Artigo traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/a-guide-to-essential-kitchen-equipment

O equipamento de uma cozinha comercial é um elemento indispensável (e bastante caro) de qualquer negócio alimentício de sucesso.

Toda cozinha comercial possui seu cardápio, e, baseado nele, serão escolhidos os equipamentos necessários para fazer os preparos necessários. O equipamento usado para cozinhar uma simples batata pode alterar e muito o sabor e a consistência dos preparos, uma panela de ferro e uma panela de pressão terão resultados bastante diferentes.

Com tanto equipamento diferente por aí, cozinhas comerciais podem ser lugares desafiadores para quem não tem experiência. Por isso separamos esse guia para ajudar você a se familiarizar com o equipamento que provavelmente verá na maioria das cozinhas.

Equipamento de cozinha

O fogão com forno é um dos equipamentos necessários para basicamente qualquer cozinha comercial. Será bastante difícil não achar uma cozinha com pelo menos um. Essa combinação é ótima por permitir que, simultaneamente você possa cozinhar de diferentes maneiras. Cozer, fritar, banho maria, assar, são apenas alguns métodos possibilitados por este equipamento. Outro ponto positivo é que ele se adapta ao tamanho do negócio, uma cozinha pequena pode optar por uma versão somente com 2 bocas no fogão, já para um negócio maior, é possível encontrar opções de até 12 bocas, para o preparo de muitos pratos simultaneamente.

Fornos industriais podem ser encontrados em todos os tamanhos e formatos que você imaginar, eles podem ser utilizados para aquecer, assar ou até mesmo gratinar (apesar de haver equipamento apropriado para isso), podem ser encontradas também versões especializadas para massas, pizzas ou bolos.

Chapas e grelhas são usadas com uma fonte de calor posicionada em baixo, o que permite que a comida cozinhe rápido e uniformemente. Eles são usados para preparar alguns alimentos como carnes, hambúrgueres, ovos, e etc. São perfeitos para preparar grandes quantidades simultaneamente. Restaurantes e hamburguerias são os tipos de negócio que mais utilizam esses equipamentos

Como alternativa, você pode encontrar uma grelha a carvão que, cria a aparência e o gosto de comida assada na grelha, o que pode ser ideal para hamburguerias.

Gratinadores são pequenas unidades de calor que podem ser usadas para alguns preparos, sua principal função é gratinar o topo de um prato, muito utilizado para derreter queijo em massas ou para tostar pães.

Fritadeiras são outro componente importante de uma cozinha, também serão vistos em diversos negócios. As fritadeiras são usadas para preparar batatas fritas, peixe, bolinhos, entre outros. Elas vem com diversos tamanhos, e podem se adaptar para diferentes necessidades dos clientes.

Sous vide se refere a um método de cocção em que a comida é selada a vácuo em um saco plástico, e cozido por longos períodos de tempo em baixa temperatura, essa técnica é famosa e bastante utilizada por manter as características e os nutrientes do alimento. Restaurantes gourmet são os que mais utilizam da técnica, caso frequente a cozinha de um, você se familiarizará com uma máquina de Sous vide rapidamente.

equipamentos cozinha básico

Equipamento para preparo de ingredientes

Processadores possuem lâminas que podem ser trocadas, ele ajuda muito a acelerar processos de corte e fatiamento de ingredientes. Seu destaque fica com os vegetais, com a variedade de lâminas disponíveis, o processador consegue entregar diferentes formatos de corte, o que facilita muito na hora de preparar esse tipo de alimento.

Liquidificadores são usados para emulsificar e liquidificar, são ideias para o preparo de sopas, molhos e algumas outras misturas.

Preparar massas, bater ovos, misturar ingredientes? Uma batedeira vai ser sua melhor amiga, podendo poupar tempo, pois, a maioria desses preparos, podem também serem feitos manualmente, mas, a ajuda de um equipamento é muito bem vinda poupando também esforços. Para algumas situações, um mixer já pode resolver o problema, são pequenos equipamentos de mão, que podem cumprir a mesma função do liquidificador, porém, a mistura é feita no recipiente em que o preparo foi feito.

Fatiador são principalmente usadas para cortar carnes e queijos em fatias uniformes para aperfeiçoar a apresentação dos pratos. Eles tem versões operadas manualmente e automaticamente. É similar ao fatiador mandoline, que é utilizado para fatiar frutas e vegetais.

Equipamentos essenciais cozinha

 

Equipamento para limpeza de louças

Limpar pratos e louças numa cozinha comercial não é tão simples quanto em casa. Todo restaurante terá uma grande pia com uma espécie de mangueira potente e flexível para fazer uma boa limpeza das louças, e, o mais importante, em grandes quantidades.

Também é possível encontrar máquinas especiais para limpeza de alguma louça em específico, como por exemplo, uma máquina para lavagem de copos, talheres, ou pratos.

Clique aqui e veja também dicas para elaborar o cardápio do seu restaurante.

2 Responses to “Guia de equipamentos essenciais para cozinha”

  1. Fernando Antônio Curado

    22/10/2019 às 17h15

    Gostei muito do seu programa, ele é de graça ou tem que comprar e como se faz isso.
    Obrigado

  2. admin

    29/10/2019 às 18h36

    Olá Fernando, temos um plano gratuito e planos de assinatura. Fique a vontade para experimentar o sistema. ; )