

O plano de negócio opera como um mapa para o seu empreendimento. Ele auxilia no planejamento de todos os caminhos para o seu negócio e inclui a realidade do mercado, as fontes de recurso, os canais principais de compra e venda, entre outros aspectos importantes.

Com a ajuda desse recurso, você conseguirá enfrentar melhor as crises e direcionar com inteligência todos os investimentos. Também é por meio dele que você vai conduzir o andamento da empresa e ter um parâmetro para as próximas ações, servindo também para ajudar a mensurar o crescimento.

Essa estrutura também permite avaliar se o negócio é viável, auxiliando na busca por mais informações sobre o setor, produtos ou serviços que serão oferecidos. Com isso, é possível identificar os pontos fortes e fracos, diminuindo a probabilidade de falência.

Como montar um plano de negócio?

O que inibe a estruturação de um plano de negócio para restaurante é a ideia equivocada de que tal planejamento é algo complexo e que exige a participação de um especialista para concluí-lo.

O Canvas é uma ferramenta muito prática, rápida e acessível, que permite ao empreendedor montar o seu próprio plano de negócios. Esse modelo serve tanto para empresas novas como para as já existentes. A seguir, mostramos como fazê-lo.

Como montar um plano de negócio com o Canvas

O Canvas se baseia em um quadro com 9 campos, que englobam as 4 grandes questionamentos para qualquer empreendimento. Os campos devem ser preenchidos com as seguintes informações:

O que?

  • proposta de valor: o que sua empresa vai trazer para o mercado que realmente acrescentará valor na vida dos clientes;

Para quem?

  • segmento de clientes: quais clientes serão o foco das atividades da sua empresa;
  • relacionamento com os clientes: como sua empresa vai conquistar e construir uma relação com os consumidores
  • canais: como o cliente terá acesso ao seu produto e serviço;

Como?

  • atividades-chave: quais são as atividades essenciais que vão possibilitar a entrega da proposta de valor
  • recursos principais: o que é necessário para colocar as atividades-chave em prática;
  • parcerias principais: quem são os fornecedores de insumos e os parceiros para a execução das atividades;

Quanto?

  • fontes de receita: qual o dinheiro gerado a partir de cada segmento de clientes;
  • estrutura de custo: quais são os custos necessários para fazer a empresa funcionar.

Com a definição de todas essas referências, é montado o quadro geral (baixe nosso modelo) que dá uma visão do que é necessário para a empresa realizar suas atividades e qual o seu escopo de trabalho.

Além disso, com esses dados, é possível definir o ponto de equilíbrio do negócio — ou seja, a partir de qual momento a empresa não precisa mais usar a receita obtida para custear o seu funcionamento e começa a obter lucros. É a partir desse ponto que o negócio deixa de apenas sobreviver, para então prosperar.

Por onde começar?

A primeira pergunta que se faz para qualquer empreendimento é a proposta de valor, ou seja, de que forma será gerado valor ao cliente. Depois de respondida essa questão, passe para o campo do segmento de clientes.

Boa sorte e sucesso!

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Guilherme Soares