Artigo traduzido e adaptado de: https://articles.bplans.com/the-bakers-guide-to-opening-a-successful-bakery/

Esse guia foi escrito para te dar os ingredientes necessários para planejar, iniciar e fazer crescer uma confeitaria. Combine essas dicas com seus talentos na cozinha e você estará no caminho certo para o sucesso.

Primeiramente, vamos passar pelo estágio de planejamento do negócio.

1. Escolha o tipo de confeitaria que deseja abrir

 

Umas das primeiras decisões que terá que fazer é a de que tipo de loja você quer abrir. Para isso, você precisará avaliar seus talentos, seu orçamento e seus objetivos. Para tomar essa decisão, é necessário ser muito realista. Não se baseie numa empresa que viu no Instagram, faça pesquisas no mercado local, pesquise por tendências, qual a média as pessoas da sua região costumam gastar quando consomem em um estabelecimento similar ao seu? A partir desses dados, dê uma olhada na lista abaixo:

 

  • Online: não é necessária uma loja física para abrir uma confeitaria. Você pode começar online. Com um site bem feito, diversas fotos do seu trabalho, e uma maneira de fazer pedidos, é possível começar da sua casa mesmo.
  • Serviço de balcão: com um pequeno espaço comercial, clientes já podem entrar em seu negócio e pegar os produtos com algum atendente no balcão. É simples mas muito eficiente
  • Serviço especializado: Se você planeja se especializar em algum tipo de confeitaria, o serviço especializado é a melhor opção. Fica a seu critério fazer isso de sua própria casa ou de algum espaço, o que importa é ser o melhor no que se propõe a fazer.
  • Estabelecimento com mesas: Muitos proprietários de estabelecimentos estão apostando nessa opção. É uma tendência crescente no mundo da confeitaria. Imagine um espaço que tem tanto espaço para fazer os pedidos, mas também uma área para se sentar e consumir os produtos. As possibilidades de trabalhar com a ambientação e experiência é que fazem desta, uma opção muito valiosa.

 

2. Faça um plano de negócio

 

Quando souber que tipo de negócio você deseja abrir, será necessário criar um plano de negócio. Isso lhe forçará a ver o negócio de todos os ângulos possíveis. Irá também te ajudar a definir seu negócio, definir objetivos e metas, encontrar maneiras de gerar lucro, lista de gastos, identificar a sua base de clientes e, (muito importante!) fazer pesquisas relacionadas a concorrência.

Como parte do seu plano de negócio, você irá passar pelas finanças. Um dos números que precisará é o custo inicial. Será necessário compilar uma lista de equipamentos que serão comprados uma vez só, mas também contabilizar o dinheiro necessário para manter o negócio operando depois que for aberto.

Você não lucrará do dia para a noite, então será necessário descobrir  o seu ponto de equilíbrio (momento em que a receita gerada pelo negócio é a mesma que o necessário para cobrir os gastos mensais da empresa), e quanto será necessário para seu negócio sobreviver até lá.

 

3. Procurar pelo espaço que será utilizado

 

Se você pretende operar direto de sua casa, já tem o espaço a ser utilizado definido. Mas se planeja convidar os clientes para seu estabelecimento, será necessário um espaço mais “formal”, e organizado, uma cozinha e uma área para o público já serão o suficiente. Alguns confeiteiros optam também por locar somente uma cozinha, é uma ótima opção caso não vá recepcionar seus clientes no estabelecimento, mas ainda sim, precisa de um espaço maior e melhor equipado para trabalhar.

Independente da sua necessidade, seja muito seletivo e atencioso. Ande pela vizinhança, compare os preços, converse com outros donos de estabelecimentos próximos, e faça a pesquisa necessária para ter certeza que está escolhendo o local correto. Não se esqueça também das necessidades legais, alvarás e necessidades mínimas para operação, que variam de acordo com o tipo de negócio.

Manter bons relacionamentos com restaurantes, hotéis e cafés próximos pode ser muito valioso, esse tipo de relacionamento pode trazer diversas indicações que trarão cada vez mais visibilidade para seu negócio.

 

4. Precifique corretamente seus produtos

 

Muitos confeiteiros não sabem ao certo quanto realmente custa seus produtos. Alguns até levantam os custos de insumos necessários, mas muitos acabam se baseando no que acham que o produto vale, ou até mesmo utilizam preços próximos aos concorrentes, todos esses métodos devem ser deixados para trás.

Com custos e preços, o Menu Control pode te ajudar! Crie sua conta agora mesmo e comece a criar suas receitas e descobrir o custo exato de cada uma delas.

Seus preços devem incluir tudo, todos os insumos, possíveis salários ou aluguéis pagos, embalagens, campanhas promocionais, tudo. Muitos confeiteiros esquecem de um item muito importante na precificação, o tempo. O tempo gasto em alguns trabalhos de confeitaria pode ser enorme, nunca se esqueça de contabilizar esse custo e colocá-lo em seu preço.

precificação confeitaria

5. Defina preços e condições para amigos e familiares

 

Antes de vender seu primeiro produto, já tenha em mente que amigos e familiares provavelmente pedirão descontos.

Enquanto você vendia bolos ou biscoitos somente como hobby, tudo bem dar um desconto para seus vizinhos ou amigos, mas ao iniciar um negócio, as coisas mudam. Todas essas pessoas que compraram anteriormente de você, precisam entender que agora as coisas são diferentes, esse é seu trabalho.

Normalmente as pessoas entendem que você depende disso para sustentar sua vida. Caso queira, você pode oferecer, por exemplo, 10% de desconto, mas tenha certeza de manter consistência.

Qual o ingrediente essencial que todo negócio precisa? Clientes, agora vamos apontar alguns tópicos que ajudarão você a atrair e reter clientes.

 

6. Seja o melhor, o primeiro, ou o único

 

Seja original. Essas duas palavras podem parecer como um conselho genérico, mas para sobreviver, você não pode ser uma cópia dos seus concorrentes. “Seja o melhor, o primeiro, ou o único fazendo o seu tipo de confeitaria”, se conseguir ser todos esses juntos então, melhor ainda.

Saiba qual o tipo de concorrente existe em sua área e trabalhe para fazer diferente dele. Um exemplo pode ser oferecer opções sem glúten. Você pode também inovar na maneira como oferece seus produtos, que tal um food truck de doces e bolos?

confeitaria inovadora

 

7. Esteja preparado para fazer o marketing de seus produtos

 

Você pode passar dias e noites na cozinha criando um ótimo bolo, mas se ninguém souber que ele existe. Por isso é importante guardar tempo e dinheiro para investir no marketing e divulgação do seu negócio.

Ser um exímio confeiteiro não garante sucesso, você também precisa saber divulgá-lo. Muitos confeiteiros se dedicam somente a técnica, porém, doces perfeitos não são úteis caso você não tenha pedidos por eles.

Uma opção é contratar uma pessoa para fazer isso por você, outra, caso você esteja com um orçamento mais limitado, é fazer você mesmo. Deixaremos aqui algumas opções de marketing de custo baixo, ou até mesmo gratuitas.

  • Escreva num blog: Para promover o negócio, uma opção é escrever num blog, essa opção pode se tornar mais difícil com o passar do tempo e o crescimento do negócio, tendo em vista que exige relativamente bastante tempo.
  • Use as mídias sociais: Mídias sociais são uma ótima maneira de promover seu negócio. Se você estiver com pouco tempo, escolha somente uma para se dedicar e poste com consistência. A visibilidade que esse canal pode proporcionar é muito grande.
  • Participe de grupos: Assim como em qualquer tipo de negócio, networking é extremamente importante, e pode trazer diversos novos clientes. Participe dos grupos locais destinados a esse tipo de negócio, grupos de empreendedores, e assim, desenvolva relações.

 

8. Foque em seus clientes

 

Seus clientes são a chave para o sucesso. Clientes felizes se tornam constantes, então trabalhem para que cada experiência do cliente seja memorável.

Peça feedback dos seus clientes, converse com eles, seja pessoalmente ou pelas redes sociais. Peça sugestões de novos produtos de vez em quando. Levar a experiência do cliente em consideração é uma das melhores maneiras de fazer com que eles voltem, e assim, tragam mais dinheiro para seu caixa.

Assim que sua confeitaria estiver operando bem, você pode começar a pensar a respeito de crescimento. aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a garantir que o negócio continue a prosperar.

 

9. Diversidade

 

Muitas confeitarias ficam ocupadas durante os meses mais movimentados. Clientes costumam sair durante os meses mais quentes, o que faz com que eles passem mais facilmente pelo seu estabelecimento. Comemorações de fim de ano e páscoa também mantém o negócio com certo movimento.

Porém, se todos os anos os clientes encontrarem as mesmas coisas nas prateleiras de sua confeitaria, isso pode acabar espantando a clientela fiel. Alguns produtos precisam estar sempre presentes, porém, outros podem ser reinventados ou repensados de alguma maneira para proporcionar uma experiência diferente a seus clientes. Adicionar novos produtos pode aumentar seus custos e mudar seu fluxo de trabalho, então é sempre necessária muita atenção ao optar por essa solução.

 

10. Contrate ajuda!

 

Quanto os pedidos começarem a se empilhar e você precisar de mais mão de obra na cozinha, será necessário fazer sua primeira contratação. Muitos confeiteiros ficam um pouco receosos quanto a esse momento, não querem que a qualidade dos produtos caia.

Para prever que isso aconteça, traga diversos possíveis funcionários, não contrate ninguém imediatamente ou por impulso. Deixe os funcionários em período de experiência e entenda se eles são confiáveis e tem a capacidade de realizar o trabalho necessário. É importante também deixar muito claro como você quer que as coisas sejam feitas para, assim, o funcionário ter a oportunidade de demonstrar sua capacidade.

funcionario confeitaria

11. Não se esqueça do marketing

 

Suas estratégias iniciais de marketing vão resultar num bom fluxo de clientes, mas isso não significa que você deva parar de usar o marketing a seu favor.

Tente novas táticas, compre anúncios nas mídias sociais, participe de eventos locais e distribua cartões e panfletos sempre que possível. Você deve estar sempre procurando maneiras de popularizar seu negócio e sua marca.

Vamos deixar aqui um outro artigo que escrevemos sobre marketing de negócios alimentícios, clique aqui para acessar.

 

E você, está planejando abrir uma confeitaria ou já tem uma? Deixe seu relato aqui com a gente nos comentários!